O Brasil é um país onde jogos e brincadeiras populares sempre fizeram a diversão das crianças.
A infância de muitos brasileiros foi marcada por elas, ainda que com algumas diferenças regionais.
Jogos e brincadeiras tradicionais
A televisão, os tablets e os videogames ocupam bastante o tempo das crianças, hoje em dia. No entanto, ainda existem algumas brincadeiras tradicionais que sobrevivem à passagem do tempo.
A maioria dos jogos e brincadeiras infantis são simples e não necessitam de nenhum equipamento ou treinamento especial. Sem contar que podem ser realizadas tanto ao ar livre quanto dentro de casa. Por isso, devem ser ensinadas às crianças.
Leia também: Jogo dos 7 erros para imprimir
O ato de brincar é universal, se aprende em qualquer lugar ou idioma. Além disso, as brincadeiras são ótimas ferramentas para despertar a imaginação e a fantasia. Também estimulam a capacidade, a comunicação e o desenvolvimento de habilidades.
Qual a diferença entre jogos e brincadeiras?
De modo geral, não existem regras nas brincadeiras. Quando existem, são criadas pelos próprios participantes. A ideia central de brincar não está focada em uma competição para definir quem será o vencedor.
Ao invés disso, o foco da brincadeira está na diversão e cooperação entre todos os participantes. O principal objetivo é o entretenimento. Portanto, o próprio estímulo da criatividade é um objetivo secundário.
Veja ainda: Brinquedos com Reciclagem: +75 ideias divertidas
Já os jogos possuem regras que são previamente estabelecidas. Inclusive, não cabe aos jogadores alterar suas regras durante a ação. Jogar, então, possui uma finalidade competitiva, como marcar pontos ou vencer uma partida. Aqui, sempre haverá um vencedor.
4 ideias de jogos e brincadeiras populares entre as crianças
Veja abaixo alguns dos jogos e brincadeiras mais populares no Brasil ao longo do tempo.
1- Amarelinha
O jogo da Amarelinha é uma atividade infantil muito popular no Brasil. Ajuda as crianças a conhecer os números, e além disso, estimula as suas habilidades de raciocínio e equilíbrio. Portanto, auxilia o desenvolvimento motor.
Para fazer essa brincadeira, se desenha quadros no chão, em espaços duplos ou individuais, numerados do 1 ao 10. Geralmente, com giz branco ou colorido.
Separa-se uma pedrinha ou um marcador qualquer. A criança deve ficar de costas e arremessar o marcador para um dos quadros. No quadro que ele parar, a criança não poderá pisar. Então, terá de trabalhar seu equilíbrio.
2- Queimada
Espaços ao ar livre como quintal, quadra de esportes ou até a praia são ideais como cenário desse jogo. Estimula a agilidade, a velocidade, a atenção e a cooperação. Gasta bastante energia.
Para jogar queimada, se fazem três riscos no chão, um em cada ponta e outro no centro. Nas pontas, fica uma criança de cada time e no meio, entre os risco central, as equipes adversárias. Os times devem ter a mesma quantidade de pessoas.
O objetivo é atingir com a bola as crianças que estão no centro. Quem for atingido, é eliminado e vai para trás da última linha. Ali, pode ajudar a ‘queimar’ os adversários do centro. Quem eliminar mais adversários, vence.
3- Esconde-Esconde
Essa brincadeira pode envolver um número grande de crianças. Uma delas, por sorteio ou indicação, vai procurar as demais após contar até 20 ou 30. Nesse tempo, as outras devem se esconder. Ótimo entretenimento infantil, todos se divertem bastante.
4- Morto-Vivo
Essa brincadeira é um ótimo estímulo para a coordenação motora, concentração e expressão corporal. A partir de quatro crianças é um ótimo número para começar. Pode ser feita tanto em espaços internos quanto externos.
Para iniciar, uma das crianças é escolhida como líder e fica à frente do grupo. É ela quem vai dar os comandos. Quando o líder disser ‘Morto!’, todos devem se abaixar. Quando ele falar ‘Vivo!’, todos terão que dar um pulinho e ficar em pé.
Assim, quem não cumpre ou erra o comando é eliminado, até ficar somente um participante. Ele se torna o vencedor e o próximo líder. A velocidade em que os comandos são falados dita o ritmo da brincadeira.
Sugestões de jogos e brincadeiras na educação infantil
Cabo de guerra
O Cabo de Guerra é uma brincadeira que trabalha o ritmo, o trabalho em equipe, ainda estimula a força e a resistência. É ótimo para atividades de socialização entre as crianças.
Passa anel
A brincadeira do Passa Anel é outra ótima sugestão para atividades de socialização. Ela estimula a imaginação, a criatividade e a atenção. Basta um anel de bijuteria para brincar. É excelente para fazer com uma turma pequena de alunos, entretém a todos.
Como vimos, os jogos e brincadeiras são também uma excelente ferramenta educacional. Por isso, é tão importante a defesa do tempo das crianças para brincar e ter lazer. É um tempo que, bem utilizado, serve tanto para a diversão quanto para a formação educativa.