Item de decoração encontrado em quase todos os lares brasileiros, a cortina de crochê é um clássico que nunca sai de moda. Em pontos elaborados ou simples, curtas ou longas, coloridas ou em tons neutros, elas fazem parte da história de muita gente!
Nossas avós já faziam modelos de cortina de crochê super tradicionais, com biquinhos e desenhos delicados. Hoje, esses modelos, que antes ficavam restritos à cozinha, ganharam a casa inteira, e enfeitam janelas de salas, quartos e outros lugares.
Seja para dividir ambientes ou cortar a luz natural, uma linda cortina de crochê faz toda a diferença!
Que tal conhecermos, agora, algumas ideias originais para a confecção de um belo trabalho? Pegue sua agulha, linha e vamos lá!
Cortina de crochê para sala
A sala é o cartão de visitas de uma casa. É nela que concentramos os itens de decoração de que mais gostamos, e que vão dar a real personalidade de nosso cantinho.
Uma cortina de crochê bem escolhida pode fazer do seu espaço um lugar com charme único!
Leia Também:
- Tricotin: como fazer, passo a passo
- Passadeira de Crochê para Cozinha: 25 Modelos
- Tapetes de crochê para sala: modelos e ideias
Para a sala, a cortina de crochê pode ser feita com pontos mais abertos, de modo a permitir que a luz natural penetre no ambiente, ou mais fechados, aumentando a privacidade e cortando a incidência direta do sol.
Se quiser dar um toque sutil de crochê a sua sala, você pode fazer apenas o bandô em crochê, usando tecidos como voile ou jacquard para o corpo da cortina. Uma combinação excelente é o bandô em crochê colorido para a cortina em algodão branco. É simples e bonito!
Cortina de crochê para cozinha
O crochê é o bordado que sempre reinou nas copas e cozinhas. Quem não tem, nas memórias de infância, a imagem de uma linda cortina de crochê em janelas ou basculantes desses ambientes tão cheios de calor humano?
Uma ideia tão clássica quanto prática é a cortina de crochê para cozinha em linha de cores claras, que podem ser lavadas várias vezes, sem desbotar. Para incrementar esses modelos, aposte em pontos mais elaborados, fazendo biquinhos e desenhos.
Se você deseja deixar o espaço mais delicado, uma sugestão é fazer sua cortina de crochê para cozinha com aplicações também em crochê. Os temas podem ser flores e frutas, sempre usando cores que chamem atenção. Fica lindo!
Ideias de cortina de crochê
Além da sala de estar e a cozinha, há outros ambientes da casa que também podem receber uma linda cortina de crochê!
Para os quartos, a dica é investir na sutileza das cores e materiais. Linhas mais finas e desenhos mais elaborados ficam muito românticos e elegantes. Invista em tons de branco, marfim, sépia e rosa-chá, usando o bom gosto para combinar forros e crochê.
Em ambientes mais rústicos, uma cortina com o comprimento em franjas é uma escolha que confere charme à decoração. Como material, pense em usar o barbante, que é bem resistente!
Cortina de crochê fácil de fazer
Há incontáveis formas de se produzir uma cortina de crochê. Com bom gosto, paciência e um pouco de habilidade, você pode produzir um belíssimo trabalho artesanal para decorar a sua casa!
Selecionamos uma sugestão de cortina de crochê que é composta por duas peças iguais, que são penduradas em um varão para cortinas.
Como essa receita consiste numa sucessão de pontos altos e detalhes em pontos baixos e baixíssimos, você não precisa ser um às do crochê para fazê-la. O efeito visual da composição, no entanto, é profissional.
Mãos à obra!
Para essa cortina de crochê, você vai precisar de dois rolos de barbante nº 4, que podem ser da mesma cor ou de cores diferentes, e agulha nº 3.
Para ver o passo a passo, acesse o link:
Veja mais alguns modelos lindos de cortina de crochê: