Chegou a hora de conhecer os trabalhos maravilhosos que são feitos de crochê com fio de malha.
Afinal, essa técnica milenar é capaz de criar peças surpreendentes com qualquer tipo de fio, mas com o fio de malha as peças ganham uma textura diferente e a firmeza perfeita para alguns tipos de artesanato.
Esse fio é bem macio e muito resistente, ideal para confecção de bolsa feminina, cesto organizador, tapete decorativo, cachepô, kit higiene, peseira, entre vários outros artesanatos.
Na verdade, é impossível conhecer todas as opções criativas, porque a cada a dia as ideias se reinventam e cada pessoa pode adaptar diferentes modelos e estilos.
Sendo assim, apenas se inspire em alguns trabalhos e perceba as vantagens que essas peças podem trazer para as suas decorações, enfeitando pessoas e ambientes.
Crochê com fio de malha para iniciantes
O fio de malha, para quem não sabe, é uma espécie de resíduo industrial, porque ele é feito a partir de sobras de malhas que são usadas para confeccionar diversas peças têxtis.
Sendo assim, os iniciantes precisam saber de algumas características desse material para fazer um crochê com fio de malha sem problemas ou receios.
Ao comprar o fio de malha em armarinhos, lojas de tecido ou de artesanato, você vai se deparar com um rolo comum, no mesmo formato de um rolo de barbante.
Contudo, por se tratar de sobras de um determinado tecido em malha, o material do fio de malha é sempre único, podendo conter espessuras e emendas ao longo de um mesmo rolo.
Esse fator é muito variável, mas as marcas buscam também evitar transtornos aos consumidores, garantindo um produto de qualidade.
Quem compra já deve saber que o material, apesar de tudo, contribui para evitar o descarte das sobras de tecido. Tornando-se, assim, uma peça ecológica e mais sustentável para o mundo.
Se estiver começando nessa técnica, é importante valorizar o fio de malha, sobretudo, por isso.
Porém, existem ainda outras vantagens, como o fato de que o fio de malha costuma ser bem mais grosso que o barbante, deixando a confecção do crochê muito mais rápida.
Os pontos em crochê se tornam maiores, por conta da espessura do fio e, dessa forma, a peça ganha comprimento com menos carreiras e pontos feitos.
Além disso, as peças lindas e charmosas, que o crochê com fio de malha possibilita, podem ser feitas com repetições de pontos simples.
O crochê não muda com a mudança de material, a diferença está na textura, na estética e na habilidade manual que precisa se adaptar.
Inclusive, as peças com fio de malha também costumam ficar mais firmes e, por isso, recomenda-se fazer cestos organizadores, bolsas e mochilas, com esse tipo de fio.
O cesto é uma das peças mais fáceis para iniciantes, porque não precisa de detalhes elaborados, possuindo um formato regular com poucas variações de pontos e acabamentos.
Apesar das inúmeras opções criativas que existem para a confecção de certos organizadores, a maioria dos modelos optam pela simplicidade. Outro tipo de peça fundamental para quem está começando, são os tapetes.
Os tapetes com fios de malha ficam firmes e macios, absorve melhor a umidade e tem modelos muito simples disponíveis em tutoriais na internet.
É importante começar com formatos regulares, ou seja, aqueles que não variam durante o processo, ou seja, não começam retos e depois criam curvas. Desse modo, faça tapetes circulares, quadrados ou retangulares.
Quem consegue confeccionar tapetes e cestos, fica mais seguro para explorar outras possibilidades que são muito parecidas com o processo de feitura dessas peças.
Pode ser, por exemplo, peças de sousplats, almofadas, cama para pets, porta-saco (puxa-saco), puffs e mantas.
Para avançar, mesmo sendo iniciante, experimente fazer também bolsas a partir de modelos monocromáticos e que tenham poucos detalhes.
Não deixe de experimentar por medo de não conseguir, o mais importante é praticar e escolher os modelos mais simples dentro das opções da sua preferência.
Bolsa de crochê com fio de malha
As bolsas de crochê com fio de malha unem arte e sustentabilidade, sendo consideradas itens de muita procura pela sua estética e contribuição ao meio ambiente.
