A guirlanda de Páscoa já é, por si só, uma ideia fabulosa, pois servirá para decorar as portas, as paredes e os painéis do ambiente para a comemoração em família.
Essa data no Brasil pode até não ser uma tradição tão forte como é a do Natal, mas é marcante para o calendário, de modo que todos se lembram dos chocolates, da história bíblica e da confraternização em família.
O formato circular da guirlanda harmoniza o espaço, garante que a criatividade possa ser desenvolvida a partir de muitos elementos interessantes e ainda provoca um bem estar enorme ao ser decorado com as próprias mãos.
Essa é a vantagem do artesanato na vida das pessoas. Dessa maneira, a composição e os arranjos ficam a critério do artesão ou da artesã que vai construir a guirlanda.
É possível decorar a guirlanda com coelho, cenoura, flores, laços, ovos, entre muitos outros enfeites de porta.
Dicas de decoração para guirlanda de Páscoa
A primeira dica é usar os elementos tradicionais da Páscoa para a decoração da sua guirlanda, aproveitando com criatividade os materiais que já possui em coisa.
Coelhos
Os coelhos, que representam a fertilidade, nesta comemoração, podem ser de pelúcia, podem ser de plástico, podem ser feitos à mão através do EVA e do feltro, etc.
Ovos de Páscoa
Os ovos, que representam o renascimento, são geralmente de plástico ou isopor e, em seguida, podem ser customizados à vontade.
Flores e Cenouras
Outros elementos, como flores, cruzes, ramos de folhas, cenouras, sinos e laços, são também produzidos com diversos materiais e organizados conforme o modelo escolhido.
Então, a segunda dica, é escolher apenas alguns desses elementos para montar uma composição harmônica.
Religiosa
Por exemplo, se o intuito for falar da religiosidade cristã nesse momento, a guirlanda pode ter uma temática histórica, sendo feita toda em papel e com desenhos e textos bíblicos.
Nesses desenhos, as ovelhas, a cruz, a história da crucificação e da ressureição de Jesus Cristo podem aparecer.
Entretanto, se a ideia é focar na figura do coelho, pode-se somar à esta figura os ovos, as cenouras, as flores e as folhas, por exemplo, além dos laços de fita para o acabamento.
Contudo, uma guirlanda também pode ser feita de doces ou somente com ovos, unindo várias peças de um mesmo formato, mas com cores ou tamanhos diferentes.
São muitas maneiras de fazer a guirlanda e a terceira dica é entender como fazer a ornamentação criando nuances distintas. A questão das nuances pode envolver o aro da guirlanda, as figuras em destaque e os tipos de materiais usados.
Pode-se deixar o aro da guirlanda aparente ou escondido, seja ele feito de qualquer tipo de material, como plástico, lã, metal ou cipó.
A partir dessa base (o aro) é que se deve criar a junção dos elementos sobrepostos, encaixados e/ou colados, de um mesmo material ou feitos de materiais diferentes.
Tudo que não precisa ser visto, seja uma falha na peça ou não, precisa ser escondido, de modo que o acabamento possa ser feito com o uso desses elementos dispostos na base.
Acabamento da guirlanda
O acabamento pode ser um laço, uma estrela, uma flor que arremata a composição e deixa a guirlanda mais charmosa e graciosa.
Cada guirlanda é feita de maneira única, sendo uma oportunidade para personalizar sua decoração a partir de sua identidade, dos seus gostos e preferências.
Customize, combine e arranje todos os elementos de acordo com a sua imaginação e criatividade.
Enfim, está é a quarta e última dica: imprima a sua marca e aproveite a Páscoa.
Guirlanda de Páscoa em EVA
A guirlanda de Páscoa feita com EVA fica colorida, alegre e fácil de ser feita. Basta desenhar os elementos, recortá-los e fazer a ornamentação como quiser.
Os moldes encontrados na internet vão ajudar aqueles que não tiverem experiência com desenho, facilitando o processo de criação de imagens.
Além disso, há muitas sobreposições para garantir uma figura mais elaborada e, minimamente, completa.
No entanto, o EVA pode surpreender pelo seu múltiplo uso, pois a sua guirlanda pode ser feita totalmente com esse material.
Organize os desenhos que precisam ser expostos, sejam eles flores, ovelhas, cenouras ou coelhos.
Coloque ainda frases como “Feliz Páscoa”, que podem ser escritas à mão com canetas ou com glitter ou podem ter as letras feitas com o EVA ou outro material.
O ideal é poder variar também os materiais, fazendo pelo menos um pequeno detalhe com fitas de cetim, cordões dourados, coelhos de feltro, entre outras possibilidades.
Ao invés disso, o EVA pode servir para formar o detalhe que falta para a sua guirlanda ficar perfeita.
Guirlanda de Páscoa em feltro
O feltro deixa a guirlanda de Páscoa mais fofa, aconchegante e acolhedora. Ele é capaz de deixar as figuras tridimensionais mais macias e fofinhas, sem precisar gastar muito.
Então, a própria guirlanda ou outros elementos contidos nela, podem ganhar volume com o uso do feltro que, geralmente, é usado com preenchimento de fibras.
As fibras podem ser sintéticas, como é o caso da fibra de silicone, ou pode ser o algodão, por exemplo. Por cima do feltro, para fazer certos acabamentos, alguns detalhes em EVA, fitas de pompom e crochê podem contribuir para dar outras texturas em determinados objetos.
É o caso do coelho que pode ter um laço no pescoço feito de fita gorgurão ou uma boca com bochechas feitas em EVA.
Sem falar também no olho de pressão e nos botões que podem ser inseridos em um visual específico para os seus elementos pascoais.
Guirlanda de Páscoa com juta
A juta traz um aspecto rústico para todos os objetos que nela se formam, e não seria diferente na Guirlanda de Páscoa.
O material pode ser recortado ou dobrado por cima de uma base rígida e circular para montar a estrutura da guirlanda.
A partir dela, os laços em juta, as flores em juta ou até mesmo o contorno do coelho feito em juta, podem preencher e ornamentar a guirlanda.
Ela (a juta) pode ser usada como o feltro, pois não deixa de ser um tipo de tecido, no qual pode ser preenchido com fibras para dar volume aos elementos construídos.
Para isso, existem moldes que ajudam na confecção dessas peças fofas e facilitam o passo a passo.
A juta combina com outras texturas como outros tipos de tecidos, fitas e pompons, além de itens feitos com madeira ou em cores terrosas. Inclusive, o MDF pode ser um bom material para a produção da estrutura da guirlanda que pode ser revestida com juta.
Experimente e crie sua ornamentação com essas ideias incríveis, dando ainda um tom moderno para a respectiva textura.
A juta forma guirlandas através de dobras, costuras ou de uma colagem específica.
As opções podem ser ainda mais elaboradas, como quando se usa uma juta crua com uma juta vermelha, unindo cores para uma composição geral mais ousada.
A mescla de cores da juta oferece mais modelos criativos de guirlandas para a Páscoa.
Os cordões de juta também servem para fazer amarrações, prendendo algumas figuras na guirlanda ou ainda fazendo detalhes em laços, nas fitas ou ao redor da estrutura.
Um cordão emaranhado pode fazer um efeito bem parecido com o do cipó quando é usado para criar a estrutura da guirlanda.
Dessa forma, o mesmo pode ser feito para formar a base circular principal, colocando goma laca incolor para endurecer o cordão de juta, por exemplo.
Guirlanda de Páscoa em Amigurumi
Amigurumi é uma técnica para fazer bonecos e, nesse caso, pode ser usada a serviço da construção dos conhecidos e famosos coelhos da Páscoa.
Além dos coelhos, outros itens como a estrutura da guirlanda, os ovos e as cenouras, também pode ser feitos com amigurumi.
