Aprenda uma técnica bem legal para desidratar folhas e galhos que podemos usar em artesanatos diversos. Espero que curtam!
Vamos te mostrar como deixar as folhas e galhos prontinhos para fazer lindos artesanatos. A secagem requer tempo, mas o resultado final é animador. Confira o passo a passo e veja que não é difícil. As dicas foram captadas de um artigo em que os especialistas em Ciência Natural: Richard Kollath e Ed McCan ensinam como fazer este tipo de trabalho.
Veja o que você vai precisar
– 2 placas de madeira resistentes à umidade
– Folhas de papelão ondulado normal
– Folhas de jornal
– Papel toalha
– 1 barra com rosca (barra rosqueada) que será dividida em quatro, com quatro porcas borboleta e arruelas
Passo a passo
O jornal irá ajudar na retirada da umidade das folhas. O papelão ondulado irá promover a ventilação entre as camadas, fazendo com que acelere a desidratação. Ainda podem ser reaproveitadas mais vezes. Agora o ideal mesmo é trocar de tempos em tempos para que não contamine devido ao mofo.
O primeiro passo é fazer a seleção das folhas na natureza. Escolha aquelas que estiverem sem rasgos e também sem furos. Para obter melhores resultados, retire as folhas que ainda estão nas árvores.
Acomode as folhas que você escolheu entre dois pedaços de papel toalha.
Agora vamos a montagem das camadas da prensa. Primeiramente prepare a prensa, prestando muita atenção para que os suportes de papelão fiquem bem presos entre as barras de rosca das quatro bordas.
Agora organize a sua prensa começando com uma placa de madeira como base. Sobre ela você irá encaixar:
– 1 placa de papelão ondulado
– 1 folha dupla de jornal
– Sanduíche de papel toalha com a sua folha natural
Faça a montagem da pilha até ter umas 10 camadas de folhas naturais.
Quando você acabar, encaixe a outra placa de madeira e coloque as arruelas nas barras, junto com as porcas borboletas, que deverão ser bem apertadas para que garanta que as folhinhas fiquem bem achatadas.
– Você pode gostar também de saber como fazer um prático jardim vertical.
A dica agora é guardar a sua prensa em um lugar fresco e seco até que estejam bem desidratadas.
O tempo de desidratação irá depender do tamanho de suas folhas e também do teor de umidade que elas ainda contiverem. E cuidado, não deixe a prensa ao sol, pois o calor fará as folhas desbotarem. Atenção também para que a prensa fique longe da umidade, porque o mofo pode acabar com todo o seu trabalho.
Para finalizar, fica um alerta: cuidado com ortigas e heras venenosas ao procurar por folhas. Estas espécies de plantas podem causar alergia e é bom que você fique longe delas. As dicas e as imagens são do The Compleat Naturalist. Espero que tenham curtido. Até a próxima e bons artesanatos!
Informações do passo a passo captadas no site: viladoartesao.com.br