Afinal, as bolsas industriais consomem muita matéria-prima animal e vegetal da natureza.
O fio de malha ganha cada vez mais espaço, inclusive, para novas tendências da moda que as grifes e marcas mais reconhecidas lançam no mercado.
Esse material é muito resistente e firme, por isso, acaba sendo considerado um material ideal para fazer bolsas e mochilas em crochê.
As agulhas de crochê para fazer peças desse tipo, podem variar entre 9mm e 30mm a depender da espessura do fio. Sendo assim, qualquer modelo de bolsa pode ser confeccionado com esse fio, provando a versatilidade do material.
As bolsas podem ser de ombro, de costas ou de mão; com ou sem apliques, como botões, zíperes, alças de metal, feixes, pedrarias, couro, metais e franjas.
A técnica do crochê permite também a criação de modelos extremamente diferentes e originais, que podem contar com nomes escritos a partir da diferenciação da cor do fio.
Além de palavras, a diferenciação de cores durante o crochê pode criar outros tipos de estampas personalizadas. Entre bolsas pequenas e grandes, um mesmo formato pode variar bastante também.
Elas podem ser, por exemplo, redondas com uma firmeza maior, redondas com as laterais maleáveis, redondas com abertura em “V”, redondas com partes triangulares, etc.
Um modelo retangular pode ter também uma base redonda e vice-versa.
Outros formatos de bolsas de crochê saem um pouco das formas geométricas e ganham vida com modelos conhecidos como bolsa saco e bolsa baguete.
As variações impressionam e destacam lindos pontos de crochê, especialmente quando é possível se inspirar em imagens para realizar o trabalho.
Através de estilos e formas, os modelos vão se configurando, de modo que os estilos florais combinem com qualquer formato, por exemplo.
Com isto, mini bags podem possuir um estilo rústico ou podem ser bem chiques e modernas. Desse jeito, surgem vários tipos de bolsas infantis, para adultos, para praia ou viagens.
Quando as inspirações chegam, é importante deixar fluir e construir a peça com muito carinho.
Cesto de crochê com fio de malha
Como já foi mencionado anteriormente, o cesto de crochê é uma ótima peça para iniciantes, mas pode ser feito com muitos detalhes e acabamentos impressionantes também.
Cada pessoa deve escolher o modelo de cesto conforme suas capacidades e habilidades no crochê, para fazer os pontos adequados e de acordo com as estampas desejadas.
O cesto pode servir para milhares de utilidades diferentes. Um cesto grande pode servir, por exemplo, para colocar roupas sujas e complementar a decoração do banheiro ou da área de serviço.
Um cesto médio poderá ser útil na organização de documentos ou itens pessoais, do mesmo modo que pode contribuir para organizar outros objetos, como livros e alimentos.
O cesto pequeno pode se tornar um porta-lápis ou uma cobertura para vasos de pequenas plantinhas, como é o caso das suculentas e de algumas flores delicadas.
Esse mesmo cesto para plantas pode vir junto com um suspensório, feito também em crochê, para colocá-las no teto.
Independentemente do tamanho, o cesto de crochê com fio de malha muitas vezes é considerado como cesto organizador, justamente porque organiza diferentes peças.
Dessa forma, ele também decora o ambiente e cria uma atmosfera de criatividade.
Os cestos podem ser rígidos para permanecerem no chão ou em cima de alguma bancada, prateleira ou mesa. Porém, eles também podem ser flexíveis e moles, do tipo cesto-cegonha que ficam nas paredes para colocar itens usuais.
É comum que esse tipo de cesto seja usado para portar objetos específicos, como papel higiênico, sacos plásticos, materiais de artesanato, entre outros itens.
A estética de cada cesto também está contextualizada na sua função, fazendo com que a necessidade e o desejo estejam em harmonia.
Os cestos para brinquedos, podem ser coloridos, inspirados em personagens infantis, humanizando as figuras da natureza, como as dos animais.
Itens personalizados também podem espelhar um interesse pessoal, como é o caso dos cestos que se inspiram em temas.
