Quer aprender a fazer biquíni de crochê? Além de ver um lindo passo a passo de biquíni de crochê com gráfico você ainda vai ver muitos modelos, para você expandir a mente e cada vez mais criar peças lindas e diferenciadas.
O biquíni de crochê, por ser uma peça menor, que normalmente usa poucas carreiras, são mais rápidos de serem feitos e você pode vender por um preço maior. O que acaba por influenciar em seu fluxo de ganho financeiro, pois você pode vender uma peça que demorou menos para fazer por um preço mais alto.
E quanto mais você incrementar o seu biquíni em crochê, mais você vai vender.
Experimente fazer um biquíni colorido ou bordar pedrarias em seu biquíni feito de crochê.
Calcinha passo a passo
Antes de iniciar o seu trabalho certifique-se que tem tudo que precisa em mãos. Linha, tesoura, agulha adequada. O modo mais fácil de começar a calcinha é tecendo o fundo.
Inicie pela correntinhas, suba a carreira e faça os pontos altos. Basta ir aumentando nas laterais para a peça ir adquirindo o formato.
Faça a peça em duas partes, a parte de traz tende a ser um pouco maior que a da frente. Por fim faça as alças laterais. No final será preciso unir ou costurar as duas partes.
Veja um modelo de calcinha de cintura alta passo a passo:
Sutiã passo a passo
Para tecer a parte de cima do sutiã exige um pouco mais de atenção. Existem algumas técnicas diferenciadas.
A escolha vai variar de acordo com o modelo pretendido. A técnica mais simples consiste em fazer uma correntinha aproximadamente 18 laços, suba 3 correntes e vire a peça, fechando com ponto alto a carreira.
Ao todo serão 15 pontos altos, um para cada laço da corrente. A quantidade de pontos pode variar de acordo com o tamanho da base do busto e depois basta ir aumentando nas laterias.
Depois que os dois bojos estiverem prontos, basta juntas as laterais. Para as alças a dica é criar um cordão grosso que unirá os bojos ao pescoço e as laterais. Você pode trespassar um elástico pelos cordões, conferindo mais firmeza à peça.
Assista agora ao vídeo do sutiã de crochê passo a passo:
Crochê com bojo
É possível fazer a aplicação de bojo no biquíni de crochê. Para isso você pode comprar em lojas especializadas o bojo pronto com o tamanho adequado.
Observe as marcações que indicam o lado direito e esquerdo do beijo. Faça o recorte do bojo, deixando o bojo no formato do top desejado.
Para aplicar utilize linha e agulha de costura, posicionando o bojo no lado avesso do crochê, alinhando a base do bojo com a base do crochê. Em seguida basta alinhavar duas peças. O ideal é deixar meio centímetro de distância entre cada ponto.
Modelo infantil
Delicadeza e simplicidade. Essas palavras descrevem bem as peças confeccionadas em crochê. Além disso, os biquínis em crochê conferem praticidade, conforto e liberdade aos pequenos.
As peças são fáceis de elaborar e as cores variam conforme a sua preferência. A maioria dos modelos são utilizados apenas o ponto alto e correntinha na confecção.
Para acertar o tamanho, basta apenas ir acrescentando novas carreiras até se chegar ao tamanho ideal da criança.
Para bebê
Para fazer biquínis para bebês a técnica é a mesma. Mas a dica é utilizar uma linha suave. Dê preferência para linhas feitas com fibras naturais, como o algodão.
Além de ser mais macia, essa opção diminui as chances de irritações ou alergias para a pele delicada do bebê.
Na hora de finalizar seu projeto, vale a pena investir em pequenas pedras, como pérolas para dar o acabamento.
Entretanto, não esqueça de fixar bem as pedrarias. Se elas se desprenderem podem ser engolidas pelo bebê.
