A manta de crochê para bebê é uma peça linda, delicada e confortável para as crianças. Com ela o bebê precisa se sentir aquecido e seguro.
A peça é toda trabalhada com delicadeza a partir de fios apropriados para não causar alergias.
Então, antes de começar a sua confecção, certifique-se que a linha é apropriada para bebês e, mesmo se for um iniciante no crochê, escolha o modelo, as cores e pontos que desejar para criar a peça do seu jeito, mas de um jeito fácil também.
Com os tutoriais e dicas, é possível aprender a fazer os pontos do crochê básicos para a construção de lindas mantas, assim como sapatinhos de crochê e outros itens para o enxoval do bebê.
Como fazer manta de crochê para bebê passo a passo
Veja a lista de materiais utilizados no passo a passo:
- Fio de lã da linha Mais Bebê Soft da Círculo
- Agulha nº 3
Passo 1
Inicie com 146 correntinhas.
Passo 2
Conte 4 correntinhas para trás e na quinta trabalhe 1 ponto alto. Assim, o canto vai ficar com 2 pontos altos porque as correntinhas anteriores vão ficar na vertical como se fosse um ponto alto.
Passo 3
Pule uma corrente de base e faça mais 2 pontos altos juntos, ou seja, no mesmo ponto. Repita até o final essa sequência de 2 pontos altos juntos em um mesmo ponto, pulando um ponto de base.
Passo 4
Na próxima carreira, faça 2 pontos altos juntos nos intervalos entres os blocos de pontos altos na base. Ao iniciar cada carreira, comece subindo 4 correntinhas para formar o primeiro ponto alto do canto.
Trabalhe carreiras de vai e vem, fazendo esses pontos intercalados. No total, para dar o tamanho do comprimento da manta, serão cerca de 75 carreiras.
Passo 5
Siga fazendo uma carreira em cada lateral, fazendo a carreira passa fita. Essa carreira segue a sequência de 2 correntes, dando 2 laçadas na agulha para fazer pontos altos duplos no espaço entre os pontos altos de base.
Passo 6
Nos cantos dessas carreiras, faça 4 pontos altos duplos separados por 2 correntes no último bloco. A carreira passa fita faz uma volta em toda a peça.
Passo 7
Para fazer esses pontos nas laterais, continue o ponto alto duplo entre um ponto e outro. Basta puxar a lateral do ponto para cima e fazer a laçada por baixo.
O acabamento final é feito através de um barrado em ponto segredo. Em todo caso, o barrado pode ser feito de maneiras diferentes, inclusive com franjas ou pompons.
Veja o passo a passo do canal Professora Simone Eleotério:
Qual a linha ideal para fazer manta de crochê de bebê?
As melhores linhas são aquelas 100% algodão, podem também ser barbantes específicos de uma linha para bebê. A linha usada no passo a passo anterior é um exemplo disso.
Os fios de crochê são, geralmente, feitos de lã, algodão ou acrílico, então, as opções entre lã e algodão são as mais favoráveis para evitar alergias nos bebês.
Contudo, para mantas delicadas nunca use um barbante grosso, experimente sempre os fios suaves para ter um acabamento mais firme e mimoso.
Qual o tamanho de uma manta de crochê para bebê mais usada?
Uma referência padrão para um formato quadrado é 90cm x 90cm. Para um formato retangular o comprimento pode variar entre 100cm e 120cm e a largura precisa ter no mínimo 70cm.
Se a ideia é cobrir todo o bebê é possível experimentar com outros panos para poder tirar a medida exata e não correr o risco de faltar comprimento ou largura na peça.
Manta de crochê de bebê com ponto segredo
O ponto segredo é um ponto bem clássico e charmoso para peças de bebês, sendo que ele pode aparecer no comprimento da peça ou no barrado dela.
Esse ponto deixa vários espaços vazados, ou seja, deixa a trama aberta e, por isso, geralmente é feito apenas em algumas partes, principalmente nas bordas.
A peça ganha relevo com o ponto segredo, além de ganhar também um desenho lindo em forma de várias conchinhas que reunidas parecem correntes afrouxadas.
Para fazer o ponto estenda a linha até uma altura ideal, lace a linha e segure três fios com o dedo.
Depois volte a linha (segurando-a ainda) e insira a agulha entre os fios, separando o fio da esquerda em relação aos dois da direita. Lace a linha e arremate, seguindo a sequência com pontos baixos intercalados por um espaço de linha.
Manta de crochê para bebê com ponto concha
O ponto concha é, em geral, feito no comprimento da manta de crochê para bebê, ao contrário do ponto segredo.
Com isto, muita gente confecciona a manta utilizando os dois pontos, o ponto concha para o comprimento (base) e o ponto segredo para o bico.
Sendo que com o ponto concha os desenhos de conchas ficam bem nítidos no resultado final, pois o ponto traz esse contorno belíssimo e em alto relevo.
Esse alto relevo também deixa a manta mais aconchegante e é possível experimentar sensações únicas. Contudo, o ponto é mais elaborado e nada melhor do que visualizar o passo a passo para aprender com mais facilidade.
Veja a seguir o vídeo da Kátia – Nó Chic Crochê e aprenda a fazer o ponto concha:
Quanto custa fazer uma manta de crochê básica?
O custo pode variar bastante, a depender do material utilizado, já que os novelos e agulhas podem variar de preço de acordo com a marca, localidade e tamanho.
Com três ou quatro novelos pode-se fazer a manta de bebê no tamanho ideal e cada novelo de 100g, mais ou menos, custará em média entre 15 a 25 reais.
Escolha o novelo na cor desejada e que seja feito de um material adequado para bebês, em linhas específicas ou 100% algodão.
A agulha também pode variar bastante de preço, mas é possível encontrá-la por menos de dez reais. Sendo assim, para economizar você pode procurar por kits e materiais mais em conta.
Por muito menos de cem reais dá para confeccionar a peça, sendo que ela é geralmente vendida bem acima desse valor, como peça artesanal.
A manta de crochê para bebê tem muitas possibilidades e variedades, então, veja qual material se adequa melhor ao modelo desejado.
Fotos de mantinhas de crochê macias e quentinhas
Acompanhe a seleção incrível de ideias de mantas de bebê para se inspirar ainda mais!