O festão de Natal é um dos materiais mais usados nas decorações natalinas ao redor do mundo, até porque seu design lembra muito o de uma árvore.
Justamente por isso, o festão era mais comumente escolhido para preencher árvores de Natal, ao enrolá-lo sobre os galhos.
Com o passar do tempo, a criatividade invadiu a mente das pessoas e surgiram novos modelos, com cores (dourado, prata, vermelho, verde, etc), acabamentos e tamanhos diversos.
Quanto ao formato, o festão pode ser feito sob linha ou aramado, e é ideal para dar volume aos adereços; você pode optar também por um modelo fino ou mais grosso.
Mas antes de adquirir seu festão, é melhor decidir antes como será sua decoração de Natal, para que ele não fique fora do tom e você tenha um resultado belíssimo em sua casa.
A versatilidade desse objeto permite que você não se prenda as cores tradicionais da festa, enfeitando seu cantinho com as cores e estilos que mais gosta.
Então, se procura inspiração para montar seu cenário com festões de Natal, confira as imagens abaixo e garanta já o seu:
Como fazer árvore de Natal com festão
Mãos à obra! Saiba o que você precisa para montar uma linda árvore de Natal usando o festão:
Materiais:
- Árvore de Natal – do tamanho que preferir;
- Festão – no mesmo tom de cor da árvore;
- Enfeites natalinos diversos.
Passo a passo:
Com a estrutura da árvore montada, enrole o festão da base até o topo; se o pedaço for muito grande, corte em tiras para facilitar. Após chegar ao topo, enfeite com os adereços a seu gosto.
O vídeo a seguir te ajuda a não perder nenhum detalhe:
Decoração de Natal com festão na parede
Caso não disponha de muito espaço em casa ou queira uma decoração diferente para este Natal, experimente usar o festão na parede.
Nesse contexto, os modelos mais comuns são as guirlandas e árvores. No caso dessa última, você pode estruturá-la com pregos, ou sob um suporte (madeira, mdf, isopor) – para não comprometer sua parede.
Dicas para decoração usando festão de Natal grosso
Se você procura por volume em seu décor, escolha modelos de festão com espessura grossa; este tipo enfeita bem os corrimões, janelas, balcões, varandas ou sacadas.
O que é festão aramado de Natal e como você pode fazer coisas lindas com ele
Esse tipo de festão possui arame em sua base, o que garante uma melhor sustentação na hora de enfeitar.
E exatamente por isso, você fica à vontade para arrumar seu espaço com ele da forma que preferir! Dentre as opções de ideias para usar o festão aramado, temos: canto de paredes, sobre a lareira (caso tenha), prateleiras, suporte de cortinas, arranjo para mesa, enrolado na escada e por aí vai…
Festões de Natal decorados podem facilitar a sua vida
Além do efeito de neve, os festões podem já vir de fábrica com alguns adereços, como pequenas estrelas ou sinos. Para quem gosta de praticidade é um prato cheio; é quase como levar dois itens em um. E ajuda bastante para incrementar o cenário natalino de forma geral.
Este acessório é literalmente um amigo na hora de criar e montar seu cenário de Natal, pois é versátil e prático; dá para enfeitar os espaços usando apenas ele! São várias formas e estilos para você escolher, e o resultado além de satisfatório, ficará lindo e no clima de festa.
Como usar o festão de Natal na porta
O formato mais usado do festão para decorar portas é sem dúvidas, a guirlanda de Natal. Outro tipo muito escolhido é o de moldura, onde se cobre as laterais e a parte superior da porta.
Se não quiser contemplar todo o espaço, use apenas a parte de cima da porta, fazendo um arco; fica mágico e bem bonito – principalmente se você encaixar os piscas natalinos e outros enfeites.
Origem da Árvore de Natal
Durante muito tempo nos acostumamos a usar árvores artificiais para compor a décor natalina, mas muitas pessoas ainda hoje preferem usar os modelos naturais. Essa preferência mantém as antigas tradições, que iniciaram a prática.
Os pioneiros no hábito de montar árvores foram os romanos, que celebravam no mês de dezembro o “Deus Sol”, que surgia com o solstício de inverno, no dia 21. Esse povo saudava Saturno, divindade das colheitas; sua festa era denominada então de Saturnália ou Saturninas, com árvores cheia de adornos luminosos.
Outra divindade também era contemplada através da decoração das árvores: o “Deus da Luz”. As árvores significavam o elo entre a Terra e o Céu, e eram aliadas da fertilidade e continuidade da vida.
A árvore de Natal como a vemos hoje foi difundida entre os séculos XVI e XVIII, na Alemanha. Aos poucos, o hábito se espalhou entre países e continentes, assim como uma outra famosa figura dos festejos, o Papai Noel.