Receita com gráfico
Biquínis em crochê são tendência. Mas para evitar passar por situações constrangedoras, como o caso das peças acabarem mostrando mais do que deveria, na hora de sair do mar ou da piscina, por exemplo, a dica é optar por uma linha mais grossa, ou usar linha dupla na hora de tecer as partes do bojo do biquíni ou do forro da calcinha.
Isso vai deixar o seu trabalho mais forte e cobrir melhor a pele.
Assim como esses modelos bastante simples, com pontos fáceis.
Com babadinho
Franjas e babadinhos conferem um charme especial ao seu biquíni, além de dar a impressão de aumentar os seios.
Existem diversas maneiras de fazer os babados. A mais simples consiste em fazer uma carreira pelo avesso e outra pelo direito, intercalando picos que vão formar os babados no lado da frente da peça.
Ainda é possível deixar franjas, ou aplicar os babados como acabamento.
Sofisticado
Não é porque uma peça é feita à mão, de maneira artesanal que a sofisticação deve ser deixada de lado.
Para dar um toque mais estiloso em sua peça, use e abuse das aplicações e capriche no acabamento.
Pedrarias, argolas e texturas podem ser usadas para dar um ar exclusivo e único ao seu biquíni.
Estilo ciganinha
O biquíni ciganinha é outra boa sugestão para esse verão. Para tecer essa peça é preciso fazer todo o corpo do biquíni em pontos altos.
Na sequência inicie pelas laterais fazendo babados com picos, argolas ou sequências de correntinhas e pontos altos. Isso é um modo de formar os babados do estilo ciganinha.
Bordado
Você já escolheu e teceu o seu modelo de biquíni em crochê. A fim de incrementar e deixar a peça ainda mais luxuosa a dica é aplicar bordados à peça.
Para isso você pode utilizar lantejoulas, canutilhos ou miçangas. Ainda é possível fazer um buquine em paetê com crochê.
A técnica mais simples para esse trabalho é colocar todas as lantejoulas na linha antes de iniciar o trabalho. Na sequência cada lantejoula será incorporada em cada ponto lato, formando o paetê. A mesma técnica pode ser usada para outros tipos de peças em crochê.
Cintura alta
Peças em cintura alta sempre têm um bom caimento e são ótimos coringas quando o objetivo é disfarçar aquelas gordurinhas indesejadas.
Para isso, é possível criar peças em crochê o criando padrões para cintura alta, como sugere a imagem abaixo.
A versatilidade do crochê permite que se desenvolva às peças adequando o tamanho do biquíni para a pessoa que vai usá-lo. Ou seja, não é preciso ter um corpo escultural para esbanjar charme e versatilidade em um biquíni de crochê.
Cortininha simples
O tradicional biquíni cortininha nunca sai de moda. Para quem pretende desenvolver peças em crochê há técnicas para desenvolver peças, também, nesse estilo.
Para dar mais firmeza à peça vai anexar ao biquíni em crochê um bojo pronto, aplicando o pojo no avesso da peça, como explicado anteriormente. Isso fornece mais consistência e modela melhor o busto.
Moda cropped
Uma peça que pode servir tanto como roupa de banho ou para usar na rua ou na balada é o cropped.
A dica aqui é, além do crochê, aliar outros materiais à sua peça, como pedrarias, guipir, rendas ou flores. A partir daí é só deixar a criatividade voar para fazer modelos diversos.
Escama de peixe
O biquíni com escamas é tendência. Assim como a renda e o babado, ele ajuda a dar mais volume ao busto.
Outra vantagem em tecer o crochê em escamas, para a parte de cima do biquíni é que ele vai dar firmeza, bem como deixar a trama mais fechada. Com isso, é possível abrir mão da aplicação de bojo ou forro à peça.
Meia taça
Que tal aliar o ar retrô do biquíni em crochê com um dos modelos mais tradicionais de roupas íntimas e de banho?
O sutiã meia taça é tradicional e coringa em qualquer guarda-roupa, pois garante um formato delicado e, ao mesmo tempo, sensual para os seios.
