Existem várias receitas de massinha de farinha de trigo super fáceis de fazer.
E as crianças adoram brincar com essas massinhas de modelar, pois podem imaginar, construir imagens e exercitar a criatividade durante a brincadeira.
Além disso, fazer massinha em casa é algo divertido para as crianças. Afinal, durante esse processo, elas podem aprender a mexer com os materiais e escolher suas cores preferidas.
Veja a seguir como esse processo funciona, algumas dicas para completar as receitas (como colori-las, por exemplo) e as diferentes formas de fazer massinha caseira para tornar as brincadeiras ainda melhores e mais divertidas!
Como fazer massinha de farinha de trigo de um jeito fácil
Para fazer a massinha de modelar com farinha de trigo de um jeito simples e prático serão necessários os seguintes ingredientes:
- 2 copos de farinha de trigo
- 1/2 copo de sal
- 1 copo de água
- 1 colher de chá de óleo
- Corante (opcional)
Passo a passo
Em um recipiente de tamanho grande, adicione a farinha e o sal e misture. Depois, acrescente a água e o óleo. Caso a massa fique quebradiça, o ideal é adicionar mais água até ela obter uma boa consistência para ser manuseada.
Basicamente, essa é a massinha de modelar feita com farinha de trigo. Lembre-se de guardá-la em vidro ou em um saco plástico de boa vedação no final do processo.
Nesse caso, ela não possui nenhuma cor. Se quiser colorir a massinha, acompanhe as dicas abaixo.
Veja as dicas e passo a passo do Caseirices Kids e faça em casa com as crianças:
Massinha de farinha de trigo com gelatina
A gelatina é um dos ingredientes que colore a massinha de modelar. Para isso, você precisa de uma caixinha de gelatina na cor desejada.
Basta adiciona-la à mistura junto com a farinha e o sal, no início do processo descrito acima. Os outros passos devem ser executados da mesma forma.
Massinha de farinha de trigo e suco artificial
O suco artificial em pó é uma ótima alternativa para a coloração das massinhas com farinha de trigo. Basta escolher um sabor com a cor que desejada e misturar o pó ao processo para colorir a sua massinha.
Outra opção para a coloração das massinhas é utilizar corante comestível. Nesse caso, tome cuidado e utilize roupas velhas para realização das receitas, já que as manchas podem não sair com facilidade.
Você só precisa escolher a cor desejada e colocar alguns pinguinhos na mistura para que ela fique com uma cor vívida e bonita.
Existem outras receitas de massinha de modelar que podem ser realizadas em casa.
O importante é realizá-las e dispor essa possibilidade para as crianças, pois é um material que incita brincadeiras criativas, educativas e que exercitam a coordenação motora.
Se você desejar, pode dar diversas cores às massinhas, para que os pequenos se sintam ainda mais estimulados a criarem diferentes propostas.
Conforme você for fazendo as massinhas, vai perceber que algumas precisam de ajustes: a de condicionador, por exemplo, pode ter a proporção dos seus ingredientes variável por conta do tipo de produto capilar utilizado.
Essa, particularmente, é uma boa alternativa caso você esteja em processo de transição capilar e não quer jogar os produtos fora: é só transformá-los em massinhas cheirosas que podem render brincadeiras divertidas.
Uma ideia muito bacana, é que você faça todo o processo das massinhas junto com seu filho ou com a criança que vai brincar com o produto. Dessa maneira, o momento se torna mais divertido e proveitoso, e ainda promove ensinamentos para os dois envolvidos.
Se você ainda está em dúvida da receita de massinha de modelar que quer fazer, confira a seguir uma opção de massinha de modelar feita com condicionador e amido de milho.
Massinha de modelar com condicionador
Uma receita diferente da tradicional massinha de modelar com farinha de trigo é a receita que envolve condicionador. Para ela, você vai precisar dos seguintes materiais:
- ½ xícara de condicionador
- 1 e ½ xícara de amido de milho
- Corante (opcional)
Passo a passo
O processo é muito fácil: basta misturar esses dois ingredientes em um recipiente, misturando-os com as mãos. Quando a massinha atingir a consistência, ela está pronta para ser utilizada nas brincadeiras.
Um fato interessante sobre essa massinha com condicionador é o fato de que ela fica cheirosa (conforme o aroma do produto que você utilizou) e não estimula apenas o tato da criança.
Para colori-la, você pode adicionar corante, gelatina ou suco artificial no final do processo, misturando com as mãos.
Uma massinha caseira é muito mais econômica e possui menos produtos do que as industrializadas, o que a torna uma alternativa muito válida às massinhas tradicionais que são comercializadas.
Depois que você finalizar as receitas, não esqueça de armazenar a massinha com cuidado, em um recipiente de vidro ou um saco plástico, ambos fechados, em um local seco.
É importante para que a massinha não resseque e possa ser reutilizada em outros momentos e brincadeiras.