Porém as semelhanças terminam aqui, pois cada nação adicionou detalhes únicos de sua cultura e hábitos. Hoje, a celebração é feita em várias partes do globo, de forma ainda mais especial. Cada família celebra e decora seus lares de acordo com suas crenças.
O motivo para essas diferentes interpretações, além das crenças religiosas – e justamente por elas – reside nos tipos dos enfeites. Dessa forma, composições espetaculares são feitas, com árvores de Natal deslumbrantes e representando a fé e gostos pessoais de cada região.
Tipos de árvores
Basicamente, são dois tipos para você escolher:
Naturais: Esse modelo é bastante delicado, com necessidade de cuidado e atenção. Se a muda for plantada para ser colocada em ambientes internos, lembre-se que ela precisa ficar próxima aos raios solares e ventilação – além da troca de vasos a medida em que cresce. Ao seguir essas dicas, sua árvore pode durar até três anos.
É importante ressaltar: não use enfeites natalinos muito pesados nesse modelo, pois os galhos podem ceder. As tradicionais luzes de Natal precisam ter boa qualidade, com lâmpadas que não esquentem – prevenindo assim as chances de incêndio.
Quanto as espécies, no Brasil as mais comuns são os ciprestes, criptomérias e as tuias.
Artificiais: Amplamente difundidas, as árvores artificiais podem ser feitas de PVC, fibra ótica e até garrafas PET. Seus tipos variam entre pinheiro americano, árvore amazônica, árvore alemã, árvore canadense, pinheiro Atlanta e pinheiro tropical.
Como montar sua árvore de Natal – passo a passo
Essa com certeza é uma das melhores partes do processo: abrir e montar sua árvore de Natal! Seguindo esses passos simples, seu resultado será incrível; acompanhe:
Passo 1 – A primeira coisa a fazer é abrir seu pinheiro, consertando qualquer amassado nos galhos; por ser a base da decoração, ele precisa estar bem seguro. E mesmo que seu modelo não seja tão farto, o festão de Natal está aí para te auxiliar.
Passo 2 – Se optar pelo modelo natural, ponha-o sobre uma base onde seja possível regá-lo, mantendo a saúde da planta até o dia de encerramento das festas natalinas.
Passo 3 – A seguir, é chegada a hora das luzes pisca-pisca. Elas vêm antes dos enfeites para que os fios fiquem escondidos, na parte interna da árvore. Além de organizada, sua árvore terá um efeito ainda mais bonito, pois a iluminação vem de dentro para fora.
Passo 4 – Ao colocar os enfeites, acenda os pisca-piscas; dessa forma, você tem maior visibilidade das áreas menos cheias, que precisam de reforço. A dica de ouro é: comece pelos adornos maiores e vá diminuindo, pois os buracos que sobrarem são mais facilmente preenchidos.
Passo 5 – Enquanto organiza, pare por alguns momentos e passe uma vista na árvore, mais de longe – para visualizar melhor os espaços que ainda estiverem vazios. Uma arvore bem preenchida é elegante, e o cenário perfeito para muitas fotos em família.
Passo 6 – No topo, você pode colocar a já conhecida estrela ou algum outro enfeite, como laço, sino, anjo e até fotos de sua família e amigos.
Veja algumas dicas que encontramos no canal IG:
Árvores de Natal e suas características
Antes de decidir sobre qual árvore escolher, analise os seguintes aspectos:
- Tamanho: Após decidir em qual local de sua casa a árvore irá ficar, tire as medidas para que o tamanho dela se encaixe de forma harmônica; o máximo de altura recomendado são dois palmos do teto.
- Cor: Aqui, o conta é seu gosto pessoal, e o ambiente em que a árvore vai estar. O tom verde, além de ser mais próximo ao modelo real, traz os significados de esperança, força e renascimento. Outras opções de cores disponíveis são azul, branca, dourado, prata, rosa, lilás.
- Enfeites: A variedade de modelos, tipos, cores e tamanhos dos adornos natalinos parece não ter fim. Mais uma vez, vai depender do gosto de quem decora. Alguns desse enfeites carregam significados:
Anjos – Retratam o nascimento do menino Jesus; são os mensageiros de Deus;
Bolas coloridas: Sinalizam fertilidade e renovação, os frutos da árvore;
Estrelas: Representam a chegada de Jesus no dia de seu nascimento;
Sinos: Responsáveis por anunciar grandes eventos;
Velas: Simbolizam a figura de Jesus, que é “A Luz do Mundo”;
Guirlandas: Esperança de uma nova vida.
Veja também mais algumas ideias para decorar com festão: