Os modelos de laços de cabelo são muito variados. Há muitas opções de materiais, cores e formatos.
Os laços decoram embalagens, lembrancinhas e outros artesanatos, mas cada vez mais eles estão sendo utilizados como acessório feminino..
O uso dos laços nos cabelos tem se tornado uma tendência novamente, sendo colocados em tiaras, xuxinhas, bico de pato e faixinhas de bebê.
São bem charmosos e servem para todos os tipos de fios. Além disso, complementa o visual, valorizando a beleza e o charme do penteado, com suas cores e apliques.
Pode ser feito com vários tipos materiais, como: fita de cetim, fita gorgurão, fita jeans, veludo, organza, EVA, entre muitos outros.
Entre os mais modelos de laços mais comuns estão: simples, duplo, boutique, amora, chanel e o bambolê.
Modelos de laços de cabelo mais usados
Confira a seguir os modelos de laços mais comentados e procurados atualmente.
A partir dos diferentes formatos, escolha o seu laço com base nos materiais que preferir, ou experimente o máximo de opções que puder.
Para ficar ainda melhor, tente fazer, você mesma, os laços sugeridos e se divirta durante esse processo criativo.
Laços para cabelo
Para prender o laço dos seus sonhos sobre os cabeços, basta fixar nele uma presilha, uma tiara ou até mesmo um elástico da sua preferência.
Esses itens podem ser inseridos através de cola, amarração ou costura. Um jeito fácil de fazer laços para cabelos é colando fitas costuradas de forma torcida, para serem cruzadas em forma de “X”.
Ao fazer o miolo, com uma fita mais fina, coloque uma presilha e pronto! O seu laço para cabelo estará finalizado.
A escolha da fita também é muito importante para dar o charme que você precisa nos cabelos.
Cada tipo de fita propicia laços menores ou maiores mais caprichados, e podem ter detalhes que serão essenciais para o seu visual.
Imagine que a fita a ser usada será bem grossa, de modo que haverá dificuldades durante o processo de confecção de um laço pequeno para ser colocado sobre uma tiara.
Contudo, um laço muito grande pode não cair bem em um determinado modelo de tiara, então, é preciso repensar a escolha da fita.
Uma fita de renda, por exemplo, é singela e delicada, e serve para todas as idades. Além disso, a renda pode ser acompanhada por barrados bem elaborados que deixam a peça ainda mais sofisticada.
O que não falta são opções de fitas, tecidos e outros materiais para os diversos modelos de laços para cabelos.
Laços com nome
Os modelos de laços com nome são um dos mais rentáveis que existem no mercado, isso porque todo mundo gosta de uma peça personalizada e cheia de charme.
Ter o nome fixado na peça vai muito além de um meio de identificação, é como uma espécie de marca pessoal que é passada para o laço.
Então, a caligrafia, a cor e o tamanho das letras, fazem parte dessa primeira impressão causada por quem vê um laço com nome.
Entre os laços mais simples até os do tipo “boutique”, o nome pode aparecer e ele precisa ter o seu lugar de destaque, mas não precisa tomar todo o protagonismo do trabalho. Geralmente, ele aparece no centro da peça, como um tipo de aplique.
Os nomes metálicos são os mais comuns, eles podem ser prateados ou dourados, de modo que é preciso combinar a cor com as cores envolvidas nas fitas que formam o laço.
Lembre-se de que o nome é mais um detalhe, e não a peça em si, por isso evite fazer nomes muito grandes, especialmente se o laço possui um tamanho médio ou pequeno.
Laço para batizado
Laços para batizados costumam ter detalhes perolados e cores claras. A cor branca é bastante usada nesses laços, mas outras cores bem singelas também são vistas em batizados, como azuis e amarelos clarinhos.
Um laço de luxo para batizado costuma ousar no dourado, especialmente com laços de duas cores que possuem a cor de dentro mais forte do que a cor da parte externa.
A ousadia sofisticada também aparece quando o laço é coberto por pérolas ou é todo feito com materiais de cores mais fortes ou com tecidos finos.
Entretanto, o dourado, por exemplo, pode entrar apenas nas bordas do laço como um detalhe mais discreto.
Vale lembrar que as figuras das flores podem estar no centro do laço, pois são figuras tão graciosas que só aumentam a beleza da peça sobre a cabeça.
Nesse caso, os laços ainda podem aparecer nas lembrancinhas, nos sapatinhos e no vestido do bebê.
Laços para tiara
Na tiara aparecem laços de todos os tamanhos, sobretudo, os maiores são lindos para o público infantil.
Ela pode conter, não somente um laço, mas vários, de modo que um conjunto de laços idênticos tomem conta da parte superior da estrutura dessa peça.
As tiaras com laços chamam bastante atenção e todos os tipos de laços podem se encaixar nelas.
O laço transpassado, por exemplo, pode usar a cor principal da tiara em uma das partes, combinando-a com uma outra cor para ressair.
O laço duplo ou triplo, vai aumentar as proporções desse elemento e deixar a tiara bem ousada.
Contudo, os laços pequenos podem chamar a atenção a partir de pérolas, cores fortes e estampas diferentes. O laço channel é singelo e, apesar disso, traz muito glamour.
Veja qual laço você se identifica e use uma tiara para poder usá-lo nos cabelos, quando quiser.
Laços de gorgurão
A fita de gorgurão tem uma textura mais grossa e encorpada, podendo deixar o laço com um aspecto aveludado ou, no mínimo, texturizado.
Os laços de gorgurão são bastante usados em peças para cabelos, como xuxas, prendedores, elásticos e tiaras.
