Dicas para fazer desenhos com tinta guache auxiliam na criação de diferentes imagens no papel ou em telas de pintura.
A tinta guache, além de econômica, é também uma excelente tinta para quem está começando nas artes plásticas ou pretende se aprimorar na técnica da pintura. Até mesmo para as atividades escolares, essa é a tinta mais recomendada por causa da sua baixa toxidade e por ser uma tinta bem acessível.
As cores encontradas nas tintas guaches podem ser usadas para pinturas com vários efeitos, desde as pinturas mais fáceis as mais impressionantes. Assim, é possível criar desenhos com um visual bem profissional, com muita qualidade e rico em detalhes. Veja as dicas e se aprofunde nessa experiência.
5 Dicas para criar desenhos com tinta guache e impressionar
A tinta guache é uma ótima tinta para iniciar na arte da pintura em tela ou papel. Dá até para pintar desenhos incríveis com tinta guache escolar que é super barata. Mesmo sem ter materiais profissionais, é possível fazer criações interessantes e sofisticadas, tirando bom proveito das dicas.
Dica 1:
Misture as tintas com branco para deixar a tinta mais cremosa, lembrando que ela também ficará numa tonalidade mais clara.
Usar o branco para deixar a tinta cremosa é muito bom, porque a tinta guache é meio opaca e com isso é mais difícil criar nuances de cor.
Dica 2
Adicione água quando a tinta estiver muito grossa e difícil de espalhar. Inclusive, papeis mais lisos ajudam a espalhar melhor a tinta.
O mais recomendável é usar também papeis com gramaturas maiores, para que ele não fique tão úmido a ponto de rasgar quando várias camadas de tinta forem aplicadas.
Dica 3
Espere a camada de baixo secar antes de adicionar uma nova camada de tinta, porque pode acontecer de remover a camada de baixo sem querer através do pincel. Contudo, isso não é problema porque a tinta guache seca bem rápido e o uso de pinceis macios favorecem a aplicação dessa tinta em camadas.
Dica 4
Comece com os tons mais escuros e siga clareando aos poucos, para fazer um degradê e outras nuances de sombra. Mas, cuidado se tiver que somar muitas camadas, para não criar deformidades na pintura.
O ideal é dosar a quantidade de forma equilibrada e satisfatória para o seu desenho com tinta guache.
Dica 5
Os tons claros podem ficar ainda mais claros quando secam, então é importante ter cuidado ao pintar peles brancas, por exemplo.
Agora, confira o passo a passo de como fazer a pintura com guache seguindo todas essas dicas da Camila Anselmé:
Como pintar paisagem com tinta guache?
Pintar paisagens com tinta guache está longe de ser um bicho de sete cabeças, pois existem técnicas simples para essa prática.
É importante começar pelas cores de fundo, seja através do azul para representar o céu e o mar, ou do amarelo para criar a iluminação do sol.
Já o preto pode ajudar a destacar os elementos que vão ficar em evidência na sobreposição das cores e sugere ainda um aspecto de sombra na paisagem.
Busque misturar as cores fazendo camadas novas sobre a tinta úmida da camada de baixo, quando a intenção for criar nuances e/ou novas tonalidades. Assim, é possível pintar um céu nas cores do alvorecer ou do entardecer.
Em outros casos, é importante esperar a tinta secar para criar figuras visualmente sólidas. Mantenha o movimento das mãos sempre para mesma direção ao manusear os pinceis ou outros materiais.
Por exemplo, quando for espalhar uma boa quantidade de tinta, use um rolinho; ou ao fazer traços mais finos, use também um pincel mais fino.
Esponjas, cotonetes e outros acessórios podem ainda contribuir para fazer determinados efeitos.
A melhor dica é ir experimentando para descobrir as melhores formas de como fazer desenhos com tinta guache.
Veja como fazer com a Aliandra Martinez e aprenda sobre a técnica de pintura com guache em tela:
Como fazer marrom usando tinta guache?
A cor marrom pode ser obtida através do vermelho, azul e amarelo (cores primárias). Isso porque a fórmula básica para obter um marrom vivo é misturar vermelho com verde na mesma proporção.
Como o verde é uma cor secundária, ele pode ser obtido através do azul com amarelo. Os tons terrosos ainda podem variar, a depender da quantidade de cada cor que é acrescentada na mistura.
Ao adicionar mais verde, o marrom tende a ficar mais escuro. Mas para obter um marrom mais quente, basta acrescentar mais vermelho.
Como criar arte usando tinta guache e cotonete?
A imaginação é muito importante para criar qualquer coisa. Então, imagine além da técnica e se divirta com os materiais sugeridos.
Molhe a ponta do cotonete na tinta e experimente passar no papel, fazendo riscos de um lado para o outro.
Na medida que o cotonete vai é pressionado no papel, a tinta vai é depositada na superfície e a cor se torna mais leve e menos intensa.
Você precisa dosar a quantidade de tinta, sabendo que as primeiras passagens do cotonete são as mais fortes, deixando maior quantidade de tinta no papel.
A ideia é substituir os pinceis pelos cotonetes e brincar com a tinta guache através dos diferentes modos de usar esse material. Aperte, deslize ou pontue o cotonete com tinta guache no papel e, assim, entenda as possibilidades.
Manchou a roupa? Veja como tirar tinta guache de roupa
Se a roupa manchou com a tinta guache e, imediatamente, foi colocada para lavar com água e sabão, a tinta poderá sair facilmente.
Mas se a mancha foi percebida quando a tinta já estava seca, talvez seja preciso cuidados especiais para tirá-la.
A tinta guache, dificilmente, é absorvida pelo tecido nas camadas mais profundas, então quando ela está seca fica uma mancha em relevo.
Assim, o primeiro passo é tentar tirar o excesso de tinta com uma espátula, depois esfregar com água e sabão neutro para ver se a mancha consegue ser removida.
Caso contrário, aplique vinagre branco em cima da mancha e espalhe o vinagre com o auxílio de um algodão, buscando tirar a tinta da roupa.
Outro produto, que pode ser utilizado da mesma forma que o vinagre, é a acetona. Em ambos os casos, use algodão para remover a tinta, colocando a roupa para ser lavada em seguida.
Não precisa mais se preocupar com manchas na roupa durante a feitura dos desenhos com tinta guache.