Os laços para pet são itens lindos e fofos para os seus animais de estimação, ótimos para peteados e looks incríveis.
Quem gosta de enfeitar os pets, sabe que essa é uma escolha importante. Tanto as roupas dos animais quanto os laços precisam ser feitos com amor, segurança e criatividade.
As dicas de uso também são importantes para quem quer investir nesse ramo, seja para uso familiar ou comercial.
Os animais merecem enfeites de qualidade, então, não subestimem a prática dessa confecção.
Pode ser muito fácil fazer um laço pet, mas é preciso compreender o estado de saúde de cada bichinho para não insistir em usar um acessório que pode incomodá-lo.
Existem vários tipos de laços de fita e EVA, basta conferir as dicas de apliques e os tutoriais para experimentar.
Como fazer laços para pet passo a passo
O laço para pet pode ser um laço comum, feito com uma tira de fita, sendo fixado com a ajuda de um elástico que deve estar preso nesta mesma fita.
Esses laços acabam servindo como apliques decorativos e para fazer penteados sobre o pelo dos pets. No tutorial a seguir, o passo a passo é feito com:
- Uma tira de fita poá de nº 5 ou 22mm de espessura (9cm de comprimento)
- Uma pequena tira de fita poá nº 2 para acabamento (estampa ou cor diferente)
- Linha de nº 10
- Agulha de nº 6
Passo 1
Marque a fita nº 9 ao meio, passando ferro quente.
Passo 2
Junte as pontas no meio da fita, com sobras para os lados, de modo que seja possível passar a costura no meio para prender as pontas no centro.
Passo 3
Prenda a linha na agulha e passe a agulha três vezes nesse centro onde estão as pontas, e, sem tirar a agulha da fita, faça três pontos até o meio do caminho.
Passo 4
Nesse momento, coloque a borrachinha na agulha e continue alinhavando, fazendo mais três pontos com a agulha para finalizar o trajeto, mas sem tirá-la da fita ainda.
Passo 5
Atravesse a agulha por todos os furos que foram feitos, terminando de alinhavar e retirando a agulha da fita.
Passe 6
Com a agulha fora da fita, aperte a linha e dê duas voltas, arrematando no final das voltas, de uma forma que o fio passe por dentro dele mesmo e faça um pequeno nó.
Passo 7
Com a borrachinha fixa no laço, faça o acabamento para esconder a costura, usando a fita de nº 2, colando um pedaço pequeno dessa fita em volta. A emenda dessa fita deve ficar atrás, onde fica a borrachinha.
Passe um ponto de cola embaixo desse elástico e coloque a ponta da fita, depois passe a cola na fita e dê a volta para finalizar o acabamento.
Pronto! O laço de fita feito para pet shop está finalizado.
Outras peças também podem ser montadas para um kit de laços muito criativo e cheio de opções. Inclusive, é possível usar mantas de strass, chatons para costura e outros apliques para decorar as peças do kit e criar possibilidades fofas para os pets.
Veja como fazer o laço para pet através desse tutorial da Ju Arruda:
Qual o melhor elástico para laço pet?
O melhor elástico é aquele feito de borracha, usado nos consultórios odontológicos.
O elástico odontológico ou ortodôntico (5/16) é um material mais resistente, por isso não arrebenta e dura mais.
Pode parecer que o elástico usado nos laços são itens simples e que, desse modo, qualquer um pode servir. Porém, o barato pode sair caro, então, não economize na escolha dessas borrachinhas.
São elas que seguram os laços pet nos pelos dos animais, sem machucá-los. E para compra-las, buque por elástico ortodôntico 5/16, sem medo de errar.
Geralmente, eles são vendidos em pacotes com 100 ou 1000 unidades e são bem fáceis de achar na internet. Existem também elásticos ortodônticos coloridos para quem quiser fugir da cor natural das borrachinhas.
Há quem prefira os elásticos nas cores naturais porque combinam com tudo, mas os coloridos podem contrastar ou complementar outras cores usadas no laço.
Ideias de apliques para laços pet
São tantas ideias de apliques para laços para pet que fica até muito difícil escolher uma única opção para o acabamento da peça.
Os apliques são inseridos sobre o laço finalizado a partir da ideia criativa de cada um, pois através do aplique é possível trazer outros desenhos e enfeites para a decoração.
Por exemplo, alguns apliques podem representar o próprio animal que vai utilizar o laço, como a carinha de um gato ou a pata de um cachorro.
Flores, frutas e pedrarias também são ótimas opções de complementos para o laço.
As figuras de ossinhos, coroas ou o próprio nome do pet, podem ser usadas como representações de aplique, com este intuito. E podem ser feitas de MDF cru, biscuit, papeis adesivos, EVA, acrílico, metal, entre outros materiais.
Cada material desse ainda pode ter diferentes tipos de efeitos e possibilidades em uma única peça, como é o caso do EVA com brilho, oferecendo opções bem interessantes. Seja com o próprio EVA ou com outro material.
