Aprenda como fazer uma linda taça utilizando apenas uma garrafa PET e outros materiais que você provavelmente tem em casa!
Você acredita que até taça dá pra fazer a partir de uma garrafa de plástico de refrigerante? É isto mesmo. Você poderá criar taças e copos lindíssimos com a ajuda da reciclagem. Você terá um item personalizado e o planeta agradece a sua contribuição para que este material não vá parar na natureza. É por isso que será de enorme utilidade que você aprenda com sabedoria como fazer reciclagem em sua casa através de garrafas PET. As dicas são da artista e professora de artesanato Cláudia Gianini, das quais reproduzimos aqui pra vocês, confiram!
Material necessário:
– uma garrafa de refrigerante de 2 litros
– estilete, tesoura e régua
– chapa de ferro lisa (dessas usadas para fritar pão) ou ferro de passar roupa
– tinta relevo, tinta acrílica ou verniz vitral.
– verniz marítimo
– cano de ferro de 3 cm de diâmetro ( é possível encontrar em lojas de material de construção).
Procedimento:
- Limpeza
Para fazer a taça em questão, qualquer garrafa PET pode ser utilizada. Escolha a cor que você achar melhor. Antes de tudo, lave bem a garrafa, tanto por dentro como por fora. Por fora, você usará também o tíner ou removedor para tirar a data de validade que aparece impressa no plástico da garrafa. Retire a tampa e reserve.
- Corte da parte inferior
Veja a imagem e faça da mesma forma cortar a garrafa. Só precisarão ser recortadas duas partes desta parte inferior: o topo e a base. Para fazer isso, apoie a garrafa em uma mesa e na parte de baixo do objeto, acima da base, utilize um estilete para fazer um furo no ponto do anel. Depois, utilizando a tesoura você cortará toda a base da garrafa e irá reservar.
- Corte da parte superior
Marque um ponto na marca de 9 cm a partir do gargalo e faça de novo a operação: perfure com o estilete e com a tesoura corte o anel superior.
- Chapa quente
Atenção, é bom que você seja maior de 18 anos para realizar esta operação ou chame algum adulto para te ajudar. É preciso esquentar a chapa de ferro em fogo baixo. Também dá para usar ferro de passar e claro, ele tem que estar regulado para a temperatura mínima. Tenha a parte inferior da garrafa que você cortou e separou em mãos e coloque a extremidade onde foi feito o corte na chapa e gire bem agilidade. É muito importante fazer bem depressa essa etapa, para que a parte da garrafa PET não derreta demais. Este contato da chapa com a parte da garrafa PET cortada, faz com que a borda do plástico vire para dentro e isto dará o acabamento à peça. Faça de novo a operação com a parte superior do objeto.
- Haste
Referente a haste do item, é preciso que você esquente um cano de ferro por um bom tempo e faça um furo no meio do fundo da garrafa.
- Encaixe
Para fazer o encaixe, você deverá pegar a parte superior e encaixar o bico da garrafa no furo feito na parte inferior, ainda enquanto estiver quente. Você deve testar se a peça está equilibrada e pode parar em pé. É bom que você fique atento para que a rosca do bico da garrafa esteja livre do outro lado da peça que serve como a base da taça. Isso será necessário porque a boca da garrafa terá que ser tampada.
- Acabamento
Para dar um brilho a mais a ornamentação, pegue a tampa da garrafa que você separou lá no início do processo, corte dela aproximadamente 0,5 cm, fazendo com que ela fique mais estreita, como está mostrando a imagem. Agora é só tampar a boca da garrafa que ficou virada para baixo.
8. Pintura
Passe o pincel por fora com a tinta relevo, fazendo padrões legais com cores diversas. Se você não tem a tinta relevo, poderá usar também tinta acrílica ou verniz vitral. Para finalizar é só dar uma demão de verniz marítimo. Isto garantirá a durabilidade da peça e também longa vida a pintura da sua taça feita a partir de garrafa PET.
Gostou? Com materiais simples você poderá criar um lindo enfeite para a sua residência ou escritório. Boas criações!
Informações e imagens captadas no site: bonde.com.br