Que tal fazer flores de papel para decoração, seja na sua festa ou na sua casa? Você pode aprender aqui o passo a passo de como fazer esse enfeite bonito e tão simples de ser confeccionado.
Decorar ambientes com flores de papel é uma ótima ideia, sabendo que, todo dia, muita gente costuma desperdiçar papel, um recurso que é tão útil para diversas e inúmeras funções. O uso de papel para fazer um ornamento como este é um artesanato sustentável.
O charme proporcionado por esse adereço é perfeito para decorações entre muitas outras possibilidades! Datas como dia das mães, dia internacional da mulher e dia dos namorados, por exemplo, pedem um mimo tão pessoal, carismático e belo como este, não acha? Então, vamos aprender a fazer?
Flores de papel para decoração
Flores de papel são lindas e decoram qualquer ambiente: com elas, é primavera todo dia, e as flores nunca morrem! Esse artesanato é bem versátil: você pode adornar qualquer lugar da sua casa, dar de presente a alguém que você ama em uma data especial, utilizar de enfeite em uma festa… As possibilidades são inúmeras. E outra: a decoração não fica infantil, muito menos parecendo coisa de escola: dá só uma olhada no resultado final da nossa flor de papel!
Linda, né? E fazer flores de papel é bem simples. São poucos materiais envolvidos e não exige muito tempo para se confeccionar, já que o papel é um material versátil e acessível. O resultado da sua flor de papel será surpreendente, se você seguir o nosso passo a passo! Vamos aos materiais?
Para fazer flores de papel, você vai precisar de:
- Um lápis;
- Uma régua;
- Cola (foi utilizada cola de silicone, mas você pode usar cola branca!)
- Uma moeda de um real;
- Uma tesoura;
- Quatro papéis de bloco de anotação colorido de gramatura de 80 a 100g/m², de 8,5 cm de lado (ou outro tamanho desde que seja quadrado);
- Um palito de pirulito.
Molde de flores de papel para decoração
O molde utilizado para produzir uma flor de papel foi a moeda de um real, já que tem as medidas exatas para fazê-la. Atente-se ao passo a passo e entenda como utilizar a moeda como molde!
Como fazer flores de papel para decoração, passo a passo
Demos preferência ao uso de papel de bloco de anotação colorido, mas você pode utilizar qualquer papel que mais lhe agradar, uma vez que contenha gramatura de 80 a 100g/m² e esteja no formato quadrado. Em seguida, dobre os quatro papéis em triângulos três vezes, conforme a figura.
Utilizando uma moeda de um real como molde, trace com o lápis o arco da metade da circunferência, indicado pela imagem abaixo.
Assim que terminar de riscar nos triângulos, tendo como base a própria circunferência da moeda de um real, recorte-os na linha dos traços feitos, desta forma:
Com a tesoura, corte minimamente os fundos das dobraduras em todos os papéis e, em seguida, abra-a. O resultado deverá ser este:
Como esta dobradura corresponde à estrutura das pétalas, corte com a tesoura uma pétala de uma delas, duas de outra, três da próxima e quatro da subsequente, em corte ÚNICO, conforme a imagem abaixo indica:
Portanto, é exatamente assim que as pétalas devem ficar:
Fazendo uso do palito citado anteriormente, vá enrolando as pétalas para trás, suavizando-as em seus contornos.
Cole unindo apenas as pontas dos moldes, até que eles estejam em formato de cone de sorvete. Nós utilizamos cola de silicone, mas você pode usar a cola que quiser para unir os papéis. É válido ressaltar que é preciso pressionar fixadamente, para a cola aderir a ambos os papéis!
E repita o processo cautelosamente com todos os outros modelos…
… Até que todos estejam bem colados.
No final, é basicamente assim que as pétalas coladas devem ficar:
Não esqueça de ir arredondando os contornos com o palito enquanto cola os cones de pétala menores em seus respectivos cones de pétala maiores, uma por dentro da outra, pressionando para a cola fixar, segundo a imagem abaixo:
E é assim que sua flor ficará após seguir este passo a passo: linda e pronta para adornar seu ambiente! Olha que elegância!
E aí? Curtiu ler essa matéria?
Aprender a fazer flores de papel para decoração não exige complexidades: é super simples de fazer e o resultado é belíssimo! Confira aqui outras postagens sobre decoração, artesanato, confecções e DIY’s, no Artesanato Passo a Passo!
Se ainda ficou alguma dúvida, confira também em vídeo:
amei a página.