Aprender o passo a passo de como fazer muda de rosa do deserto não é um bicho de sete cabeças.
Essa linda planta tem ganhado cada vez mais admiradores e, por isso, tem se tornado tão popular.
Os cuidados básicos para fazer a muda enraizar e crescer com saúde são relativamente simples e práticos. É preciso ter disciplina e, acima de tudo, muito amor para cuidar dela, com isso as chances dar certo aumentam consideravelmente.
Contudo, não desanime se não tiver êxito nas primeiras experiências, pois é normal que o aprendizado aconteça gradualmente.
Se você gosta decoração com flores, em especial com a rosa do deserto, siga as orientações abaixo e escolha o procedimento mais favorável, conforme as suas possibilidades. E confira resultados para se inspirar através de tutoriais incríveis.
Como fazer muda de rosa do deserto em 6 passos
Para começar, veja as dicas e o passo a passo completo de como fazer muda:
Passo 1
Reserve galhos de uma poda da rosa do deserto por dois a três dias, passando canela em pó nas partes cortadas para que os galhos não percam muita umidade.
Passo 2
Quando passar os dias, corte todas as folhas do galho e corte também a gema apical (parte superior que gera o crescimento vertical da planta).
Essa etapa é muito importante, pois assim a planta não gasta energia para hidratar as folhas, nem produz muita seiva para crescer verticalmente.
Toda a energia da rosa do deserto deve ir para a formação das raízes.
Passo 3
Antes de colocar o galho no vaso com o substrato apropriado na terra, é possível usar um enraizador, deixando o galho por cinco minutos nele.
Após usar o enraizador, produto que estimula o crescimento das raízes, passe canela em pó novamente, nas partes cortadas da estaca (galho).
Observação: a canela em pó tem uma função antibactericida e fungicida.
Passo 4
Coloque o galho em uma terra com o substrato da sua preferência, mas não use húmus de minhoca, pois pode conter ovos que vão se tornar minhocas com o tempo.
Priorize a utilização de substratos específicos para a rosa do deserto que estão disponíveis no mercado.
Use o substrato em uma terra fértil e bem drenada, nem pastosa e nem compacta. Contudo, se quiser fazer você mesmo o seu substrato, siga uma simples receita:
Misture terra vegetal ou terra adubada com carvão triturado ou palha de arroz carbonizado, usando a mesma proporção.
Acrescente uma medida de casca de pínus triturada (2 a 3cm) e afunde as estacas da rosa do deserto nesse substrato, numa profundidade de 4 a 5cm.
Passo 5
Posicione o vaso, com o galho plantado, em um ambiente com meia sombra, em uma parte que pegue a luminosidade do sol apenas pela manhã.
Busque por ambientes com essa luz, mas sem incidência de raios diretos.
Passo 6
Realize os cuidados adequados para esse tipo de flor, regando-a moderadamente e aguarde até dois meses para perceber os sinais de enraizamento: novas folhas nascendo.
Veja também:
- Como fazer macramê para vasos e deixar suas plantas lindas
- Kokedama: como fazer, cuidar e melhores plantas para usar
Como fazer muda de rosa do deserto com a folha
Usando algumas folhas da rosa do deserto, você poderá apostar na produção de mudas a partir do enraizamento das folhas.
Não é o procedimento mais comum para criar mudas de rosa do deserto e muita gente diz que só funciona com folhas grandes ou secas. Contudo, um experimento deu certo utilizando pequenas folhas verdes dessa planta.
Utilizando 30 folhas, cinco delas conseguiram formar raízes dentro de um vaso largo, com terra e substrato. Essas folhas foram afundadas na terra (cerca de 2 a 3 centímetros), com a parte mais afunilada para baixo.
O resultado acontece em torno de dois a três meses e é preciso seguir os cuidados à risca. É necessário uma rega por dia, deixando o vaso em um local com meia sombra, onde o sol da manhã não incida diretamente.
Confira tudo neste vídeo do Jardim Mineiro Horta e Jardinagem:
Como fazer muda de rosa do deserto com galhos
O método mais prático e convencional de como fazer muda de rosa do deserto é utilizando os galhos dessa flor.
Existem muitas formas de preparar o galho para o enraizamento e plantio. Por exemplo, comece retirando as folhas do galho e passe Cola Mil na parte cortada para selar a estaca, fazendo com que ela não perca umidade e não apodreça.
Em seguida, coloque o galho em um pote com água, cerca de “um dedo e meio” de profundidade, e troque a água todos os dias por, aproximadamente, dois meses. Esse galho na água precisa ficar em local com sombra, sem incidência de sol direto.
Observe quando começar a formação das raízes na ponta da estaca, para fazer o plantio na terra. A terra precisa estar bastante drenada e o substrato pode ser específico para rosa do deserto ou feito por você mesmo.
Para fazer, é possível utilizar a terra vegetal misturada com carvão natural, pedras e adubo de esterco.
Coloque o galho na terra com substrato, numa profundidade razoável (4 a 5cm) e aguarde a formação da nova folhagem para ter certeza de que a raiz cresceu.
Nos primeiros meses, o galho precisa continuar em um local com sombra, mas com luminosidade satisfatória, tendo uma rega moderada todos os dias – sem encharcar.
Confira todas as dicas do Victor Horta na Varanda e faça você mesmo a sua muda de rosa do deserto:
Como podar rosa do deserto?
É preciso ter alguns cuidados na hora de podar a rosa do deserto para fazer mudas.
Utilize uma faca ou um estilete esterilizado para fazer o corte, de maneira direta e reta, buscando fazer um corte liso.
Faça isso, de preferência, em galhos jovens e sem ramificações, lembrando que a poda contribui para novas florações e ramagens.
Na parte que foi cortada, utilize algo para selar e evitar que a planta concentre água e apodreça (por exemplo, cola Mil ou canela em pó).
Não deixe de podar a sua rosa do deserto, pelo menos uma vez ao ano, tornando-a mais saudável e bonita.
Dicas de como cuidar da rosa do deserto
Nos primeiros meses, deixe-a sob um local com sombra, onde pegue luz apenas pela manhã, mas sem incidência direta do sol.
Regue todos os dias, razoavelmente, sem encharcar a terra, mas evitando deixar a terra secar totalmente.
Utilize uma terra bem drenada, utilizando pedras e substratos adequados a este plantio.
Quando a rosa do deserto estiver dando folhas, coloque diretamente no sol, regando com moderação.
Para que ela floresça e cresça de maneira saudável, faça podas nos galhos uma vez ao ano. Assim, se pode ainda utilizar os galhos para experimentar o passo a passo de como fazer mudas de rosa do deserto.
A flor é linda e majestosa, você vai amar ter várias por perto.