No inverno, acessórios e roupas que esquentam o corpo são muito importantes, por isso, saber como fazer cachecol de crochê pode ser bastante útil nesse momento.
Sem falar que o cachecol de crochê é muito fofo e charmoso, sendo que existem infinitas possibilidades de modelos para deixar a peça ajustada ao seu estilo e gosto pessoal.
A verdade é que, através do crochê, qualquer peça fica linda e graciosa, sendo uma técnica manual e artesanal que sempre confecciona peças incríveis, criativas e estilosas.
Para não errar no visual diante dos dias frios, a sugestão é conferir como usar cachecóis de crochê simples e fáceis de fazer, montando looks criativos.
Com isso, os visuais podem ser despojados, elegantes, modernos, ousados, minimalistas e/ou mais sofisticados.
Aprenda também: Cachecol com bolso em crochê passo a passo
Como fazer cachecol de crochê com franjas
Esse modelo de cachecol de crochê é muito fácil e rápido de fazer, porque são várias carreiras confeccionadas a partir do ponto baixo do crochê.
O ponto baixo, inclusive, é um ponto bem simples de fazer sendo capaz de criar uma textura visual igualmente simples, mas também cheia de charme e beleza.
Afinal, tudo no crochê é incrivelmente gracioso.
As franjas são feitas no final do processo e vão dar um toque especial à peça.
Os fios para formar a franja são inseridos em um procedimento muito simples, sendo necessário fazer apenas alguns ajustes no final.
Você vai gostar: 50 Modelos de toucas de crochê fabulosas
Como fazer cachecol de crochê com lã pompom para iniciantes
O cachecol com pompons nada mais é do que uma peça feita com um novelo de linha que já vem com os pompons na sua extensão: é a famosa linha pompom.
A partir desse novelo, a costura é feita com as mãos, ou seja, não tem a necessidade de usar agulhas ou fazer os pontos clássicos do crochê.
A trama vai unindo os pompons, criando uma textura visual através deles, deixando a peça robusta e estilosa.
Basta seguir o passo a passo a partir do entrelaçamento adequado da linha através dos dedos e, assim, formar uma trama ideal para um modelo de cachecol sofisticado e elegante.
Não deixe de ler: 45 Modelos de gorro de crochê criativos
Como fazer cachecol de crochê fácil com ponto cruzado
Para ter uma textura em alto relevo e uma trama mais elaborada no cachecol de crochê, o ponto cruzado pode ser uma opção desejável e atrativa.
Para quem gosta de tramas feitas com o ponto cruzado, o modelo sugerido é bastante simples e fácil de fazer, sendo também uma possibilidade de confecção para quem está começando.
O ponto cruzado basicamente vai cruzar os pontos sugeridos no passo a passo, como se fosse formar um “x” em cada cruzamento.
Isso vai gerar uma trama mais aberta e com alto relevo, deixando a peça diferente e criativa.
Assista ao tutorial e fique atento(a) nos detalhes para não perder a contagem dos pontos de crochê utilizados.
Qual a lã mais macia para o cachecol?
Quem sabe como fazer cachecol de crochê sabe também que não tem nada melhor do que ter uma lã macia e de qualidade para usar na confecção da peça.
Contudo, é importante compreender que a lã é um produto derivado do pelo do carneiro, da ovelha ou do cordeiro.
Sendo assim, a depender do tipo de lã, existirá mais ou menos tosquias de ovelhas para a produção de lã e peças têxtis a partir dela.
A lã cashmere, por exemplo, é muito macia, mas é bastante cara e o seu rendimento é pequeno, sendo necessário a tosquia de duas ovelhas para confeccionar um suéter.
Ainda bem que existem outras opções, como a lã virgem e a lã merino, que são hipoalergênicas e oferecem um toque extremamente macio e ainda cuida muito bem da proteção térmica da pele.
Então, a lã virgem e a lã merino são opções muito recomendadas quando o assunto é maciez e qualidade!
Qual o tamanho ideal de um cachecol feminino?
Para mulheres altas, o tamanho ideal para o comprimento de um cachecol varia entre 1,50m e 1,60m.
No caso das mulheres baixinhas, um cachecol com tamanho entre 1,20m e 1,30m pode ser suficiente.
Isso depende também do modelo do cachecol, pois se a peça for colocada apenas sobre os ombros, sem a intenção de dar muitas voltas sobre o pescoço, o tamanho pode diminuir para ambos os casos.
Sem falar que existem os cachecóis que são do tipo gola e tipo gravata, que possuem um comprimento bem curto e podem ser feitos em estilo feminino.
Com isto, é preciso considerar o gosto pessoal de cada pessoa que poderá optar por diferentes tamanhos relacionados ao comprimento e à largura.
Nesse sentido, tratando-se da largura da peça, a medida final vai variar a depender do modelo desejado.
Para cachecóis estreitos considera-se em média 12cm de largura, para os medianos costuma-se fazer 14cm, e, para os mais largos, 18cm.
Dicas para usar o cachecol de crochê
Depois de aprender como fazer cachecol de crochê, é igualmente importante entender como usá-lo, seja através de uma amarração diferente ou combinando a peça com outras roupas e acessórios.
Então, a primeira dica é conhecer algumas amarrações bem estilosas e fáceis de fazer para poder se inspirar e investir nas combinações mais apropriadas e desejáveis ao seu estilo.
Se deseja ousar um pouco mais no look, mesmo que o seu estilo seja mais minimalista, você pode combinar cachecóis neutros com roupas estampadas e vibrantes, ou vice-versa.
Contudo, há quem goste de optar por looks monocromáticos, usando cachecóis e casacos com a mesma cor, o que pode resultar em um visual bastante elegante e charmoso também.
Antes de escolher a roupa e o cachecol, é importante combinar bem as cores, preferindo, por exemplo, combinar roupas coloridas com cachecóis de cores análogas, complementares ou em tons diferentes.
Sendo assim, vermelho pode combinar bem com o rosa, assim como o preto com o branco, ou o azul mais claro com o azul mais escuro.
Além disso, lembre-se que, nos dias frios, o mais importante é se aquecer adequadamente para ficar confortável em qualquer lugar.