Com a técnica tie dye você pode criar estampas incríveis para as suas roupas.
Apesar de ser mais usado em camisetas e moletons em tons claros, o tie dye se aplica em qualquer peça de tecido.
Pode ser um jeans, uma camiseta escura, meias, tênis, máscaras ou a peça que você preferir.
A dica é escolher o movimento certo para criar a estampa, saber a tinta adequada para o tecido e usar as cores da sua preferência.
Para os iniciantes a indicação é arriscar com tecidos velhos ou retalhos, experimentando diversas maneiras de customizar camisetas. Com a prática você se sentirá mais seguro para tingir até peças formais com essa técnica.
Conheça a seguir mais informações sobre o que é tie dye, qual a melhor tinta para usar, diferentes formas de amarração, técnicas e aplicações.
O que é tie dye?
O tie dye é um termo em inglês que já pegou aqui no Brasil, com palavras que significam “amarrar” e “tingir”.
O processo ficou conhecido como o tingimento de tecidos através do uso de corantes ou tintas e com amarrações no tecido, para isolar algumas partes da peça.
Já é usado há muito tempo nas culturas asiáticas, africanas e norte-americanas.
Aqui no Brasil a moda pegou muito mais na confecção de camisetas, mas a técnica pode ser feita em qualquer tecido. As estampas possuem infinitas possibilidades e são incríveis!
Qual tinta usar para fazer tie dye?
Você pode usar corantes que são mais baratos, fáceis de encontrar e possuem maior variedade de cores. Eles são os mais usados por iniciantes, mas a desvantagem é que desbotam mais rápido.
As tintas de tecido são bem mais práticas na manipulação a partir do processo de diluição, sendo que muitos produtos têxtis usam essas tintas, mas o valor costuma ser mais alto.
Já os corantes reativos possuem um melhor rendimento, o preço e durabilidade.
O resultado com esses corantes reativos pode ser o mais interessante, devido a intensidade das cores. Contudo, não é tão fácil encontra-los e sua manipulação é um pouco mais trabalhosa.
Como fazer camiseta tie dye passo a passo
Acompanhe o passo a passo de como fazer camiseta tie dye e faça você mesmo:
Lista de materiais necessários
- Camiseta (branca ou cor clara)
- Tintas de tecido (cores da sua preferência)
- Água
- Recipientes para a tinta diluir e ser manipulada sobre a camisa
- Borrifador (opção recomendada para umedecer a camisa)
- Elásticos para prender a amarração (pode ser clipes ou pregadores)
- Forro para colocar em baixo da camisa, evitando sujar o espaço
Preparação
Primeiramente, estique a camisa sobre o forro (pode ser sobre uma toalha plástica) para proteger a superfície onde você irá fazer o trabalho.
Borrife água sobre a camisa para deixa-la úmida. Você também pode umedecê-la sem o borrifador, mas precisa ter cuidado para não encharcar a peça.
A amarração você pode fazer de infinitas maneiras e isso influencia no resultado da estampa.
A primeira etapa colocar elásticos para formar o desenho. A tinta de tecido pode ser colocada em copos plásticos e diluída em água (cerca de 1/3 de tinta e o restante de água).
Passo a passo
Os copos devem ser usados para despejar as tintas sobre a camisa, mas você pode usar um recipiente com bico, tipo uma bisnaga. Tudo que você fizer influencia na estampa que vai ser gerada.
Como a camisa está franzida e amarrada pelos elásticos, você precisa colocar a tinta bem devagar, abrindo alguns espaços e despejando onde quiser.
Você pode usar os elásticos como marcadores que separam algumas cores que queira colocar em determinados espaços da camisa.
Faça isso em todos os lados, espere a tinta escorrer/secar alguns minutos sem mexer nela, depois de um tempo estique e espere secar um pouco mais (sempre na sombra).
Acompanhe agora todos os detalhes desse passo a passo do canal Dida Oliver:
Logo abaixo temos um vídeo que ensina outras técnicas simples, que você também podem fazer em casa.
O canal Thaccyo ensina o passo a passo de uma camiseta personalizada em espiral, com efeito marmorizado e com a técnica shibori. Confira!
Como pôde notar, existem diversas formas de amarração, cada uma mais criativa que a outra. Todas ficam com estampas exclusivas, pois é praticamente impossível fazer uma camisa igual a outra.
Para que você possa se inspirar ainda mais, selecionamos outro vídeo do Thaccyo, que mostra como se faz camiseta de listras e espelhada.
Como fazer blusa tie dye com efeito marmorizado
O efeito marmorizado é lindo e vai deixar sua camisa com uma estampa mais diluída e com possíveis rasuras entre as cores.
Depois de umedecer a camisa (branca ou cor clara), amarre-a e coloque os elásticos de maneira aleatória.
Dilua bem as tintas na água e espalhe as tintas pela camisa também de maneira aleatória, mas com cuidado e atenção.
Secagem da peça
Em seguida, espere escorrer, coloque para secar e o efeito marmorizado vai ficar com espaços quase que sem demarcações, com as cores nítidas, um efeito suave e lindo.
Quer conferir o passo a passo? O canal Letícia Alves ensina tudo o que você precisa saber.
Como fazer moletom tie dye
O moletom é um blusão bem grosso, sendo o ideal ser 100% algodão para tingir com as tintas.
Para fazer, umedeça o moletom em uma bacia com água, colocando as partes e tirando com certa suavidade e rapidez, torça bem cada parte para sair todo o excesso.
Como a peça é grossa e mais pesada, um dia de sol vai contribuir para a secagem.
Dilua as tintas (proporção 1:2, ou seja, a cada um pote de tinta são dois potes de água). Amarre o blusão como preferir, segure no centro da blusa e vá girando com as mãos para enrugar (gire no movimento de um beliscão).
