Os modelos de coração em ponto cruz decoram panos de prato, toalhas de banho, caminhos de mesa e muitas outras peças em tecido.
O ponto cruz é um tipo de bordado belíssimo que, geralmente, é feito em tecidos com fios contáveis, nos quais permitem uma melhor visão sobre o tamanho dos pontos.
Os corações saem perfeitos através da técnica, porque são geometricamente calculados com auxílio dos diferentes gráficos em ponto cruz.
Esses gráficos mostram as posições de cada ponto cruz sobre o tecido ou, minimamente, o contorno do desenho.
Há muitas opções delicadas que apresentam a figura do coração do jeito que ela precisa ser: fofa e encantadora. Então, confira os modelos e o tutorial completo para experimentar.
Tipos de coração em ponto cruz
Pode parecer que o coração não é uma figura muito variável e que possui sempre o mesmo formato. No entanto, isso não é verdade.
O coração em ponto cruz, além de ter a possibilidade de ser feito com diferentes cores e tamanhos, pode ter formatos diversos e composições muito criativas.
Inspire-se com alguns tipos mais usados nesse bordado encantador.
Mini coração
O mini coração é aquele coração bem pequeno, no tamanho miniatura, que desperta sempre muita fofura e favorece repetições sobre o tecido.
Ele pode ser apenas um pequenino detalhe, mas muitas sequências de figuras formam estampas com pontos em forma de mini corações.
Essa miniatura, portanto, aparece também sobre outras imagens, podendo se misturar com corações maiores, composições abstratas, criando, assim, outras perspectivas.
É muito legal começar a fazer os mini corações para entender o charme que essa imagem traz, afinal, não é por acaso que ela faz tanto sucesso.
Coração vazado
O coração vazado em ponto cruz pode ser chamado também de coração aberto, demonstrando, assim, diferentes impressões visuais.
O aspecto vazado favorece novas interações com outros elementos. Desse modo, a figura pode ser mais sinuosa e conter pontas soltas, por exemplo.
Em torno do coração, é você quem decide onde vai estar a abertura. As linhas da ponta do coração podem dar seguimento para formar novas imagens para o bordado.
O vazado também significa novidades na hora de preencher o interior ou o exterior do coração.
Coração com flores
Misturar as flores com os corações é uma opção muito singela e delicada, mas também pode ser ousada a depender do tamanho dos elementos.
É interessante mostrar os corações que saem dos caules, juntamente com as flores, ou fazer composições que entrelacem as duas imagens.
Fique à vontade para sobrepor, criar quadros, paisagens e formar ligações como quiser, unindo essas lindas figuras que podem ser bem fáceis de fazer.
Corações entrelaçados
Os corações entrelaçados são super românticos. É uma possibilidade bem bacana para os enamorados e também para os que gostam de pensar no amor dessa forma.
Isso é uma interpretação simbólica, mas cada um pode trazer as suas próprias significações a partir dessa conexão entre dois corações.
A imagem é muito bonita e bem artística, transmitindo suavidade, conectividade e amor.
Monograma de coração
O monograma apresenta um tipo de desenho que deixa o coração mais ilustrativo, com ornamentações diferenciadas a partir de palavras ou letras.
As letras podem aparecer dentro da imagem do coração ou fora dela, podendo fazer referência às inicias de um casal ou ao próprio nome, somente.
São muitos tipos de letras para escolher e muitos estilos diferentes de corações que podem ser encontrados através dos monogramas.
Coração duplo
O coração duplo é semelhante à ideia dos corações entrelaçados, mas eles podem trazer outras ligações entre dois corações.
Dois corações podem estar sobrepostos, um dentro do outro, ligados por uma linha, podem ter tamanhos e cores diferentes, entre outras possibilidades. Esse bordado de coração duplo traz muitas alternativas para se inspirar e experimentar.
Como fazer um coração em ponto cruz
Para fazer um coração em ponto cruz simples, fácil e com o avesso perfeito, confira algumas dicas e o passo a passo abaixo:
- Use uma agulha para bordado em ponto cruz e passe a linha dupla, ou seja, passe duas pontas da linha pela agulha.
- É importante dizer que o tecido mais recomendado para esse tipo de trabalho, especialmente para os iniciantes, é o vagonite.
- Outra dica importante é pegar um hidrocor de cor clara e marcar o contorno do coração no tecido, fazendo o clássico “pingado” antes de começar a bordar. O pingado é uma forma de ponto feito por uma caneta colorida, como o hidrocor, que pinta somente os quadradinhos que formam o contorno da figura desejada.
- Comece a bordar pelo meio do desenho, de um lado para o outro.
- O tutorial mostra o passo a passo iniciando pelo lado esquerdo, realizando apenas a diagonal, assim “\”, indo de uma ponta à outra do contorno.
Dica
Desça a carreira do desenho e continue reproduzindo a mesma diagonal, quando descer todas as carreiras, chegando na pontinha do coração, comece a subir.
Na subida, faça a diagonal na direção oposta, ou seja, assim “/”, formando o “x” do ponto cruz.
A parte de cima do coração será a última a ser feita, mas segue o mesmo princípio.
Veja o tutorial do Wagner Reis e comece a bordar o coração em ponto cruz:
Gráficos e modelos de coração em ponto cruz
Veja agora uma seleção de ideias de coração em ponto cruz com alguns gráficos para você utilizar nos seus trabalhos de forma fácil.