Esse tipo de sutiã também ajuda a aumentar o volume e dar formato aos seios. Por isso, vale a pena apostar nessa modelo.
Tomara que caia
Os biquínis tomara que caia têm sito bastante procurados. Além de darem um visual mais sensual ao look de praia, também garantem um bronzeado mais uniforme e sem as marquinhas nos ombros e pescoço.
Para quem vai tecer um biquíni nesse modelo, a sugestão é buscar incorporar linhas ou fitas elásticas à peça.
Isso vai fazer com o que ele fique mais firme, evitando sustos e deixando você mais segura para desfilar pelas areias e piscinas nesse verão.
Com franja
Para as amantes de franja, que tal escolher um desses modelos super legais? As franjas trazem sensualidade a peça e a mulherada adora.
Você pode fazer longas, como na foto acima, ou curtas como no modelo preto logo abaixo.
Você ainda pode unir as franjas a calcinha de lacinho.
No modelo a seguir, a franja cobriu todo o sutiã e deu mais volume aos seios.
Como fazer um biquíni de crochê
Para fazer biquíni em crochê você irá precisar de:
- Linhas para crochê de sua preferência e com as espessuras e as cores também de sua preferência;
- Agulha para crochê com espessura que permita trabalhar tranquilamente com as linhas escolhidas;
- Tesoura comum;
- Linha para costura com a cor combinando com os materiais escolhidos;
- Agulha de mão ou máquina de costura;
- Elástico de sua preferência e com o modelo, a cor, o estilo e a espessura e sua preferência.
Leia ainda sobre: Como Fazer um Porta Bijuterias.
Comece separando todos os materiais que você vai utilizar no processo de como fazer biquíni de crochê.
A calcinha deve começar a ser feita pelo fundo. Faça 18 correntinhas, vire o trabalho, pule 3 correntes e faça 15 pontos altos, um em cada correntinha.
Adeque este número de pontos ao seu tamanho. Vá fazendo carreiras de ponto alto sempre aumentado nas laterais. Faça duas partes, com a parte da frente devendo ser menor.
Costure ou junte as duas partes com crochê, tanto no fundo quanto nas laterais.
Para fazer o bojo, faça também 18 correntinhas, vire o trabalho, pule 3 correntes e faça 15 pontos altos, um em cada correntinha. Faça uma tira que consiga ser do tamanho da base do seu seio.
Trabalhe agora na lateral da tira, para criar o formato do seio, seguindo o gráfico. Faça dois bojos. Junte um bojo ao outro e aumente as alterais, para circundar a parte de baixo dos seus seios e ainda sobrar pontas para fazer um laço.
Faça um cordão de crochê para amarrar no pescoço e fixe nos bojos. Passe uma carreira ao redor da parte de cima e da parte de baixo, com ponto alto e 2 correntinhas, para poder passar o elástico.
Para finalizar a sua peça, passe o elástico pelas carreiras com quadradinhos e costure muito bem, para não soltar. E está pronto!
Leia ainda sobre: Modelos de Borboleta: Moldes.
Biquínis de crochê modernos
Outra vantagem de optar pelas roupas de banho em crochê é a diversidade de cores e modelos que você pode criar. Existem biquínis estilo frente única, cortininha, maiôs, conjuntos ou peças únicas. Confira alguns modelos que vão te inspirar.
Para quem domina a técnica de tecer em crochê basta deixar a imaginação rolar solta. Para quem está começando, tentar criar algumas peças pode ser uma boa maneira de praticar.
Delicie-se com os vários modelos de biquínis em crochê que você vai ver logo a seguir, para se inspirar de forma linda.
Assista ao vídeo do canal da Diane Gonçalves e confira um passo a passo de biquíni em crochê com bojo. Veja os outros vídeos bem interessantes do canal da Diane Gonçalves.
Qual linha é agulha usar ?