São objetos que ficam com uma textura diferente, do tipo pontilhada, por causa do ponto usado nessa técnica. A guirlanda fica uma gracinha e tem como fazer diversos modelos com tipos diferentes de cada figura.
O coelho, por exemplo, pode ser feito pequeno ou grande, com um corpo mais comprido ou achatado, com membros ou sem membros, entre outros aspectos diversos.
Perceba que a guirlanda pode ser ainda mais simples, quando é formada apenas com a junção de uma figura repetida que pode ser o caso de vários ovos feitos em amigurumi.
Vale ressltar que o amigurumi é diferente do tricô ou do crochê, que são técnicas feitas com fios e que também poderiam ser usadas nas confecções de guirlandas.
Contudo, o efeito/resultado do amigurumi é único, se trata ainda de uma técnica japonesa muito admirada em todo o mundo.
Modelos em MDF
As guirlandas em MDF com a temática da Páscoa, muitas vezes já são vendidas em modelos prontos, contendo desenhos e imagens da tradição.
Desse modo, só há a necessidade da decoração personalizada, com tintas, pedras, tecidos, glitter, entre outros elementos.
Porém, o MDF pode ser a base estrutural da guirlanda, sem desenhos, mas revestido com outros materiais para conter os elementos decorativos posteriormente.
Dessa forma, o material (MDF) ganha volume, porque pode haver preenchimento nele quando ele é revestido de tecido, por exemplo. Então, a dimensão plana dele permite também uma dimensão tridimensional.
Outra opção é comprar as partes em MDF, separadamente, pois há imagens de coelhos, de círculos, de cenouras e faixas para escrever palavras, que são vendidas à parte.
Assim, você monta essas partes na ordem que desejar e na posição que quiser, preenchendo mais um lado do que o outro ou fazendo algo mais equilibrado.
Como fazer guirlanda de Páscoa passo a passo
Se ainda tem dúvidas de como fazer uma guirlanda de Páscoa cheia de elementos, veja esse passo a passo simples.
Veja como fica essa ornamentação simples com vários outros elementos no vídeo do canal Pequenos Detalhes Atelier:
Lembre-se que você pode substituir qualquer objeto por outro, mas mantenha a mesma função e/ou adapte a receita através das suas necessidades e desejos.
Materiais para fazer a guirlanda de Páscoa:
- Guirlanda de cipó
- Flores artificiais
- Cola quente
- Ovo de isopor
- Coelho de pelúcia
- Fita e cordões
Passo 1
Primeiro, encaixe as flores na guirlanda, trabalhando no arranjo como quiser.
As flores podem estar apenas nas laterais ou em toda a guirlanda, sendo que elas ainda podem esconder a guirlanda ou expor a sua linda estrutura feita de cipó.
Use a cola quente para fixar os galhos das flores ainda mais, depois de encaixá-las, e as flores menores prefira colocá-las com a cola já inserida nelas.
Passo 2
Com bastante cola quente, cole também o coelho na parte central da sua guirlanda, ou amarre ele para não soltar.
Intercale as flores para criar nuances diferente, seja de tamanho ou de cor.
Passo 3
Use uma fita da sua preferência para compor um laço grande ao lado do coelho, amarrando o centro do laço com um cordão.
Faça o acabamento desse laço, fazendo um outro laço com o mesmo cordão usado anteriormente.
Agora, esse laço terá um formato do símbolo do infinito, bem emaranhado, para depois ser colado no centro do laço maior que já foi feito.
Passo 4
Os ovos de isopor que são vendidos em lojas de artesanato, podem ser pintados e decorados com glitter para serem inseridos na guirlanda com mais charme e beleza.
O ideal é organizar as partes de acordo com os objetos que escolher.
Imagens de guirlandas para Páscoa encantadoras
Confira 50 ideias de guirlandas simples e fofas para decoração do seu lar.