O macramê para vasos serve como um suporte lindíssimo para plantas e pode ser usado em todos os ambientes da casa.
Esses suportes em macramê, também são conhecidos como hangers, são peças muito famosas por causa do seu charme e praticidade.
O macramê é trabalho totalmente manual simples de fazer e que exige poucos materiais.
As plantas são sempre bem vindas quando há um espaço pronto para cuidar delas. Dessa forma é possível criar diferentes modelos de suportes para pendurar plantas e colorir o ambiente com as cores/formas do macramê.
Como fazer macramê para vasos para iniciantes – DIY
Aprenda agora a fazer um suporte para vaso com três pernas, isto é, três partes que vão segurar o seu vaso.
Saiba que o macramê pode ficar do jeito que você quiser e já sabendo fazer dois pontos é possível armar a estrutura de uma peça inteira. Ele também pode ser puro ou ter enfeites acrescentados, como o modelo do tutorial a seguir.
Abaixo, veja a relação de materiais necessários:
- Cordão de algodão (3 fios de 2,5m + 3 fios de 5m)
- Corda encerada / cordonet (opcional)
- Argola (opcional)
Passo 1
Para começar, coloque os três fios juntos e junte as pontas desses fios para marcar o meio.
Utilize ainda um pregador para facilitar a marcação do meio, se quiser. Faça isso com as cordas maiores e menores.
Passo 2
Passe todas as cordas dobradas no meio por dentro da argola, dando um nó.
Se não for usar a argola, faça o nó com as cordas para poder criar uma alça na estrutura.
Passo 3
Separe duas cordas grandes e duas pequenas, para fazer as pernas do seu macramê. Só assim, comece a fazer os pontos do macramê em cada perna.
Passo 4
Faça uma perna de cada vez, separe os fios maiores na lateral e coloque os dois menores juntos ao centro. Lembre-se que todos os fios ficam bem esticadinhos sobre a mesa durante a confecção.
Passo 5
De cima para baixo, pegue um fio lateral (um dos maiores) e passe por cima dos fios centrais (os menores) como se fosse formar um 4.
Passo 6
Depois passe o outro fio lateral por cima do fio que formou o 4 (quatro) e traga ele por baixo, puxando ele para cima do outro lado, dando, por fim, uma leve laçada.
Passo 7
Aperte, puxando os fios de cada lado e recomece pelo lado contrário, ou seja, intercale os lados sempre que for iniciar o ponto.
Faça o ponto sete vezes, em seguida, dê um nó para passar para o próximo ponto ou somente deixe um espaço de fio para acrescentar outro acabamento.
Dessa forma, volte a fazer o mesmo ponto, só que agora sempre inicie pelo mesmo lado.
Passo 8
Repita isso sete vezes e dê um nó ao final, mas sempre que fizer o nó deixe-o no centro de uma folga, ou seja, não faça ele rente aos pontos.
Passo 9
Volte ao espaço que ficou sobrando, entre as duas sequências (caso não tenha feito o nó) e enrole o fio encerado nesse meio, bem apertado e preenchendo o comprimento.
Arremate
Para arrematar, passe esse fio por dentro da abertura entre os cordões e finalize o acabamento. Quando concluir uma perna, passe para as outras e repita o procedimento.
Finalize o seu macramê para vasos, unindo as três pernas dando um nó no fim da sequência de pontos (com espaço de folga), pegando duas cordas de cada perna.
Faça essa junção com duas pernas de cada vez. Em seguida, siga com o detalhe final em todas as cordas. Nesse caso, você pode dar um nó (ou vários nós) e/ou enrolar o fio encerado em volta.
Por fim, dê um nó em cada fio (já no final do comprimento) e corte as sobras.
Visualize agora o passo a passo da Larissa Reis Arquitetura e descubra como fazer o macramê para vasos:
Onde usar os vasos com suporte em macramê na decoração?
Os vasos com suporte em macramê podem ser usados em lavabos, salas, banheiros, quartos e cozinhas, as plantinhas podem enfeitar o ambiente sem ocupar muito espaço.
Se o ambiente já tiver plantas e/ou flores, não significa que o macramê não seja necessário, pois outros vasos podem e devem ser suspensos se isto for desejado.
Com outros vasos suspensos no ambiente, ele ficará mais aconchegante e charmoso.
Até mesmo nas varandas que já possuem área verde, podem receber esse toque especial na decoração. Se for possível, use o suporte de vasos em macramê e dê um novo frescor às suas tarefas.
Qual barbante usar para fazer macramê para vasos de planta?
Use o barbante numa espessura adequada para o tamanho do seu suporte. Isso também se aplica às cordas de sisal ou de algodão que também podem ser utilizadas.
As cordas de sisal são recomendadas para vasos mais pesados e os barbantes para os mais leves. A corda de algodão, é um material intermediário nesse sentido.
Em todo caso, fazer um suporte com uma trama bem trabalhada, cheia de pontos e fios, também garante maior resistência na estrutura. O mais importante é evitar usar cordões que tenham um grau de elasticidade significativo.
Tipos de suporte para vasos de planta em macramê mais usados
A peça em macramê valoriza o caráter artesanal conforme os diversos estilos, de modo que cada modelo é feito para atender às diferentes especificidades decorativas.
Apesar das inúmeras possibilidades na hora da confecção dos suportes, é fácil identificar alguns modelos que acabam sendo os mais usados.
O modelo básico é bem prático, feito de cordas que pode variar entre duas até oito pernas de cordas para suspender o vaso desejado.
Essas pernas podem ser longas ou mais curtas a depender do modelo. A peça pode, por exemplo, começar com uma perna só e depois se desmembrar em três ou mais partes.
Outro tipo bem interessante substitui as pernas do suporte pela constituição de uma rede em macramê, capaz de suspender o vaso e ser ainda mais aconchegante para ele.
Nesse caso, é possível fazer também um suporte agregado a um cachepô para suspender os vasos, prendendo-os no teto ou até mesmo na parede com uma linda tessitura vertical.
Cuidados na hora de pendurar os vasos suspensos em macramê
As peças ficarão bem suspensas com ganchinhos presos na parede ou no teto, ou até mesmo no varão de uma cortina. O maior cuidado é saber se o suporte confeccionado está de acordo com o tamanho e com o peso do vaso.
Para isso, o vaso precisa estar bem fixado e apoiado na base, assim, os vasos grandes vão demandar o dobro da atenção na hora de pendurá-los.
Evite ficar na ponta dos pés para pendurar os suportes em macramê com os vasos, o mais recomendável é usar uma escada, especialmente se for um teto muito alto.
O momento de pendurar é a grande realização de todo o trabalho, aproveite para dar uma conferida na peça para ver se há alguma parte maior do que outra ou alguma outra falha. Depois é só aproveitar o visual.
Macramê para vasos grandes
Vasos grandes podem ser pendurados no macramê desde que estejam devidamente aconchegados no suporte.
A trama para um melhor suporte em macramê, nesse caso, é aquela com vários pontos e amortecida por várias pernas de fios/cordões.
As tessituras podem ser de acordo com a preferência de cada artesã, o melhor mesmo é garantir a segurança para aproveitar todo o charme da peça.
De modo geral, o macramê para vasos, feito com cordas ou barbantes, costuma ser bem seguro e atende a todos os estilos, além de servir para variados tamanhos de vaso.
57 Modelos de suporte de macramê incríveis
Confira a seguir mais de 50 ideias de suportes para plantas feitos com macramê.
Lindos!