Desenhos aleatórios também podem enfeitar os pets e não precisam, necessariamente, representá-los, pois servem apenas de itens decorativos. Cada pessoa pode experimentar mil e um apliques diferentes para cada laço pet.
Outras opções de apliques podem até não conter desenhos ou figuras em geral, mas vão enfeitar de modos diferentes.
Elas podem ter, simplesmente, um efeito de brilho, uma textura macia ou um formato especial, como botões, miçangas, chatons, pérolas, manta de strass e pompons.
Além disso, é importante ressaltar que os apliques não precisam ser colocados somente no centro do laço, mas podem ser usados em toda a sua extensão ou como você preferir.
Como fazer laços de EVA para PET
Faça diferentes laços para pet a partir de moldes que estão disponíveis na internet.
O tutorial a seguir mostra como fazer um laço para pet de EVA, que também serve para o público infantil. É muito fácil, basta cortar o EVA, utilizando o molde para fazer a marcação do formato.
Evite, ao cortar o EVA, deixar as bordas irregulares ou com falhas aparentes. Para um bom corte, a tesoura precisa ir até o fim a cada vez que for pressionada, do contrário, os pequenos picotes acabam deixando falhas.
Montagem
A montagem também é bastante simples, existem dois laços que devem ser feitos com os moldes: o de base e o central.
O laço de base é maior e, no meio dele e na frente, o laço central é posicionado para ficar por cima. Porém, somente cole um laço no outro quando o laço do meio estiver pronto.
O laço central necessita que as pontas se encontrem no meio e sejam coladas ali, para criar o formato de laço e, basicamente, é assim que se faz o laço.
Acabamento
Depois da montagem, o acabamento fica por sua conta. No vídeo foi usado uma borrachinha presa a uma pequena fita, que foi colada no meio do laço.
A borracha (elástico) fica no lado de trás do laço, por dentro da fita, sendo que a emenda da fita é colada na frente para ser escondida depois.
Um pedaço de strass, pompom ou outros enfeites, podem servir para cobrir a emenda da fita e decorar o seu laço, de acordo com os seus desejos. O acabamento fica por sua conta.
Seja criativo(a) e faça vários laços, recortando eles com os moldes por toda a extensão da folha de EVA para economizar e otimizar o material.
Confira o passo a passo da Dayane Dantas e faça você mesmo:
https://www.youtube.com/watch?v=kn1sk5rde3s
Laços para pet com pelo curto
Se o pet tiver pelo curto, o ideal é não insistir em presilhas ou elásticos, pois estes itens podem machucar a pele do animal.
Fitas adesivas também são vendidas para esse objetivo e podem ser colocadas em laços pet que são vendidos, justamente, para os pets de pelo curto. Dessa forma, esses laços já vêm com as fitas adesivas embutidas neles.
Outra solução para isso pode ser o uso de tiaras ou laços de pescoço para enfeitar.
Para prender os laços em um pet com pelo curto é necessário usar produtos atóxicos que auxiliem na fixação do enfeite. Existem algumas possibilidades no mercado, como tipos de gel e colas adesivas, que são seguras e evitam irritações de pele.
Antes de tudo, é importante dar um banho no pet e, somente depois disso, passe a cola adesiva ou um gel fixador na orelhinha do pet para fixar o laço.
Não insista em colocar qualquer acessório no seu bichinho se ele não quiser, alguns deles não se importam e até gostam, mas outros ficam muito incomodados.
Dicas de laço de pescoço para pet shop
Os laços de pescoço são uma espécie de gravatinhas para os pets e não devem ser muito grandes para não incomodá-los.
Se o pet tiver um pelo muito grande, é necessário que se faça uma escovação antes de qualquer coisa, evitando que os fios do pelo se embaracem nos laços.
Colocando o laço pet no pescoço, fique atento(a) se o laço vai incomodar mais do que em outros lugares, pois é uma região delicada e importante para os pets. Eles gostam de muito carinho no pescoço!
Prefira as gravatinhas que tenham elástico ao invés das que prendem com fita, assim a gravata fita mais adaptável ao movimento do pescoço e se ajusta ao tamanho.
Não deixe a gravata muito tempo no pet, ela deve ser retirada depois de algumas horas de uso. Sobretudo, evite deixar o pet com esse acessório a noite, por muito tempo.
Tenha sensibilidade e perceba como está o estado emocional do seu pet, antes de usar o acessório, avaliando se é um bom momento.
Certifique-se, mais de uma vez, a respeito do tamanho da região do pescoço, sendo preciso sempre medir três dedos entre o acessório e o corpo do pet.
Fique atento se o material do laço para pet causará alguma reação alérgica na pele dele.
É imprescindível criar uma conexão com animal para entendê-lo e respeitá-lo também.
Faça muito carinho, colocando o laço para pet com amor e garantindo que ele vai ficar bem e muito mais bonito.
+78 Imagens de laços pet fofos e charmosos
Essa seleção de fotos é para você que está em busca de inspirações. É um modelo mais lindo que o outro! Confira e escolha os seus preferidos para fazer em casa.