Os tipos de madeira para artesanato são diversos e, cada um deles é ideal para determinado trabalho.
E apesar de toda pessoa ter a liberdade de escolher a madeira que mais lhe agrada, conhecer a finalidade de cada madeira é fundamental para obter um bom trabalho.
Algumas já são mais conhecidas e, por conta disso, acabam sendo mais usadas, como é o caso do bambu e do MDF.
Mas, é importante conhecer todos eles, pois assim, o trabalho fica mais fácil e mais durável de acordo com o material correto.
Pensando nisso, esse artigo traz uma lista com os tipos de madeira para artesanato mais usadas e dicas de como usar para fazer arte com madeira. Confira!
7 Tipos de madeira para artesanato mais usadas
Entender as diferenças e especificações de cada madeira é fundamental para facilitar a escolha.
Veja também: Tinta para pintar madeira
Então, confira a lista abaixo com as opções mais usadas:
1 – Bambu
O bambu é uma das madeiras mais usadas, se não for a mais. É resistente, totalmente sustentável e possui um baixo custo. Além disso, as peças feitas em bambu são muito bonitas e tem um charme.
Alguns exemplos de objetos feitos com bambu são: suporte para plantas, portão, cadeira, sinos de vento, entre outros.
2 – MDF
Também muito conhecido, o MDF é aquela madeira feita a partir de fibra e resina sintética. Por ser bem uniforme, leve e fácil de manusear, as placas de MDF são ideais para artesanato. Além disso, elas são cortadas de um jeito que facilita muito o trabalho.
Exemplos de artesanato com MDF: Kit higiene para bebê, caixinhas de música, porta-retratos, quadros, acessórios para cozinha, entre outros.
3 – Ébano
Considerado uma madeira nobre, o ébano é caracterizado por sua cor escura e densa. Diferentemente dos citados acima, ele é uma madeira mais sólida.
É considerado uma joia rara, assim como o ouro, devido a sua origem que vem da África desde o Antigo Egito.
Alguns exemplos com ébano são: instrumentos musicais como pianos, violino, por exemplo, móveis de alto padrão e produtos de arte.
4 – Nogueira
A Nogueira é uma madeira diferente que se destaca por causa de sua cor. Ela é avermelhada e varia de um tom mais claro até um mais escuro.
Ela se torna uma madeira ideal para artesanato devido a sua alta durabilidade e suas nuances de cor.
Podemos citar como exemplo, jogos de mesas com esse tipo de madeira.
5 – Pinho
Essa madeira tem como característica a falta de brilho natural e sua cor vai de um amarelo até um castanho claro. Ela é macia no corte e bem fácil de ser manuseada.
Esse tipo de madeira precisa ser tratada para que não seja alvo de cupins e pode se transformar em diversos objetos como prateleiras e vasos de plantas, por exemplo.
6 – Jaqueira, cedro e pinus
Essas são três opções de madeira muito utilizadas em esculturas manuais e se transformam em diversos objetos como por exemplo personagens infantis.
São muito macias e extremamente maleáveis.
7 – Madeira rústica (peças de demolição)
A madeira rústica é muito encontrada em casas de madeira ou em sítios. E, em casos de demolição, elas podem ser aproveitadas para criar lindos artesanatos. Basta um cuidado especial.
Qual é a melhor madeira para esculpir?
Por ser mais maleável, o pinho é a melhor opção de madeira para esculpir. É mais fácil de cortar e fazer o desenho ou formato que desejar.
A ferramenta adequada também faz a diferença na hora de finalizar o trabalho. Mas é necessário levar em conta que a sua durabilidade, se comparada com as outras não é tão boa assim e é necessário ter um cuidado especial após o término trabalho para evitar o ataque de cupins.
Qual é a madeira mais mole para trabalhar?
As madeiras mais moldes para trabalhar são a jaqueira, cedro e pinus. Por serem macias, elas são usadas para trabalhos manuais como esculturas, imagens, paisagens, personagens infantis, por exemplo.
Madeira rústica para artesanato
A madeira rústica é aquela que não é trabalhada como as demais. Normalmente, ela é usada pura, cuidando apenas para não danificar e não sofrer com cupins. A madeira para artesanato rústica mais usada é a madeira de demolição.
Ela é muito comum em chácaras, sítios e também, em casas de madeira. No exterior é mais comum encontrar, como nos Estados Unidos, por exemplo.
Onde comprar madeira para artesanato online?
Se a dúvida é onde encontrar madeira para artesanato, saiba que é possível fazer isso sem sair de casa.
Existem vários sites que possuem madeiras diversas e em bom preço, com entrega em todo Brasil. Alguns exemplos são:
Arte com madeira
Essa é uma loja onde é possível encontrar MDF para artesanato em recortes.
- Telefone: (19) 3853–4070 ou (19) 99991-1020
- Site: www.artecommadeira.com.br
- E-mail: [email protected]
Submarino
Um site muito conhecido e com entrega garantida para todo o Brasil. No Submarino é possível encontrar diversas opções em madeira para artesanato.
Basta entrar no site, se cadastrar e realizar a compra através dos itens no carrinho.
- Site: www.submarino.com.br
Mercado Livre
Mais um site conhecido e que vem crescendo muito a cada ano. Nesse site, você encontra pinus para artesanato e pode comprar através de um cadastro realizado de maneira segura, com entrega garantida.
Americanas
A Americanas é uma rede de lojas espalhadas por todo o Brasil, mas que possui também site próprio para a compra de vários produtos, incluindo, madeira para artesanato.
Para compras online, basta se cadastrar no site para aproveitar as ofertas e verificar a opção de frete disponível.
- Site: www.americanas.com.br
Todos os sites citados possuem formas facilitadas de pagamento, podendo ser efetuado em cartões ou em boleto bancário, para quem desejar.
Vale lembrar que é importante fazer uma pesquisa antes de realizar a compra online e verificar qual o melhor tipo de madeira para o trabalho desejado.
Todos os sites possuem avaliações de consumidores e, fazer essa verificação também é uma ótima escolha.