A mandala colorida é muito mais do que um simples desenho, ela possui um sentido energético mais profundo
A origem está associada à sua própria forma circular que promove todo esse sentido vibracional.
Isto porque, o círculo é considerado, na geometria, uma forma perfeita que está presente nos símbolos cósmicos da infinitude.
As formas da natureza são sinuosas e irregulares, de modo que o círculo é a forma geométrica que mais corresponde com as formas elementais e naturais.
Com isto, a mandala é símbolo de harmonia e, quanto mais colorida ela for, mais vibrante ficará!
Pode-se dizer que se trata de um desenho espiritual, mas que é também usado em diferentes itens decorativos e usais, tornando-se ainda mais forte e conhecido em todas as partes do mundo.
O melhor é que essas mandalas podem ser coloridas em diversos materiais e técnicas para pintura como o pontilhismo. Então, veja dicas de como fazer uma mandala colorida com lápis de cor e aproveite para conferir diversas imagens de mandalas coloridas para se inspirar.
Ideias para fazer mandala colorida
Para fazer mandalas coloridas é possível usar diversos materiais, inclusive, dá até para reaproveitar alguns materiais, como o CD, partes de revistas, jornais e fios de malha.
No caso dos CD’s, eles podem ser decorados com tintas em alto relevo e/ou tintas acrílicas, além de miçangas, adesivos, penas e outros adereços.
Para pintar o CD é preciso descascá-lo completamente até deixá-lo transparente, vá tirando a parte cinza e continue até não ter nenhum resíduo.
A transparência do CD vai ajudar também no uso de moldes que podem ser fixados e servir de apoio para um desenho específico.
Os moldes podem ser impressos e já saem no formato da mandala, com os desenhos adequados às suas necessidades e desejos.
Outro material muito utilizado é o fio de malha, que é ótimo para quem sabe fazer crochê e tricô, porque com essas técnicas a mandala toma a sua forma através dos fios.
Outros materiais, como o MDF, geralmente, já são vendidos no formato da mandala desejada, então, só é necessário decorá-la como quiser.
Fazer uma pintura envelhecida na mandala em MDF, pode ser uma maneira de produzir um artigo artístico com detalhes antigos que são muito bonitos, como arabescos em marrom.
Arabescos, por sinal, têm tudo a ver com mandalas envoltas no seu aspecto místico. Dessa forma, criar desenhos dentro do próprio desenho da mandala pode ser bem interessante e será um aspecto enriquecedor para sua obra criativa.
Mandala colorida desenhada na parede
A mandala é desenhada em diversos suportes, seja ele um suporte móvel, como é o caso do papel, ou um suporte fixo, como é o caso das paredes.
Sendo assim, os desenhos de mandala que são feitos na parede deverão ter uma durabilidade ainda maior e precisam estar a serviço da decoração de um espaço.
A mandala vai mudar toda a atmosfera do lugar, além disso, as cores usadas podem proporcionar sensações e climas diversos, então, nada de fazer pinturas aleatórias.
Trata-se de uma intervenção bem importante, na qual o trabalho será ainda mais laborioso. Esse tipo de desenho costuma ser feito com canetas permanentes, para gerar detalhes mais ricos.
É imprescindível que se use uma caneta que corresponda com o tipo de parede, isto é, uma caneta a base de água sairá mais facilmente em paredes expostas à umidade.
Então, todas as características da tinta da caneta, precisam ser conhecidas pelo artista que fará o desenho.
É um trabalho que possui um resultado bastante satisfatório para quem gosta de mandalas e quer colorir o ambiente, ainda que nem toda mandala precise ser colorida.
Muita gente, inclusive, tem ganhado dinheiro realizando esse trabalho de pintar mandalas nas paredes. Vale à pena investir na área aos poucos, descobrindo primeiro a sua relação com a mandala e desenvolvendo gradativamente suas técnicas.
Mandala colorida de crochê
O crochê é uma técnica que promove delicadeza nas peças, então, a mandala colorida de crochê terá uma beleza especial.
O uso de vários fios pode parecer complicado no início, mas existem tutoriais bem detalhados para ajudar nesse processo.
Uma mandala monocromática é uma solução para quem tem dificuldade com emendas no crochê e ela também pode colorir uma peça ou um lugar mais neutro. Contudo, os fios de cores diferentes são importantes para as emendas que formarão os desenhos.
Esses desenhos são os traços que se ligam e criam as mandalas coloridas, criando partes que terão uma mesma cor e serão geometricamente equilibradas.
É através do crochê que são feitos os filtros do sonho de mandalas, entre outras peças decorativas para os ambientes em geral, como tapetes, centros de mesa e sousplats.
A base de mandala feita em crochê pode ainda muito mais, sendo também vista e confeccionada em bolsas, roupas, mantas, almofadas redondas, etc.
Um outro detalhe muito delicado que soma muito com a técnica do crochê e também está presente nessas peças decorativas, é o uso de franjas.
As franjas nada mais são do que fios soltos ou fios que, apesar de soltos, podem ter uma parte presa por algum acessório, mas que estão abaixo ou em volta da peça principal.
