Quer saber como ganhar uma renda extra em 2023 através de trabalhos manuais? Aqui, você vai descobrir várias ideias de artesanato para vender e ganhar dinheiro.
Além de conhecer as opções que serão tendência em 2023, também é preciso compreender como o artesanato pode ser um grande aliado para as suas finanças.
Até porque, segundo os estudos feitos pelo Sebrae, o segmento artesanal emprega cerca de 8 milhões de pessoas, movimentando, anualmente, uma média de 28 bilhões de reais.
Além disso, os benefícios de fazer artesanato são múltiplos, como a possibilidade de trabalhar em casa, ter um baixo investimento e prazer no que faz.
Sem falar que as peças manuais podem ser vendidas facilmente na internet, gerando maior acesso e reconhecimento da sua marca.
10 Ideias de artesanato para vender em 2023
As ideias artesanais serão essenciais para te ajudar a vender mais em 2023, pois são ótimas referências e inspirações para colocar a mão na massa.
Obviamente que todo negócio, para além de ideias criativas, precisa ter planejamento e divulgação adequada, direcionada para um público específico.
Portanto, se utilize das ideias apresentadas para começar a se planejar e a criar as suas estratégias para o nicho do mercado que desejar.
1 – Peças de roupa em tricô e crochê
Caso queira trabalhar com tricô ou crochê, confira os modelos que vão fazer sucesso em 2023.
Seja para o verão ou para o inverno, a moda estará apostando muito nas peças manuais que oferecem visuais diversos: do rústico ao moderno.
2 – Enfeites de parede em macramê
As peças em macramê para a parede são super delicadas e continuarão a fazer sucesso no ano que vem, são diversos modelos para escolher e se inspirar.
Esses enfeites podem ser bem simples de fazer, então para quem está começando no artesanato, a técnica do macramê pode ser uma excelente opção.
3 – Caixa decorada para presentes
Para quem quer produzir peças customizadas, gastando pouco, o caminho pode ser confeccionar caixas decoradas para ter boa rentabilidade.
Afinal, é possível fazer caixas em muitos formatos e tamanhos, contando com modelos personalizados que podem servir para presentes de aniversário, casamento, chá de bebê etc.
4 – Móveis e objetos rústicos
Os móveis de pallet, assim como diversos objetos rústicos, incluindo peças em MDF, objetos de palha e peças em tecido cru, costumam possuir cores terrosas que serão tendência em 2023.
Aproveite esse estilo para confeccionar a maior variedade de itens possíveis.
5 – Tapetes
Os tapetes farão ainda mais sucesso porque, cada vez mais, as pessoas estão preocupadas em customizar os cômodos do lar.
Desse jeito, os tapetes são ótimas opções para a entrada da casa, para corredores e para as composições de conjuntos de banheiro e cozinha.
6 – Decoração com plantas
Elementos da natureza, especialmente flores e plantas, são as peças queridinhas das decorações, por trazerem uma beleza única e um sentimento especial de conexão com a natureza.
As plantas podem embelezar e refrescar casas, apartamentos, jardins, escritórios e muitos outros espaços e, por isso, vender esse tipo de artesanato decorativo vai trazer resultados positivos.
7 – Nécessaire e bolsas
Como sempre, nécessaires e bolsas são acessórios muito utilizados no dia a dia, mas, para além disso, essas peças quando são feitas manualmente acabam se sobressaindo.
As bolsas e nécessaires podem ser feitas de tecido, crochê, palha, sisal, couro e muito mais.
8 – Itens para Pets
Todo mundo sabe que o mercado de peças para pets tem crescido muito e a tendência é crescer ainda mais.
Portanto, o artesanato para pets é uma excelente aposta, especialmente se for para confeccionar peças que cuidem do visual do pet, como lacinhos e roupinhas.
9 – Peças para maternidade / bebês
Fazer peças artesanais para maternidade pode ser uma oportunidade para mergulhar em um segmento maravilhoso para as vendas.
Pode-se investir em porta-maternidade, fraldas e toalhas bordadas em tecido, sapatinhos de crochê, entre outras peças para o enxoval do bebê.
10 – Bijuterias
As bijuterias estão sempre aparecendo nas tendências, em todos os anos.
Em 2023, as bijuterias com aço e metais, bem como os brincos feitos de tecidos e miçangas, serão acessórios que devem ganhar um bom espaço nas vitrines.
Qual o tipo de artesanato que mais vende?
É muito difícil eleger o artesanato mais vendido, pois isso pode variar a depender da região e do público-alvo de cada segmento.
Contudo, os artesanatos feitos com materiais recicláveis ou naturais chamam mais a atenção do consumidor, pois a preocupação ecológica com a sustentabilidade está cada vez maior.
Esses artesanatos estão na lista dos mais vendidos, assim como as peças de crochê e de tecido, feitas com patch aplique, decoupage, bordado, pintura, corte e costura etc.
Qual artesanato será tendência em 2023?
Peças artesanais que tenham brilho e sejam monocromáticas vão ganhar destaque em 2023.
As transparências, as amarrações e os recortes sensuais também farão sucesso nas roupas. Tudo que trouxer uma imagem mais leve e contemporânea estará em alta, especialmente no verão.
Aposte no artesanato, dentro do segmento de roupas/acessórios, de acordo com o público desejado.
Onde vender artesanatos e lucrar?
Existem muitos locais que podem estimular as vendas e fortalecer a sua marca ou o seu negócio para garantir lucros. Veja algumas opções, a seguir:
Em feiras
As feiras são locais com muita gente e costumam ser ótimos espaços para aumentar a lista dos contatos profissionais, incluindo consumidores, fornecedores e outros.
Planeje e organize a sua barraca, personalizando-a de acordo com o seu nicho de mercado do artesanato.
Nas escolas
Já nas escolas, é possível fazer uma divulgação mais dirigida e atenta para vender mais.
Por isso, aposte em dialogar com o seu público-alvo no ambiente, aproveitando todo o tempo disponível que os consumidores podem ter com você, buscando conhecê-los ainda mais.
Na praia
A praia proporciona um momento de relaxamento e diversão para muitas pessoas, então seja cuidadoso(a) ao fazer divulgação e vendas neste local.
Além disso, invista nesse espaço se os seus produtos forem relacionados ao ambiente, como cangas de praia, biquínis, toalhas, sorvetes gourmet etc., para aumentar suas chances de sucesso.
Online
O online é um espaço cada vez mais diverso e que oferece mecanismos para alcançar mais pessoas mesmo com um baixo investimento na divulgação.
Essa opção de vendas é muito importante nos dias de hoje, sendo que o espaço virtual é bastante utilizado para obter renda. Com isto, tire proveito das ideias de artesanato para vender e comece a lucrar.
Adorei o seu post!!