As etiquetas para temperos são oferecem uma praticidade imensa na hora de organizar os vários potinhos de temperos (ou de qualquer outra coisa) em casa.
Muitas profissionais da organização recomendam o uso dessas etiquetas, então para manter tudo em ordem, veja como fazer essas famosas etiquetas de forma simples e rápida.
Modelos de Etiquetas para temperos para imprimir
Antes de falar diretamente das etiquetas, procure potinhos que caibam todos os temperos. Mas padroniza o tamanho e o modelo deles para que fique tudo igual.
No mercado é comum encontrar potes de diversos preços e, inclusive, é possível encontrar kits que saem muito mais em conta, nesse caso.
Logo após decidir o tamanho e o lugar em que irá colocar esses potinhos de vidro é só imprimir as etiquetas. A depender do local onde os potes ficarão, elas podem ser coladas em cima da tampa ou até mesmo na lateral.
Veja ainda: 50 Sugestões de artesanatos para cozinha
A dica principal é deixar o nome dos temperos à mostra para que seja fácil de ser encontrado.
Há vários modelos de etiquetas para agradar a todos os tipos de pessoas. Logo abaixo estão alguns modelos que podem ser baixados de forma gratuita.
Veja também: Como fazer organizadores de cozinha com material
Confira ainda: Como fazer prateleiras de cozinha criativas
Veja mais: Enfeites para bancada da cozinha
Como fazer etiquetas para temperos passo a passo
Fazer etiquetas para temperos para organizar a própria cozinha pode se tornar também uma fonte de renda. Isso mesmo, já que muitas pessoas não tem tempo para fazerem e também não conseguem fazer da forma correta sozinhas. Então, veja o passo a passo para aprender.
Para fazer você vai precisar de:
- Potes para os temperos;
- Fita adesiva larga;
- Tesoura;
- Água;
– Nomes dos temperos impressos por impressora a laser (ou xerox). O importante aqui é não utilizar impressora com jato de tinta, se não irá desfazer.
Como fazer:
- A primeira coisa a fazer é recortar os nomes dos temperos. É recomendado recortar de dois em dois porque cabem dois na fita que é larga. Assim não demorará horas para fazer a etiqueta de todos os temperos.
- Depois disso, estenda a fita com a pontinha presa na mesa e a parte colante para cima. É a hora de pegar o papel recortado e colar nessa fita. Cuidado para não dar bolhas. Depois disso, recorte com a tesoura.
- O próximo passo é recortar do tamanho certinho da palavra, mas deixando uma borda em branco. Agora, por 1 minuto, mergulhe essas palavras em um potinho com água. E, depois desse tempo, retire todo o branco do papel com as mãos mesmo.
- Com o nome transparente, coloque para secar e estará ponto para ser colado no pote. Não precisa adicionar cola.
- As etiquetas para temperos devem ser resistentes, ter aderência em superfícies como vidros, fórmicas, acrílicos, plásticos e semelhantes. Observação: A impressão pode ser feita em papel comum ou até mesmo diretamente em folha que seja adesiva.
- Assim fica mais fácil ainda, pois após a impressão é só colar no pote e organizar os temperos (ou outros itens) da melhor forma possível.
Etiqueta para temperos editável em PDF
Normalmente, são disponibilizados etiquetas em arquivo PDF para download, assim como será encontrado logo abaixo. Mas, por ser em PDF torna a tarefa do editável mais difícil, porém ainda assim é possível.
Se alguma etiqueta não estiver de acordo com as preferências do usuário, pode converter o arquivo PDF em Word utilizando algum site que faça isso online e de forma gratuita.
Que tal dar uma olhada nessas e depois decidir por qual optar?
Nomes de temperos mais usados nos porta temperos
Os nomes de temperos mais encontrados e utilizados nas cozinhas são:
- alho,
- sal,
- páprica,
- cominho,
- pimenta,
- salsinha,
- tomilho,
- sálvia,
- manjericão,
- coentro,
- orégano,
- chimichurri,
- curry,
- alecrim,
- cebolinha,
- bicarbonato,
- cúrcuma e outros.
A quantidade e a variedade de temperos pode variar de acordo com o paladar de cada pessoa e da sua utilização no dia a dia. Afinal, não adianta ter um porta temperos completamente cheio de condimentos que nunca foram e nunca serão utilizados, não é mesmo?
Como improvisar porta temperos giratório?
Um porta temperos giratório pode ser o sonho de consumo de qualquer pessoa por ser super prático quando não se tem muito espaço na cozinha. Então, que tal fazer um seguindo as instruções abaixo?
Com todos os temperos já em seus recipientes e etiquetados, pegue:
- Duas travessas redondas que sejam iguais e tenham o mesmo tamanho;
- Algumas bolinhas de gude;
Agora, encha uma travessa com as bolinhas de gude e use a outra travessa para colocar em cima como se fosse encaixar uma dentro da outra. E pronto! Só colocar os temperos em cima e aproveitar.
Veja o vídeo:
De toda forma as etiquetas para temperos são úteis. Não perca tempo e faça já todas as que são necessárias para ter uma cozinha organizada.