Quem tenta aprender como fazer laço de EVA tem a intenção clara de aproveitar a grande versatilidade desse material para criar adornos lindos, para os cabelos e, até mesmo, para os amados pets.
Por esse motivo, este post foi criado para lhe mostrar como fazer laço de EVA e apresentar algumas dicas para deixar a sua produção ainda mais eficiente. E claro, você terá uma série de modelos inspiradores para impulsionar a sua criatividade. Então, não deixe de acompanhar.
Modelos de laços de EVA
O primeiro passo para quem está tentando aprender como fazer laço de EVA é perceber que existem muitos modelos de laços. Alguns parecem gravatinhas, outros têm um formato semelhante à combinação de dois losangos, outros têm algumas “fitinhas” saindo por baixo, etc.
O fato é que esses modelos acabam tendo variações em seu processo produtivo, especialmente no que diz respeito aos recortes. De todo modo, para quem está apenas começando, o ideal é encontrar um molde adequado para o projeto que se tem em mente. Depois disso, bastará realizar os recortes, as dobraduras e a montagem, da forma que o molde indicar.
Como fazer laço de EVA para cabelo
Como já foi dito, os laços de Eva podem ser utilizados como lindos adornos para os cabelos. Felizmente, eles não são nada complicados de serem feitos. Confira:
Separe os materiais:
-
- EVA;
- Tesoura;
- Cola quente ou cola específica para EVA (encontrada em lojas especializadas);
(Veja também nossa matéria de molde de laço em EVA)
- Com a tesoura, faça dois retângulos. O primeiro, deverá medir 25x5cm e o outro 10x2cm;
- Use a cola para juntar as pontas do retângulo maior;
- Use o outro retângulo como a tira central do laço;
- Aperte bem a tira para dobrar o retângulo maior (verticalmente), dando um efeito muito bonito;
- Faça os ajustes e cole tudo. Por fim, se quiser, você pode recortar duas tiras para simular as fitas do laço.
Veja esse vídeodo canal Passo a Passo que é bem parecido:
Veja mais modelinhos de laço no canal ta de arte:
Aprenda também conosco como fazer laço de feltro!
Sugestões de laço de EVA para cachorro
De uns tempos para cá, parece que as pessoas passaram a amar os seus pets ainda mais.
Por conta disso, ficou muito comum encontrarmos cachorrinhos, e até gatos, totalmente enfeitados por seus donos. Nesse caso, um lacinho de EVA pode ser uma boa opção também.
Com um procedimento simples, como o apresentado acima, é possível criar belos laços para os pets. Para tanto, é necessário ajustar as proporções. Com as medidas bem definidas, bastará usar a criatividade.
Lacinhos com bolinhas, com flores, com pequenas “pérolas” brilhantes têm sido as escolhas mais comuns.
Laço de EVA para lembrancinhas
Para encerrar, quem está aprendendo como fazer laços de EVA também pode utilizar os conhecimentos dessa arte na produção de belas lembrancinhas.
Isso é possível, pois o EVA tem uma capacidade muito grande de se adequar a outros materiais. Assim, um lacinho bem estilizado pode ser tornar um belo adorno em muitos produtos.
Para ilustrar, é possível citar caixinhas de acrílico com lacinhos na tampa, saquinhos de surpresa adornados com lacinhos (no corpo ou nas alças), ponteiras de canetas e lápis em forma de laço e muitas outras ideias.
Conforme irá notar, a maleabilidade do EVA e suas cores vivas acabam aumentando, e muito, as possibilidades de criação. E mais, existem muitas ideias criativas por aí, na internet. Observe tudo com atenção e inspire-se!
Portanto, aprender como fazer laço de EVA não é uma tarefa muito complicada. Sim, há laços mais complexos, mas com um bom molde e algumas experiências, é possível dominar essa arte sem grandes problemas.
No fim, tudo dependerá de algum tempo de prática e da sua criatividade. Aposte em combinações de cores interessantes, use elementos diferenciados para dar um toque especial e seus lacinhos ficarão lindos, pode apostar!