Quer aprender a fazer peças cada vez mais originais? Então, é da costura criativa que você precisa.
Ela oferece toda a liberdade para imaginar diferentes moldes, texturas, combinações e estilos.
Com técnicas básicas e ideias simples, é possível iniciar com segurança e assertividade nessa área.
Quem já faz, sabe que não há limites para as possibilidades, tanto na costura à mão quanto na costura na máquina.
Receitas prontas ajudam a assimilar certas práticas para que fique cada vez mais orgânica a costura criativa, usando a imaginação para manipular e personalizar tecidos à vontade. Saiba mais sobre esse tipo de trabalho artesanal a seguir.
O que é costura criativa?
Quando se fala em costura criativa é necessário pensar em dois aspectos, designer e costura.
A a costura criativa se utiliza de várias técnicas de corte e costura (o básico para qualquer pessoa que quer começar a costurar) e busca montar uma peça criativamente.
Esse é o ramo da costura que a capacidade de imaginar modelos, cortes, estampas combinadas e economia de materiais é a mais valorizada.
Aprender sobre costura criativa é aprender a criar/fazer moldes, utilizar retalhos com criatividade, combinar texturas, tecidos e cores, confeccionando e personalizando peças com auxílio da imaginação, intuição e sensibilidade.
A costura criativa oferece imensas possibilidades, basta se permitir a aprender.
O mercado nessa área cresce a cada dia, então, lembre-se que ser criativa não significa ausência de profissionalização.
Existem muitos cursos específicos para a costura criativa e, quanto mais você for hábil na costura, conseguirá criar de modo mais original e de acordo com as suas habilidades.
Não tenha medo de errar ou de fazer algo desagradável no início, até porque essa costura ganha cada vez mais adeptos por ser livre dentro do seu próprio jeito de fazer.
Costura criativa para iniciantes: dicas para principiantes
A primeira dica para os iniciantes é ter os materiais básicos que podem ajudar muito na hora de costurar, como almofadinha para agulha, tesoura de arremate, desmanchador, fita métrica, tesourinha, linhas variadas, agulha de mão, etc.
Veja as dicas da Carol Viana sobre os materiais necessários para iniciar seus trabalhos:
Busque conhecimento
Veja tutoriais básicos no YouTube, são gratuitos e essenciais para evitar erros comuns.
Com tanta informação pela internet, procure acessar conteúdos que tenham a ver com a peça inicial que você quer realizar e comece por peças mais simples.
O termo “peças simples” significa: peças menores, costuras básicas, itens acessíveis, economia de materiais e possibilidades de adaptação da peça ao seu favor.
Use a criatividade
Nem por isso deixe de usar a imaginação, pense como um “designer” enquanto costura. Se puder, aprenda a fazer moldes para explorar ainda mais a criatividade.
Amassar, pregar, dobrar, costurar, colar, tudo são modos de exercer a sua criatividade na hora da confecção, lembre-se também de usar outros elementos além dos tecidos.
Misture tecidos e cores, flores, laços e pompons, por exemplo, você pode manipular esses elementos como quiser.
Crie partes na sua peça que além de criativas, sejam funcionais, como bolsos e compartimentos.
Faça excelentes acabamentos, uma dica básica para tecido é fazer uma barrinha nas bordas dobrando o tecido duas vezes.
Como fazer costura criativa passo a passo
A peça desse passo a passo é um tapetinho de jogo americano: um Rag Rug.
Materiais necessários
- Retalhos de Tricoline (5 cm x 5 cm)
- Manta R2 (30 cm x 20 cm)
- Viés
- Material para costura (agulha, linha, máquina, etc.)
- Ferro de passar
- Tecido para forro
Dicas
Composição de cores e estampas é o primeiro passo, essa será a base para a definição da estampa principal (se houver) e quais cores e outras estampas farão parte da peça.
A estampa principal serve como referência para verificar quais cores fazem parte dela e, assim, ser uma espécie de guia para as outras estampas/cores.
Círculo Cromático
O uso do círculo cromático também pode ajudar a decidir qual combinação ficará harmoniosa.
Muitas empresas acabam indicando as cores, que são utilizadas no tecido, na própria borda da estampa, mas isso geralmente não adianta quando você tem – somente retalhos.
Passo a passo
Após selecionar os retalhos que vai utilizar, corte-os em formato quadrado.
Depois dos retalhos selecionados e cortados, utilize um pedaço da manta R2 (30 cm x 20 cm) e distribua os retalhos de maneira aleatória sobre a manta.
Não trabalhe com retalhos amassados e ao colocá-los vá, pouco a pouco, colocando um ferro de passar em cima deles para poder ativar a cola da manta R2.
Os retalhos não ficam tão colados, é importante fazer uma costura zigue-zague para prendê-los na manta. Faça a costura mais apertada para não ter risco de soltar.
Trabalhando com o viés
Usando viés, corte tiras (na horizontal e na vertical) para ficar entre os quadrados.
Costure as tiras de viés em zigue-zague na peça, mas antes comece com uma costura de segurança nas pontas de todas as tiras e depois use alfinetes para dar mais segurança.
Costure o forro e depois coloque o viés na borda do seu tapetinho americano para finalizá-lo, se preferir deixe os cantos arredondados e faça o quilting em “x” nos quadrados. Seu Rag Rug vai ficar incrível.
Veja o vídeo do passo a passo do canal Arte e Costura By Fê Atelier a seguir:
Costura criativa à mão
Para uma excelente costura criativa à mão, é preciso paciência e confiança para adquirir habilidades que com a prática se tornam cada vez melhores.
