A cortina de crochê para cozinha é uma peça visual que faz toda diferença na decoração, além de ser muito necessária em diferentes lugares do cômodo.
Os detalhes da peça escolhida também podem criar combinações com outros itens de crochê, como tapetes e capas de objetos.
Em geral, ela pode ser confeccionada totalmente em crochê ou ter apenas uma parte confeccionada dessa forma.
São muitas variações de ideias e modelos incríveis que podem inspirar e servir para os diferentes estilos decorativos. Não perca as sugestões maravilhosas e, por fim, veja como fazer através de um passo a passo completo.
Ideias de cortina de crochê para cozinha que vão te surpreender
Seja para um estilo rústico ou mais moderno, as cortinas de crochê sempre caem bem na cozinha. Elas deixam o ambiente mais charmoso e aconchegante, deixando o clima mais confortável e criativo.
Veja também: Dicas simples para um trabalho perfeito da vovó de crochê quadrado.
Figuras como corujinhas, frutas, flores e formas geométricas podem ser reproduzidas no crochê para decorar a trama da cortina. Contudo, há ideias mais simples que combinam com o estilo clean, sem os apliques coloridos.
Os babados e bicos mais elaborados ainda deixam a toalha um pouco mais atraente, chamando atenção para texturas que só o crochê pode criar.
As cortinas de crochê, também, podem ter partes em tecidos para criar coberturas mais uniformes e diferenciar texturas na mesma peça, dando um charme à mais.
E lembre-se que as cortinas podem contar com argolas, anéis, ilhós, autoadesivos, entre outros itens para se encaixarem no varão preso à parede.
O tipo de suporte utilizado também fará a diferença no visual da sua cortina.
Cortina de crochê para janela da cozinha
Ao decorar a janela da cozinha com uma cortina, é preciso saber o tamanho desejado para a peça, antes de começar.
Escolha o modelo e calcule a quantidade de fios necessários através do tamanho da janela, mas a partir das suas preferências, pois a cortina pode cobri-la totalmente ou parcialmente.
Existem modelos que só cobrem a parte de cima da janela e outros que podem até mesmo tomar o espaço da parede.
Diferente das cortinas para a sala ou para o quarto, a cortina de crochê para a janela da cozinha não fica tão elegante se alcançar o chão.
Independentemente do tamanho, os modelos podem ser floridos ou ter desenhos temáticos. Também podem possuir babados e misturar trama aberta e fechada.
Cortina para pia da cozinha
A cortina da pia da cozinha é uma passadeira que ajuda na proteção contra a umidade e decora esse lugar tão importante. A peça, geralmente, acaba fazendo um conjunto com outras peças de crochê, como tapetes e cortinas para a janela.
O ideal é que cada peça tenha seu próprio charme, mas as cores e os detalhes devem trazer a unidade do conjunto. Os modelos incríveis de cortina para pia da cozinha só mostra o quanto esse espaço pode ser um lugar charmoso e atraente.
Experimente fazer várias opções para ir trocando a sua cortina de tempos em tempos.
Sugestões de crochê para porta de cozinha
As cortinas para porta apresentam modelos bem diversos. Contudo, a parte de cima costuma ter uma trama mais elaborada com os pontos de crochê e a parte de baixo pode ter fios soltos ou uma trama mais aberta. Mas não existe um padrão para nenhum tipo de cortina.
Nesse caso, a ideia é que ela cubra o espaço da porta da cozinha, sendo uma peça excelente quando a cozinha não tem uma porta de verdade.
Você pode ser considerado chique ao usar cores mais neutras, mas também pode ousar com uma cortina mais colorida e animar a entrada da cozinha com uma maior vibração.
O que não faltam são ideias criativas para todos os gostos.
Modelos de cortinas de cozinha com flores em crochê
As flores são os desenhos preferidos do crochê e não é por acaso!
Essas figuras possuem uma ampla variedade de cores, estilos e formas, de modo que as cortinas podem ter estéticas totalmente diferentes ainda que tenham o mesmo tema.
Ter uma estampa florida na cortina de crochê para cozinha traz uma atmosfera de alegria, encanto, leveza e sofisticação.
A escolha do tipo de flor e as cores utilizadas depende de cada estilo e os inúmeros modelos podem inspirar bastante.
Além de todas essas vantagens, as flores são figuras acessíveis, simples de fazer no crochê.
Assim, se tornam ainda mais populares e ficam perfeitas na cozinha, um espaço que merece ser dinâmico e aconchegante para oferecer muito prazer nas refeições.
Dicas de bico de crochê para cortina de cozinha
O bico de acabamento é um detalhe muito importante, pois deixa a peça ainda mais bonita.
Ao finalizar a peça, o bico de crochê pode ser feito de muitas maneiras diferentes.
O ideal é aprender um tipo de bico de acordo com sua habilidade no crochê, cujo modelo precisa combinar com o estilo da peça.
É comum criar texturas/tramas diferentes do bico em cada parte (cima, baixo e laterais) da cortina.
A parte de cima, por exemplo, precisa estar adequada ao encaixe do suspensório que será usado para prender a cortina na parede.
Já na parte de baixo, o bico pode ter uma barra mais comprida, mas isso depende de cada modelo. Contudo, o mais importante é buscar por um contorno bonito diante das opções.
O contorno pode ser mais reto, pontiagudo, sinuoso, ter relevo etc., muitas possibilidades podem ser feitas com os pontos de crochê.
Se possível, busque por tutoriais que ensinem como fazer o modelo desejado.
A seguir, veja um passo a passo completo e inspire-se.
Receita de cortina de crochê passo a passo
A receita dessa cortina de crochê para cozinha é perfeita para quem deseja uma cortina simples e charmosa.
A quantidade de novelo utilizado vai depender do tamanho da janela. No entanto, é possível ter uma noção de quantas partes precisam ser feitas a partir do tutorial.
O passo a passo da janine freitas é completo e, sabendo executar os pontos fica fácil fazer. Confira!
Adorei , tirei fotos para fazer .