O gorgurão é versátil e combina muito bem com outros materiais, como cetim e pedrarias.
Sendo assim, há inúmeros tipos de laços com gorgurão para serem aprendidos de modo prático e rápido, com tutoriais disponíveis na internet.
Esse tipo de fita pode conter estampas e cores em degradê que permitem que o laço tenha um toque especial de criatividade.
Inclusive, misturar estampas com partes monocromáticas no laço, é um jeito muito bom de criar uma combinação elegante e simples.
Laços de EVA
Quem pensa que só é possível fazer laços com fitas, está muito enganado. Até mesmo com papeis especiais se pode criar laços artesanais, ainda que sejam mais frágeis.
No entanto, o EVA é um material maleável e mais resistente do que o papel e até mesmo mais resistente do que certos tecidos.
Para laços em tiaras ele é uma possibilidade incrível, porque a própria tiara pode ser feita em EVA também.
O melhor desse tipo de laço é o fato de poder decorá-lo com todo o capricho do mundo, se utilizado de itens desejados, como apliques feitos em EVA ou bijuterias.
Os modelos de laços de EVA são práticos e firmes, que facilitam a mão de obra e criam uma estrutura sem caimentos.
Além disso, o EVA pode ser do tipo comum ou com brilho, sendo que, ao misturar as duas texturas, o laço fica uma maravilha.
Laço de crochê
Não há elogios suficientes para expressar a beleza de um laço feito em crochê.
É um dos tipos mais diversos que existem, porque com o crochê dá para fazer vários desenhos, dando as tonalidades de cores, as formas e as texturas do seu jeito.
A borda do laço pode ter um acabamento diferente, sendo ele ondulado ou pontiagudo.
Os laços podem ser rechonchudos, quase como em forma de bolinhas, ou ainda podem ter o contorno de uma borboleta.
Fora isso, é possível colocar miçangas, pedrarias, pérolas, de todos os tipos, assim como pompons e outros itens que customizam a peça de acordo com as necessidades e desejos.
Flores e outros apliques feitos em crochê ainda podem ser incluídos sem perder a textura do fio.
Essa técnica é perfeita para quem faz peças em crochê e gosta de acrescentar laços, servindo para decorar os cabelos com muita graciosidade.
Laço com pompom
Esses são mais comuns para serem usados pelas crianças, em chás, aniversários, eventos diurnos e outros passeios.
O laço com pompom é fofo, meigo e divertido, trazendo a dinâmica que os mais jovens, como as crianças e bebês, merecem.
Os pompons podem ser pequenos ou grandes, presos no entorno ou na centralidade do laço. Eles também podem ficar presos em fios ou nas pontas dos laços.
Contudo, os pompons coloridos ou com a mesma cor que um laço monocromático, vão alegrar o seu dia, seja você uma pessoa adulta ou uma criança.
Modelos de laços adultos com pompons, possuem pompons mais soltos, que mais parecem uma bola de fios bem lisos.
Laço de cetim
O cetim é também um material bastante usado para a criação de laços. O seu brilho é especial e dá um tom de sofisticação que a maioria das pessoas procuram, especialmente para decorar itens de luxo.
Essa fita é uma das preferidas de quem gosta de decorar objetos diversos, sobretudo, acessórios, nos quais, os que são feitos para os cabelos, ganham um charme excepcional.
A fita pode ser usada também como item de roupas, formando laços brilhantes e elegantes ou apenas detalhes que combinam com o visual dos cabelos.
Vale ressaltar que os laços mais usados com esse material são os que usam pontas, pois o cetim oferece um dos acabamentos mais delicados e leves. É também uma das melhores opções para laços em tiaras.
Laço de pérola
A pérola pode cobrir todo o laço, como já foi dito, mas também pode emplacar apenas em uma pequena parte da peça.
É importante dizer que nem toda pérola precisa ser branca ou ter a cor tradicional de pérola, pois existem diversas cores de pérolas, como azul, amarelo, preto e vermelho.
Trata-se de uma bijuteria que permite a customização do laço à sua maneira, conforme também os tamanhos dessas peças.
Elas precisam ser bem coladas para não desgrudarem quando você menos esperar e a composição sobre o laço só deve acontecer quando ele já estiver finalizado.
Use a quantidade que achar necessária para o efeito desejado, nada de exageros se a ideia é ter uma peça mais delicada. Contudo, use várias pérolas se quiser tirar ou misturar o aspecto estético da fita utilizada.
Laço piscina
O laço piscina é um laço transparente, onde se pode colocar fitas, miçangas, pompons, entre outros elementos, dentro dele. Através de um plástico selado é possível deixar esses elementos apenas por dentro do laço.
Ele pode ser feito com vinil, por exemplo, para quem quiser fazer o seu próprio laço piscina em casa.
É um dos modelos mais contemporâneos que existe, sendo que gradativamente está a cada dia mais popular, sobretudo, entre as mais jovens.
Esse laço tem um aspecto divertido não só por causa da sua aparência, mas também porque só quem faz essa peça sabe o quanto é legal fazê-la.
Existem até kits para laços piscinas, isto é, kits para artesanato que vendem os materiais necessários para a confecção.
No geral, os materiais para laços são bem acessíveis e econômicos, então, o bom mesmo é experimentar vários modelos de laços para cabelos e curtir o melhor de cada um deles.
77 Fotos de laços de cabelo diferentes
Confira modelos fofos e delicados de laços de cabelo infantil para se inspirar nas melhores ideias!
Adorei! Gostaria ter o pap dos laços.