De modo que, penas, miçangas, pedrarias e outros itens também são incluídos na medida em que se deseja e é permitido o uso desses objetos.
A composição de uma mandala, ou seja, do desenho, pode ser através de traços côncavos, círculos, flores, pétalas, linhas retas, arabescos, entre outros.
No crochê, nem todos esses traços podem ser representados, mas há inúmeras possibilidades e composições para serem experimentadas e produzidas.
Materiais mais usados para fazer uma mandala colorida
Os materiais mais usados são, certamente, o papel, por ser mais acessível e barato, e as telas, por serem uma base de pintura também relativamente acessível e barata.
Entretanto, embora sejam materiais relativamente econômicos para o seu bolso, o preço varia conforme o tamanho, a marca, a localidade e gramatura, principalmente.
Já outros materiais, como MDF, CD’s e fios diversos, para crochê, são também bastante comuns e cada vez mais são procurados para este fim. Então, vamos começar a destrinchar um pouco cada material desse?!
O papel é um suporte muito usado para pinturas feitas em lápis de cor ou tintas e, além disso, possui diferentes gramaturas para suportar diferentes níveis de pressão.
A tela é outro suporte, no qual é bastante usada e conhecida, seja em salas de aula nas escolas ou no dia a dia.
As telas redondas são as mais recomendadas para um quadro de mandala, mas isso não quer dizer que as telas quadradas não possam ser utilizadas. O mesmo acontece para o papel, que costuma ser retangular.
No mais, o MDF é um compensado comum, bem popular e, desse modo, mandalas em MDF acabam sendo vendidas como item de decoração para serem customizadas.
Uma dica e uma ideia que contribui com o reaproveitamento de materiais, é o uso dos CD’s, como já foi falado neste artigo. Afinal, com os modelos e tutorais espalhados pela internet, ficou fácil oferecer uma utilidade para os CD’s antigos, sendo que este material se destaca pelo resultado final.
Esse material deixa a mandala com uma aparência de vitral, como se ela fosse feita em vidro, e acaba sendo uma solução para conquistar tal efeito.
No mais, as paredes estão cada vez mais sendo utilizadas como base/suporte para esse tipo de arte, embora não contem como um material específico.
Desse modo, materiais como canetas poscas e outras permanentes, conhecidas também como marcadores, são muito usados e, por isso, continuam em alta no mercado.
Como fazer mandala colorida com lápis de cor
A pintura de uma mandala é algo bem pessoal e precisa vibrar de acordo com as preferências do artista que se relaciona com as cores de modo subjetivo.
Algumas dicas e orientações são fundamentais para entender tipos de pinturas que caem super bem nas mandalas. Hoje as dicas são sobre a pintura de mandala em degradê, que se utiliza de uma mesma cor ou de cores diferentes.
Fique tranquilo(a) e tente usar materiais de qualidade para fazer uma pintura assim, que pode ser mais simples do que parece.
Há várias maneiras de colorir sua mandala e o degradê é uma delas, por isso, as dicas do tutorial vão abrir sua mente para este universo.
A partir do desenho de várias pétalas que estão presentes em um desenho de mandala impresso, cada pétala é apresentada com um degradê diferente durante o passo a passo.
Confira o passo a passo, assim como todas as dicas necessárias da Taty Alencar:
Experimente, então, reproduzir esses efeitos que serão descritos abaixo:
Efeito 1
Usar um mesmo lápis de cor para criar tonalidades diferentes a partir da pressão do lápis sobre o papel.
Efeito 2
Usar mais de três cores diferentes, que podem ser também tonalidades de uma mesma cor, diversificando ainda a pressão do lápis sobre o papel.
Efeito 3
Ao usar cores ou tonalidades diferentes de uma mesma cor, passe o lápis branco para homogeneizar a pintura.
Efeito 4
Ao invés de usar o lápis branco para homogeneizar a pintura em degradê, use o Blender, um aditivo que alonga e retoca, bastante usado em texturas.
Efeito 5
Crie, com apenas um lápis de cor ou vários deles, as camadas de tonalidades para o seu degradê a partir da colocação de água (aquarelando a sua pintura).
Dicas de pintura
A variação de tonalidades pode acontecer com o uso vários lápis de cores ou várias tintas, ou com o uso de apenas um lápis de cor ou uma tinta.
No caso do lápis de cor, o que vai mudar é a pressão sobre o papel, conforme também o tipo de lápis usado, pois existem diversos tipos e marcas. Quanto maior for a pressão, mais forte a cor ficará. Quanto menor a pressão, mais clara a cor ficará.
Vale a ressalva de que o ideal é usar papeis mais grossos para fazer os efeitos gerados a partir da água, ou seja, através de efeitos de aquarela.
A mandala colorida é um item difícil de ser esquecido, por isso crie logo a sua, seja desenhando, pintando ou construindo.
77 Desenhos de mandalas coloridas
Confira mais de 70 ideias de mandalas feitas com os mais variados materiais e cores.
muito bom adorei
Nossa que lindos amei perfeitos ,fiquei ate sem fôlego com tamanha beleza ; gratidão ❤️