Precisa planejar uma festa de casamento simples e não sabe por onde começar? Existem várias maneiras de fazer isso gastando pouco e com um resultado lindo, do jeito que você sempre sonhou.
O casamento é um dos momentos mais sonhados na vida de uma pessoa. As mulheres, principalmente, veem esta data como seu dia de princesa e tudo precisa ser perfeito, ainda que de um jeitinho simples.
É possível ter o casamento dos sonhos e comemorá-lo apenas com as pessoas mais próximas, ao invés de fazer um festão para muitos convidados.
Uma ornamentação simples, com um estilo rústico por exemplo, pode deixar a festa mais barata. Além disso, a decoração da mesa do bolo também faz toda a diferença no orçamento.
Então, confira algumas dicas sobre decoração e preparativos para a festa ficar inesquecível.
Como organizar uma festa de casamento simples e barata
Para planejar uma festa de casamento simples, o primeiro passo é ter em mente que alguns detalhes precisam ficar de fora. Ou seja, o ideal é priorizar o que realmente importa para evitar gastos excessivos e caprichar mais nesses detalhes.
Colocar no papel todos os detalhes é fundamental para organizar um casamento e evitar muitos gastos. Isso porque, dentro do planejamento está também o orçamento e, com isso, dá para cortar o que não cabe nele e o que não é tão importante.
Veja abaixo uma lista de processos para seguir e planejar o casamento dos sonhos, de um jeito simples e econômico!
Festa no civil, na igreja ou em ambos?
O casamento no civil é a parte mais importante, pois é nele que o casal será de fato casado no papel. Para ter direito a certidão de casamento e toda a papelada referente a isso, é necessário que se formalize a união através do civil.
Porém, essa parte não precisa necessariamente ser feita no cartório. É possível contratar um juiz de paz para celebrar e formalizar a união onde desejar, inclusive, em casa se assim preferir.
Muitas pessoas não abrem mão do casamento na igreja, mas é importante saber que esse processo é feito após a união no civil. Tudo isso pode ser feito no mesmo dia ou, se preferir, em dias diferentes.
Vestido de casamento e roupa do noivo
Com certeza uma das partes que mais preocupa em uma festa de casamento simples é a escolha das vestimentas. É preciso escolher o vestido da noiva e também deixar no jeito a roupa do noivo com antecedência.
Comprar o vestido dos sonhos ou mandar fazer pode não ser uma opção muito barata. O melhor é que existem algumas alternativas para isso. Um exemplo é alugar o vestido ao invés de comprar.
Outra opção é comprar algum vestido que goste de segunda mão. Muitas noivas usam o vestido e depois acabam passando para frente. Com isso, dá para comprar em um preço bem mais acessível e reformar ou ajustar da maneira que preferir.
O mesmo acontece com a roupa do noivo, pois, é também é possível encontrar de segunda mão e alugar. Mas, quem desejar comprar pronto ou mandar fazer, o preço dos ternos, normalmente, são melhores que os vestidos.
O ideal é fazer uma pesquisa com antecedência e decidir o que for melhor e que fique dentro do orçamento.
Escolha do local (sítio, quintal de casa, ao ar livre)
Escolher o local da festa de casamento simples pode ser mais fácil para quem tem um ambiente externo amplo. Com isso, seja em um sítio, na praia ou no quintal de casa, pode fazer uma linda festa sem ter que gastar com o espaço.
A chegada do casamento é geralmente feita em um local agradável. Dependendo da quantidade de convidados pode-se fazer isso em casa mesmo. Por outro lado, em casamentos realizados em épocas quentes, a opção ao ar livre é uma ótima ideia.
Ideias para decoração e arrumação do espaço
Para quem deseja realizar uma festa de casamento simples, o rústico é a maior tendência. É simples, prático, econômico, pois pode-se aproveitar ao máximo itens e móveis que já possui, como mesa de madeira ou pallet, por exemplo.
Além disso, fica lindo, principalmente, para casamentos ao ar livre, onde a combinação de rústico com itens da natureza é perfeita. Adicionar flores e plantas também faz toda a diferença.
Plaquinhas decorativas podem ser feitas em casa e deixam o ambiente mais aconchegante e personalizado.
Casamentos na praia podem ser ainda mais econômico no que tange a decoração. Afinal de contas, o mar já é a decoração perfeita, não é mesmo.
Com isso, basta alguns toques como tules enrolados nas cadeiras para dar um charme e algumas plantas escolhidas pelo casal. Para finalizar, um pequeno altar para a celebração e o tapete de passagem até o altar são também itens fundamentais que não podem ficar de fora.
Para a chegada, a decoração pode ser com mesas individuais com 2 ou 4 cadeiras, mas, dependendo da quantidade de convidados e do espaço disponível, uma grande mesa para todos celebrarem juntos também pode ser uma opção.
O que servir para não gastar muito?
O ideal para não ter muitos gastos com a festa de casamento simples é não optar por buffet. Eles são relativamente mais caros e geram um aumento significativo no orçamento.
É importante primeiramente saber o que os noivos gostam e optar por algo que seja comum de agradar a todos os paladares. Uma opção simples e que vem sendo muito usada é finger foods.
Essa é uma ideia de ilha gastronômica que possui bebidas e menus informais que são servidos em pratos individuais e rústicos. O melhor de tudo é que os noivos podem escolher as comidas e fica bem mais em conta que os tradicionais buffets.
Quanto custa uma festa de casamento simples para 2022/2023?
Definir um preço padrão é muito complicado, mesmo que seja uma festa de casamento simples. Cada festa varia de acordo com as escolhas do casal, pois a decoração pode ser simples, mas alguns itens escolhidos podem elevar o valor e deixar mais caro que outro.
O mais importante para saber o preço adequado e se planejar para esse gasto é fazer um orçamento prévio, ou seja, mesmo com bastante tempo de antecedência, fazer uma lista do que deseja e calcular os preços.
É importante ressaltar que a cada ano os valores pode mudar e, para quem irá se casar em 2023, por exemplo, pode deixar tudo preparado esse ano e garantir o valor atual combinando em contrato com os fornecedores.
Outro ponto importante é que utilizar todos os recursos existentes em casa contribui muito com a economia. Pode-se utilizar o espaço, plantas naturais, móveis rústicos e o que mais combinar com a decoração e for viável.