As feiras de artesanato internacional são eventos que reúnem produtos feitos por artesãos do Brasil e do mundo. É uma excelente oportunidade para artistas talentosos terem seu trabalho exposto e também para o público, que pode ver de perto e adquirir peças únicas, feitas com os materiais mais variados possíveis.
A cada ano, são várias feiras organizadas em diversos estados brasileiros. Nos estandes é possível encontrar peças decorativas feitas com diversos tipos de materiais.
Feiras de artesanato no Brasil
Em terras tupiniquins, as feiras acontecem em todos os cantos durante o ano inteiro. Em São Paulo, por exemplo, o Shopping Center 3 abriu espaço para a Feira Étnica de Arte e Artesanato, que contou com obras de artistas refugiados de países como Síria, Guiana Inglesa, Senegal, Togo, Nigéria e Haiti. O evento ocorreu entre os dias 17 e 19 de março e expôs peças como luminárias, artigos em couro, perfume, camisas, lenços e turbantes.
Em Macapá, capital do Amapá, a última feira aconteceu em setembro de 2016 e apresentou diversos produtos feitos por artesãos internacionais. Além dos dois últimos estados, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal recebem ainda este ano eventos que apoiam e divulgam o trabalho de artistas talentosos e promissores, tanto brasileiros quanto estrangeiros. A maioria dos eventos conta com o apoio de prefeituras e secretárias de cultura, lazer e turismo.
Datas e horários das Feiras Internacionais de Artesanato
A Feira Internacional de Artesanato e Decoração, no Sergipe, está acontecendo desde o dia 5 de abril no RioMar Shooping e vai até o dia 23. O evento acontece na Praça de Eventos e Compras e expõe peças produzidas por artistas de diferentes países, como Turquia, Índia, Filipinas, Japão, Bolívia e Polinésia Francesa. Além disso, artesãos brasileiros vindos de Estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também podem divulgar seus trabalhos. A mostra fica aberta ao público das 10h às 22h.
Em Brasília, a 11ª Feira Internacional de Artesanato também está a pleno vapor e funciona desde o dia 14 de abril. Com previsão de término para o dia 23 do mesmo mês, a mostra acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Além de comercializar produtos e divulgar artistas, o evento também tem o objetivo de promover palestras, apresentações culturais e oficinas. Segundo Hilda Alves, uma das organizadoras, a feira é uma vitrine do artesanato brasileiro.
Já em Pernambuco, mais precisamente em Olinda, a Feira Internacional de Negócios do Artesanato acontecerá apenas em julho, indo entre os dias 6 e 16 do respectivo mês. Considerada a maior da América Latina neste setor, a mostra reúne peças de muitos artesãos brasileiros e também homenageia, a cada edição, um artista diferente. Na última feira de artesanatos, por exemplo, os homenageados foram os pernambucanos Manuel Eudócio e Naná Vasconcelos.