Instrumentos musicais indígenas brasileiros: nomes e imagens

Você conhece alguns instrumentos musicais indígenas do Brasil?

Neste mês em que celebramos o Dia dos Povos Indígenas, é super válido conhecer um pouco mais sobre as referências musicais dessas populações. Vem conferir!

Quais os principais Instrumentos musicais indígenas brasileiros?

A musicalidade dos povos indígenas é bastante atravessada por suas culturas e cosmologias, de modo que seus instrumentos musicais são uma expressão material disso.

Ao mesmo tempo, existe uma profunda diversidade tanto em relação aos formatos dos instrumentos musicais indígenas quanto em relação aos nomes que eles recebem. Assim, eles variam de acordo com cada etnia.

Veja também: Brincadeiras, jogos e brinquedos indígenas mais usados

Siga nosso Instagram e confira artesanatos e moldes PDF para imprimir!

EU QUERO OS MOLDES

Da mesma maneira, os materiais utilizados para a fabricação dos instrumentos são diversos. Eles são extraídos da própria natureza. Veja abaixo alguns exemplos de instrumentos musicais.

Catacá

Esse é um instrumento de atrito feito a partir de dois pedaços de tábua. Enquanto um deles é dentado, o outro tem uma estrutura oposta. Então, o som ocorre a partir do atrito de uma parte com a outra, variando conforme a velocidade e a força colocada no movimento.

Instrumentos musicais indígenas
Foto: Rafaela Meireles – Flickr

É semelhante ao instrumentos que conhecemos como reco-reco. Pode ser confeccionado com diferentes materiais, como bambu e casco de tartarugas.

Leia mais: Desenhos fáceis de índio para colorir

Taquara

Esse canudo feito de madeira ou bambu possui diferentes dimensões e formatos, de modo que pode ter uma abertura nas extremidades ou ser fechado com cera.

Instrumentos musicais indígenas taquara
Foto: mukanishop.com.br

Ele serve para marcar o ritmo de uma música ao ser batido no chão, geralmente acentuando o tempo de uma dança. Em alguns povos, é um instrumento de grande valor espiritual, o que faz com que fiquem em locais reservados.

Chocalhos (possuem diversos nomes)

Talvez esses sejam o tipo de instrumento musical mais fortemente associado aos indígenas. É uma cena comum no imaginário visualizar os indígenas dançando e cantando enquanto alguns tocam seus chocalhos. Eles são encontrados em muitos povos diferentes.

Os guizos podem ser feitos a partir de diferentes materiais orgânicos, como unhas e dentes de animais ou caroços e sementes de frutos. Alguns deles ficam atados junto ao corpo para produzir som de forma simultânea aos movimentos da dança.

Confira ainda: Artesanato indígena para Educação Infantil

Instrumentos musicais indígenas chocalho
Foto: oja.oacustico.com.br

Dentre todos os tipos de chocalho, o Maracá merece especial destaque. Isso porque, ele é um instrumento que indica um poder espiritual muito forte. Costuma ser enfeitado com pinturas e penas.

Zumbidores

Produzem um som ao serem agitados no ar. São feitos a partir de um cabo decorado com penas e pinturas que se liga através de uma corda a uma pequena tábua. Quando é girada de forma rápida, ela produz um zumbido.

Instrumentos musicais indígenas zumbidores
Foto: sacramentinasconquista.com.br

Flautas

A flauta é um dos instrumentos musicais indígenas mais populares entre diferentes etnias de indígenas brasileiros. Seu funcionamento é semelhante ao das flautas que conhecemos, com a emissão sonora decorrente do sopro que faz o ar vibrar no interior de um tubo.

Instrumentos musicais indígenas flauta
Foto: hairaflautas.com.br

O formato mais comum é o das flautas verticais, no entanto, é possível encontrar também embocaduras laterais e nasais. Pode ser feita de madeira, de barro ou, até mesmo, de ossos.

Quais são as principais características da música indígena?

A música indígena brasileira é uma entidade viva e em constante mudança. Hoje em dia, há inclusive incorporação de materiais e instrumentos não-indígenas em sua produção.

Os povos indígenas costumam associar a música àquilo que é transcendente. Por essa razão, ela é parte integral dos seus rituais religiosos e xamânicos.

Ao mesmo tempo, possui também outras finalidades, como socialização, ritos de catarse, ritos de passagem, conexão com os ancestrais e rituais de cura.

Não há uma única ideia, nessas populações, sobre a origem da música. Enquanto alguns povos acreditam que ela foi um presente dos deuses, outros acreditam que sua origem vem do mundo dos sonhos.

Como fazer um instrumento musical indígena com material reciclável passo a passo?

Um dos instrumentos musicais indígenas mais fácil de confeccionar é o chocalho. Inclusive, é possível fazê-lo a partir de material reciclável e com materiais que você já tem em casa.

Para isso, você vai precisar de:

  • Garrafa plástica com tampa;
  • Tesoura (ou estilete, se preferir);
  • Cola quente;
  • Grãos de feijão;
  • Materiais para decorá-lo (podem ser tiras de tecido, papel ou pintura).

O processo é simples e pode ser uma ótima atividade para realizar em conjunto com as crianças. Confira o passo a passo completo a seguir:

Desenho de instrumento musical indígena para colorir

Você pode complementar essa atividade finalizando com lindos desenhos para que as crianças possam colorir! Veja algumas sugestões abaixo:

Os instrumentos musicais indígenas são um tema interessante para trabalhar na semana de celebração dos povos indígenas e também como elemento cultural no ensino de história e culturas indígenas e afro-brasileiras!

instrumentos musicais indigenas instrumento indigena para colorir desenhos de instrumentos musicais indigenas instrumentos musicais dos indios para colorir

Deixe um comentário