Sendo assim, os cestos podem representar temas, conhecidos como: moranguinho ou abacaxi, verão ou inverno, Natal ou Páscoa, gatinho ou cachorrinho, flores ou corações.
Eles também podem ser neutros, com ou sem estampas geométricas, e, com ou sem detalhes/apliques. Há cestos feitos com uma única cor de fio de malha, que apenas trazem detalhes com fitas para enfeitá-los.
Cada artesão ou artesã, pode criar seu próprio detalhe com outros tipos de fios também, para servir como apliques no cesto feito com fio de malha.
Adapte ideias e crie o cesto com o tamanho, a estampa, o formato e os detalhes desejados, explorando estilos e modelos diferentes para se inspirar.
Tapete de crochê com fio de malha
O tapete é outra peça incrível e fundamental, especialmente para quem está começando no crochê. Afinal, o tapete não é uma peça que precisa ser muito detalhada ou ter acabamentos especiais.
É uma peça simples que exige somente habilidade na feitura dos pontos e no manejo entre diminuições e aumentos no decorrer das carreiras.
Os modelos retangulares e quadrados são ainda mais fáceis em relação a isso, pois é mais fácil realizar aumentos e diminuições de modo padronizado.
O que é diferente para modelos circulares, que, muitas vezes, exige experiência para poder identificar o melhor momento de realizar tais aumentos ou diminuições.
Erros dessa categoria, ocasionam emborcações e outras irregularidades nos tapetes.
De qualquer forma, o iniciante pode se superar em qualquer desafio, basta ter o material correto e usar do melhor método para começar.
Sendo assim, amadores e profissionais sempre vão estar se debruçando nesse tipo de peça, porque ela é bastante usual e necessária.
O fio de malha é um dos melhores fios para a confecção de tapetes, podendo criar grandes e pequenos tapetes para todos os cômodos e estilos.
Embora o fio de malha seja, geralmente, mais grosso do que o barbante, ele tem espessuras variadas e pode realizar acabamentos e barrados impressionantes.
As emendas não ficam aparentes se houver técnica e preparo, de modo que o tapete pode ter muitas emendas para deixá-lo colorido ou com representações alegóricas.
Os tapetes com fio de malha ficam macios e cheios charme, são fáceis de lavar e podem enfeitar o ambiente do seu jeito.
Almofada de crochê com fio de malha
As almofadas são peças maravilhosas para serem feitas com fio de malha. Através do crochê elas ganham texturas incríveis e podem ser coloridas, estampadas ou monocromáticas.
São elegantes e sofisticadas, não importa o estilo, e, além disso, criam uma atmosfera homogênea ou heterogênea com outras peças feitas em crochê.
As almofadas, geralmente, são feitas em conjuntos, seja entre elas ou com outras peças, como é o caso de mantas, toalhas ou cortinas.
Dessa forma, as cores podem combinar ou não, criando um padrão para a decoração ou misturando várias possibilidades para sair de um padrão.
Assim, as almofadas, entre si ou entre outras peças, podem ter estampas, formatos e cores totalmente diferentes, iguais ou semelhantes.
É importante falar do contexto para pensar cada peça individualmente, afinal, é muito incomum confeccionar apenas uma almofada para a decoração.
Pense bem nas inspirações que quer usar e invista em almofadas para decorar quartos, varandas ou salas de estar. As almofadas podem ficar sobre poltronas, sofás, camas, cadeiras, puffs, entre outros assentos e suportes.
Há quem queira criar almofadas para pets também, o que deixa o ambiente ainda mais criativo e acolhedor. De qualquer modo, provoque conforto, segurança e beleza nas suas peças de crochê com fio de malha e usufrua de tudo isso.
Ahhh que legal ver meu trabalho ali, obrigada por mostrar nosso trabalho, ameiii e são peças lindas dessas artesãs maravilhosas, parabéns a todas!!
Simplesmente parabéns!!!!!
Maravilhosos trabalhos em crochê de malha!
Apaixonada!
Parabéns a tod@s!!!
Lindo todos os trabalhos de croche em gio de malha