Assim, você torce o moletom e na medida que gira, vai ajustando e esticando o moletom para continuar torcendo. Em seguida, coloque a camisa sobre o forro para não sujar e despeje as tintas fazendo riscos, listras (na horizontal ou vertical).
Coloque tinta na parte de cima e na de baixo do blusão, na frente e atrás.
Dicas
Lembre-se de caprichar na quantidade de tinta nessa peça, pois ela é maior e mais grossa.
Se quiser, deixe um espaço branco entre uma cor e outra. Outra dica é espirrar um pouco mais de água com o borrifador e com as mãos ir amassando e esfregando um pouquinho para as cores se misturarem.
Como secar
Depois deixe ele secar assim mesmo, vire o lado depois de alguns minutos.
Ao secar, espere 72 horas no mínimo para a primeira lavagem.
Assista o vídeo do canal Ateliê Marambi e aprenda a fazer a técnica Twister Fluorescente:
Como fazer biquini tie dye
O biquíni fica incrível e os materiais usados nesse passo a passos são:
- 2 Corantes Tupynylon (Rosa e Roxo)
- 1 Bíquini branco ou de cor clara.
- Água
- Panela de alumínio
- Meia calça (branca e fina)
A primeira coisa é verificar a composição da peça para usar o corante correto.
Depois é preciso diluir o corante na água por 5 minutos, fazendo essa mistura na panela e colocando para esquentar.
Caso seu biquíni tenha bojo, retire o forro da parte de cima do biquíni para não atrapalhar o tingimento.
Passo a passo
A mistura do corante com a água precisa estar bem quente, então, depois de você umedecer o biquíni coloque ele para diluir nessa mistura quente por 15 minutos. Retire e enxague, em seguida.
Coloque o biquíni bem amassado por dentro da meia calça e repita o procedimento de diluição com o outro corante (cor diferente). Veja como fica lindo nesse passo a passo do canal Corantes Tupy Oficial:
Como fazer tie dye em camiseta preta usando água sanitária
Com o uso da água sanitária você pode usar a técnica também.
A ideia é desbotar a camisa, então, é muito legal especialmente para camisas estampadas e, inclusive, pretas ou escuras. Em resumo, é uma forma de você provocar efeitos de tingimento, só que desbotando sua camisa.
Faça o mesmo procedimento que faria para fazer uma camisa, mas ao invés de colocar tintas, coloque uma mistura de água diluída em água sanitária.
Passo a passo
Coloque 50% de cada ingrediente na mistura e passe ela para um recipiente que deixe o seu manuseio mais prático. Amarre a blusa na maneira que quiser, torcendo, franzindo ou amassando.
Coloque os elásticos para apertar a camisa e espalhe sua mistura com água sanitária em alguns espaços. Espere alguns minutos e depois veja o resultado.
Em seguida, você já pode lavar com amaciante para retirar a água sanitária, colocando a peça depois para secar. Veja o tutorial da Renata Quadros:
Tie dye degradê
Usando a mesma tinta, você pode fazer ainda um tie dye em degradê e deixar usa roupa linda sem gastar muito.
As receitas desse estilo “faça você mesmo”, mostram que é necessário usar corante reativo para dar esse efeito, por isso o uso de luvas é indispensável.
O degradê é uma tendência também conhecida como estilo “ombrè”.
Acompanhe o vídeo do canal Mônica Pateis para não deixar nenhum detalhe de lado:
Tênis tie dye
Engana-se quem pensa que o tie dye só serve para peças de roupas. Qualquer peça com tecido pode ser tingida com essa técnica, especialmente se for de algodão.
O tênis é muito lindo e continua sendo uma das maiores tendências.
O modo de aplicar a tinta é um pouco diferente e você não precisa amassar o tênis. Use uma seringa para concentrar a aplicação em determinados espaços do tênis e controle a quantidade de tinta que você está usando.
Cores diversas podem ser usadas para tornar o seu tênis mais estiloso e colorido. Veja como fazer no vídeo do canal Gabriela Sanches:
Vestido tie dye
Não é raro ver vestidos tingidos com tie dye, até porque essa é ótima ideia de customização de roupa.
Outro mito sobre tie dye, gira em torno de que a técnica só serve para roupas informais e despojadas, mas pode ser usada também para uma roupa formal e até mesmo deixa-la mais elegante.
O tie dye não precisa ser sempre tão colorido e você pode usar as cores que quiser.
Os vestidos soltos ficam incríveis com essas estampas e o que não falta são opções para você se inspirar.
Conjunto tie dye
Não é só em camiseta, moletons e vestidos que o tie dye pode ser usado. Em calças jeans, shorts, saias, entre outras roupas de baixo e de cima, o tie dye é feito com muito gosto e capricho.
Não é à toa que muita gente cria conjuntos de roupas com essas incríveis estampas. Basta utilizar as mesmas cores o mesmo método de amarração e aplicação das tintas para que as peças fiquem semelhantes.
É claro que você pode fazer o seu conjunto tie dye do seu jeito e se divertir muito fazendo.
Diferentes técnicas de amarração
Explore as possibilidades para descobrir como fazer o tie dye nas mais variadas peças. Isso mesmo, você pode utilizar essa técnica em roupas, acessórios de cabelo, roupas de cama, bolsas, tênis, cangas ou onde desejar.
Veja mais dicas de técnicas tie dye no vídeo da Paula Stephânia:
Dicas de estampas tie dye
Agora que você já sabe como trabalhar com essa técnica, que tal conferir as tendências para se inspirar nas ideias? Selecionamos as melhores fotos para você entrar na moda!