Criar coisas para fazer no tédio com artesanato pode ser a solução para aproveitar melhor o tempo livre.
Existem ideias sensacionais de artesanatos simples, fáceis e práticos que podem ser perfeitos para esse momento.
É possível que você se surpreenda com o que é capaz de fazer ao transformar o tédio em uma oportunidade para fazer arte e estimular a criatividade.
Depois de começar, vai ser fácil esquecer o tédio… afinal, o artesanato vai roubar sua atenção e lhe dar prazer, basta focar em habilidades artesanais do seu interesse.
Veja ainda:
A ideia é reduzir as dificuldades e o estresse, porque mesmo se quiser aprender alguma coisa nova, é melhor apostar em algo que consiga resgatar a sua concentração com mais facilidade.
Saiba mais sobre o que fazer, com as indicações abaixo.
13 Ideias de coisas para fazer no tédio usando artesanato
É importante criar uma lista de coisas para fazer no tédio, pois nunca se sabe o que pode ser mais interessante de ser feito em determinado momento.
Assim, quanto mais opções de artesanato você conhecer, mais fácil vai ser escolher o que fazer, pois é só investir na ideia que for mais interessante na hora que o tédio chegar.
Com as criações artesanais, é possível ainda ganhar um dinheiro extra, decorar ambientes, investir em algo pessoal ou dar algo de presente para alguém.
Desse jeito, parece que não tem nada melhor do que o artesanato para te fazer sair do tédio, né?!
Leia mais: Como fazer Arara de Roupas: passo a passos
Pensando nisso, as sugestões a seguir são algumas referências para te inspirar, confira:
1- Cesto organizador feito de papelão
O cesto organizador pode ser feito com uma caixa de papelão grosso (pode ser caixa de sapato) revestida com cordas ou tecido.
A customização do seu cesto fica por sua conta, é só decorar a partir do seu objetivo, pois ele pode servir para guardar materiais diversos, como itens de higiene ou materiais escolares.
2- Garrafa de vidro encapada com lã
Esse artesanato é simples e rápido, possui um passo a passo fácil que certamente vai lhe tirar do tédio e ainda vai garantir uma peça decorativa maravilhosa para o seu lar.
Use uma garrafa de vidro da sua preferência e comece a encapá-la com um fio de lã também da sua escolha, desse modo, decida se vai revesti-la completamente ou de maneira parcial.
Aprenda: Como fazer formas para sabonete artesanal
3- Colares e acessórios com linhas
Use linhas ou fios que tenha em casa para começar a criar colares e pulseiras fazendo nós ou amarrações criativas, gerando acessórios incríveis de maneira rápida e sem gastar muito.
Pesquise modelos que lhe interessem na internet e aposte em acessórios que podem repaginar o seu visual ou podem lhe render um novo hobby ou até mesmo um novo negócio.
4- Sousplat de tecido
O sousplat de tecido é uma das melhores coisas para fazer no tédio porque é fácil de fazer e se torna uma peça útil para o dia a dia.
Basta adquirir uma base mais rígida, que pode ser feita de papelão, papel cartão, EVA, MDF, entre outros materiais, para ser revestida com tecido à sua maneira.
5- Vasos e potes utilizando canudos
Que tal começar a guardar os canudinhos que são utilizados em casa para fazer artesanatos incríveis quando o tédio aparecer?
Parece besteira, mas os canudinhos podem formar vasos e potes incríveis para se tornarem porta-objetos decorativos.
Basta colar os canudos, um do lado do outro, e montar a estrutura.
6- Brinquedos com materiais recicláveis
Fazer brinquedos para crianças é uma tarefa super divertida, especialmente se elas estiverem participando do processo e se as ideias forem simples.
Por isso, o uso de materiais recicláveis pode ser a solução.
Desse jeito o tédio vai embora rapidinho, é só apostar em brinquedos que possam ser confeccionados rapidamente a partir do que se tem em casa, como garrafas PETs e latinhas.
7- Cortina de pompons
Se tiver linhas/fios e pompons coloridos em casa, por que não fazer uma cortina super divertida para sair do tédio e atrair o alto astral?
As cortinas de pompons podem alegrar os ambientes e espaços infantis rapidamente, basta prender os pompons nos fios e ir criando a sua peça como desejar.
8- Flor artificial com origami
O processo de confecção pode ainda estimular a criatividade e ser um passatempo maravilhoso durante os momentos de tédio.
https://www.youtube.com/watch?v=LmN_KQH_shA
Existem muitos modelos com dobraduras simples que formam flores artificiais lindas e cheias de charme.
9- Porta-retrato de EVA
Um porta-retrato simples e rápido pode ser feito apenas utilizando EVA.
Imprima ou revele as fotos que deseja de acordo com o tamanho do EVA, colocando a foto por dentro e decorando como desejar.
10- Pequenos apliques de EVA
A flor de origami, feita de papel, é uma peça decorativa que pode servir para decorações diversas.
No tédio, crie pequenos apliques de EVA, como flores e lacinhos simples que podem enfeitar clipes de cadernos, porta-objetos etc. ou ainda podem se tornar imãs de geladeira.
Se estiver na dúvida de como fazer, procure moldes/modelos prontos que estão disponíveis na internet.
11- Customizar pregadores de roupa
Da mesma forma que os apliques de EVA, os pregadores de roupa podem servir como enfeites de maneiras distintas, sendo um artesanato simples e fácil de fazer.
Pegue os predadores e pinte-os, decorando como quiser, assim é possível criar porta-recados fazendo imãs para geladeira ou colocar na parede da cozinha para prender panos de pratos.
12- Nicho com palito de picolé
O nicho com palito de picolé é mais uma ideia sensacional para criar estruturas simples e decorativas para ambientes.
Colando as pontas dos palitos com cola quente, forme uma estrutura quadrada, pentagonal ou hexagonal, repetindo o formato escolhido até formar a largura desejada para seu nicho.
13- Decoração para caderno com ideias DIY (“faça você mesmo”)
Para decorar o seu próprio caderno, é imprescindível conferir ideias que podem ser reproduzidas por você, através de canetinhas coloridas, colagens, fitas, adesivos etc.
Assim, quando quiser encontrar coisas para fazer no tédio, aposte numa decoração personalizada para os seus cadernos ou agendas, sem se preocupar com “certo” ou “errado”.