Bordado
O bordado, por exemplo, é uma técnica perfeita para começar a desenvolver, oferecendo muitas possibilidades de desenho, de modo que você trabalha conforme suas habilidades.
São inumeráveis as formas de bordar, tipos de pontos e efeitos distintos. É uma técnica simples que vai se elaborando e ampliando com o tempo.
Uma dica de material é a agulha de tamanho 7, porque facilita a entrada da linha, e um bastidor tamanho 14 ou 16 que auxilia na firmeza na hora de bordar.
Dessa forma, aplique técnicas de customização em peças prontas, para desenvolver habilidades.
Patch aplique
Se não gosta de bordar, não precisa achar que a costura à mão não é para você, Um ótima opção é o patch aplique.
O mais importante da costura à mão é conhecer e saber executar pontos básicos, como o ponto cruz, o ponto livre, o ponto zigue-zague, o ponto invisível, entre outros.
Dessa forma, você se desenvolve e varia entre esses diferentes pontos que podem ser feitos manualmente.
Costura criativa patchwork
O patchwork utiliza retalhos de tecidos que, com ou sem forro, podem formar peças criativas como mantas, tapetes, cortinas e bolsas, além, é claro, das peças de vestuário.
O ideal é ter materiais de qualidade que te ajudem a fazer um lindo patchwork, garantindo um melhor corte, alinhavo e acabamento.
Ou seja, a depender da peça, uma placa de corte, régua, agulha e estilete de bom manuseio e boa qualidade fazem toda a diferença.
Essa técnica é incrível para treinar o olhar quando o assunto é combinação de cores e estampas.
Como fazer uma necessaire
Quer fazer uma nécessaire simples através do patchwork para iniciar sua costura criativa? Veja o passo a passo da Natália Engel Studio:
Costura criativa infantil
As peças infantis ficam lindas quando customizadas a partir das preferências das crianças, usando moldes de desenhos ou de estampas delicadas.
A personalização, em geral, é colorida e envolve figuras agradáveis e educativas, como números e letras, objetos didáticos, elementos da natureza (estrelas, flores, etc.) e desenhos animados.
É possível fazer muitas peças de roupas, como vestidos, saias, blusas, shorts e conjuntos. Mas as crianças também adoram ser criativas quando o assunto é mochila, lancheiras, estojos. Enfim, acessórios para escola e passeios.
O que não faltam são opções de peças infantis que podem ser feitas com a costura criativa para você se inspirar.
Costura criativa para bebês
Para os bebês, o enxoval também pode ser todo customizado, incluindo roupas, fraudas, lençóis, tiaras, toucas e toalhinhas.
O uso do nome bordado nas peças é muito comum, mas para a costura criativa não para por aí, afinal ser criativo é soltar a imaginação.
A costura criativa auxilia quando o assunto é beleza e economia, pois o preço do enxoval pode ficar muito lindo e barato quando o estilo é “faça você mesmo”.
Especialmente se forem utilizados retalhos e elementos que você já tem em casa.
As peças delicadas podem ser feitas com retalhos de cores claras, enquanto que peças mais ousadas e chamativas podem ser feitas com estampas alegres.
De todo modo, crie sem medo, pois com amor a peça tem muito mais chance de ficar linda e os bebês também merecem aproveitar as infinitas possibilidades da costura criativa.
Costura criativa para cozinha
Tapetes, jogo americano, panos de pratos, capas para os eletrodomésticos, capas para potes, cortinas. Tudo isso pode ser feito com diferentes técnicas para deixar sua cozinha mais linda e criativa.
Como você pode observar, não existe limites de técnicas para serem manipuladas na hora da costura.
Os itens de cozinha costumam ter cores alegres, figuras geométricas ou figuras de alimentos e utensílios, além de frases e outras texturas que deixam o ambiente harmônico e agradável.
O estilo da cozinha pode ser clean, colorido, rústico ou mais moderno, isso não importa. Crie uma ligação entre as peças de modo estético, e libere o “designer de interiores” que habita dentro de você.
Trabalhe com combinações e conjuntos, faça tudo de acordo com a textura e a atmosfera que deseja instaurar na sua cozinha.
Ideias para ganhar dinheiro com costura criativa
Especialize-se em, pelo menos, uma técnica para usar na costura criativa, isso ajudará a ter um diferencial quando for divulgar o seu trabalho.
Fique atento às tendências do mercado, por exemplo a demanda por reformas na costura estão em alta.
Além das roupas, aprenda a confeccionar e customizar acessórios, inclusive, para animais. Afinal, o mercado dos PETs não para de crescer.
Peças decorativas chamam bastante atenção e podem ser um diferencial na hora de extravasar a criatividade e divulgar o seu trabalho com lindas fotos.
Ter certificados em cursos e formações reconhecidas podem atrair o público pela credibilidade na profissionalização. Antes de sair vendendo e divulgando por aí, reflita se você está oferecendo o que promete de verdade.
Por fim, aproveite ideias e técnicas diversas para fazer a costura criativa se destacar no mercado artesanal!
Boa tarde
Sou Secretária de Desenvolvimento Social em Holambra, interior de São Paulo.
Estou buscando profissional, pois tenho interesse de estar oferecendo oficinas de costura, voltada na área de roupas de mesa.
Gostaria de saber vcs tem interesse ou poderia me indicar algum profissional
gostaria de receber novidades,moldes de bichinhos,bonecos,e outros
top mesmo…tdo lindo …super amei as dicas