O cocar de índio tem um papel muito importante na cultura indígena. Em datas comemorativas, como no dia do índio, esse acessório se torna muito procurado, principalmente nas escolas.
Pensando nisso, criamos um modelo de cocar de índio para imprimir em tamanho grande. Confira.
Confira ainda: Atividades para colorir e dobraduras do dia do Índio
O que é cocar de índio?
O cocar é um adorno utilizado por algumas tribos indígenas nas Américas, especialmente do Norte e América do Sul. É uma espécie de coroa ou chapéu feito com penas de aves e outros matérias, como fibras vegetais, miçangas e couro.
O cocar tem significado cultural e simbólico nas culturas indígenas, sendo utilizado em cerimônias, rituais, festivais e ocasiões especiais.
Assim, é considerado uma peça de grande importância para muitas dessas tribos, representando sabedoria, força, coragem, espiritualidade e ancestralidade. Cada tribo e cada cultura indígena tem o seu próprio estilo e significado, variando em tamanho, cor, forma e elementos.
Leia mais: Brinquedos, brincadeiras e jogos indígenas mais usados
O que significam as cores do cocar?
Geralmente, as cores do cocar possuem significados simbólicos associados à cosmologia, crenças e tradições das tribos indígenas. No entanto, é importante destacar que os significados das cores podem variar entre as tribos e as culturas.
Nem sempre há uma única interpretação universal para as cores do cocar. Alguns exemplos de possíveis significados atribuídos às cores desse item tão importante estão citados abaixo:
- Vermelho: pode representar a coragem, a força, o poder, o sangue dos antepassados ou a vida;
- Azul: pode representar o céu, o espiritual, a tranquilidade, a proteção ou a paz;
- Amarelo: pode representar o sol, a energia, a sabedoria ou a iluminação;
- Branco: pode representar a pureza, a espiritualidade, a harmonia ou a cura;
- Verde: pode representar a natureza, a fertilidade, a renovação ou a esperança;
- Preto: pode representar a noite, o mistério, a sabedoria ancestral ou a proteção espiritual;
- Laranja: pode representar a coragem, a energia, a vitalidade ou a renovação;
- Rosa: pode representar a suavidade, a feminilidade, a compaixão ou o amor.
É sempre recomendável aprender diretamente com as comunidades indígenas, ou com fontes confiáveis, sobre os significados culturais e simbólicos associados aos elementos culturais indígenas, incluindo as cores do cocar.
Veja também: Artesanato indígena para Educação Infantil
Cocar de índio para imprimir
Vários moldes e modelos podem ser encontrados para imprimir. As ferramentas mais utilizadas são o Google e o Pinterest.
Para ajustar a imagem, basta copiar e colar no Word, ou então baixar e inserir em uma folha do Word. Assim, é possível cortar e aumentar a imagem, se necessário. Depois disso, só imprimir.
Molde de cocar de índio grande
O molde de cocar de índio é o mais procurado, por isso clique AQUI e já elimine essa preocupação na hora de planejar uma aula ou uma atividade sobre cultura indígena.
Os tamanhos são facilmente ajustados utilizando ferramentas do próprio computador.
Cocar de índio para colorir
A maioria dos cocares disponíveis são para colorir, então essa não deve ser uma preocupação. Os sites citados acima podem ser utilizados sem sombra de dúvidas.
Se preferir, pode utilizar cartolinas ou papéis mais grossos para desenhar e entregar aos alunos para colorirem ou decorarem do jeito que gostarem.
Cocar de índio colorido
Como fazer cocar de índio de EVA
A primeira coisa é fazer vários triângulos em folhas de cores diferentes de EVA e deixá-los separados.
Com uma folha inteira de EVA, de preferência marrom, corte uma tira que consiga passar ao entorno da cabeça da criança. E, comece a colar os triângulos previamente recortados de formas alternadas.
Ou seja, um triângulo com a ponta para cima e outro para baixo. Assim por diante. Alterne a cor também. Lembrando que a distância entre eles deve ser igual.
É recomendado o uso de cola própria, pois assim não irá descolar.
No meio, cole formatos de folhas de diferentes cores e coloque um pedaço de barbante nas laterais para amarrar a faixa na cabeça. Prontinho! Só se divertir.
Como trabalhar o cocar de índio na educação infantil
O tema deve ser abordado de forma respeitosa e, também, de forma sensível por se tratar de uma cultura. Algumas sugestões de atividades para a educação infantil voltadas para o ensino do cocar de índio e de culturas indígenas são:
- Contextualização cultural: explique de forma correta e de acordo com a idade das crianças a importância do cocar na cultura indígena, sua história, significados e uso tradicional.
- Pesquisa: é um assunto que pode ser bastante explorado através de pesquisas em livros, vídeos e materiais online. Usar esses recursos garantem um bom aproveitamento pelos alunos.
- Confecção do cocar: nada mais simples e eficaz que confeccionar o próprio cocar. Nessa parte, não é necessário imitar ou replicar cocares tradicionais. Esses típicos podem servir apenas como inspiração.
O cocar de índio, como visto até aqui, é um elemento fundamental na cultura indígena e que representa uma grande parte dos costumes e crenças que eles possuem. Entender que faz parte da diversidade cultural é vital para o ensino na educação infantil.