O molde de sapatinho de bebê é um dos itens mais importantes no enxoval de um recém-nascido.
Esses moldes podem ser usados para diversas finalidades, inclusive para fazer lindos sapatinhos para os recém-nascidos usarem nos primeiros dias de vida.
Por serem peças artesanais adoráveis e personalizadas, esses calçados delicados e fofos são muito pedidos pelas mamães que desejam algo com personalidade.
Eles são feitos de diferentes tipos de materiais e o acabamento deve ser impecável para não machucar os pezinhos delicados dos bebês.
Leia também: Como fazer sapatinho de crochê
Além de serem vendidos por artesãos em redes sociais e feiras de artesanato, esses sapatinhos são perfeitos para presentear uma mamãe e seu bebê com suas primeiras roupinhas e calçados.
Molde de sapatinho de bebê para imprimir
Na internet é possível encontrar vários moldes de sapatinhos para imprimir e antes de escolher o molde você deve ter em mente o resultado final que deseja.
Os tamanhos e modelos podem variar, mas é importante escolher o molde de sapatinho que fique confortável no recém-nascido.
Confira também: 50 Modelos de Sandalinha de crochê
Esses moldes facilitam o processo de criação do calçado e estimulam a criatividade dos artesãos e das mamães, pois podem ser personalizados de várias formas diferentes.
Confira ainda: Manta de crochê para bebê
Quais os tamanhos de sapatinho para bebê?
Os sapatinhos de bebês têm tamanhos variados de acordo com as marcas e formas, entretanto, na maioria das vezes começam com numeração 13 ou 1.
Esses tamanhos são definidos de acordo com o comprimento do pé em centímetros, ou seja, o sapatinho tamanho 13 é indicado para bebês de 0 a 2 meses que têm pezinhos com aproximadamente 9 centímetros.
Qual o melhor tipo de tecido para sapatinho de bebê?
Existe uma variedade de estilos, materiais e tamanhos disponíveis para os sapatinhos de bebê e os moldes devem ser usados para criar versões personalizadas e únicas desse lindo calçado.
Dentre os materiais mais usados para confeccionar sapatinhos de bebê estão os que possuem textura macia e delicada, pois a pele dos bebês é muito sensível.
Tecidos como o feltro, o tricô, a lã, o algodão, a malha, a flanela e o crochê estão entre os queridinhos das mamães.
Essas opções de tecidos oferecem inúmeras possibilidades de design de sapatinhos, desde os mais simples e confortáveis até os mais elaborados e decorados.
Qual é a linha ideal para fazer sapatinho de bebê em crochê?
Uma das linhas mais usadas para fazer o molde de sapatinho de bebê em crochê é a Linha Cléa, que é feita com fios de algodão mercerizados, macios e de alta qualidade.
Além desta, existem várias outras marcas de linhas que podem ser usadas para fabricar sapatinhos de bebê, mas você deve se atentar à composição da mesma, que deve ser preferencialmente de algodão.
Para fazer o sapatinho perfeito, escolha cores neutras, claras e delicadas, para transmitir a paz e serenidade de um novo ser que chegou ao mundo.
Dentre as cores de linha mais vendidas para essa finalidade podemos destacar o rosa, o azul, o verde, o amarelo claro, o branco e o vermelho, principalmente para a saída maternidade.
Dicas para personalizar sapatinho de bebê
A personalização é um grande atrativo para as mamães, pois permite que as peças do seu filho sejam únicas e especiais.
Dentre os detalhes de personalização mais comuns nesse tipo de item podemos citar os bordados, os apliques de biscuit, tecidos ou pedrarias, os pompons, fitas de cetim e muito mais.
Ao utilizar moldes o processo de produção dos sapatinhos é facilitado e você tem a oportunidade de ter peças totalmente únicas.
Vale lembrar que, esses sapatinhos podem ser feitos em máquinas de costura ou costurados á mão, o que garante ainda mais valor ao item.
Pronta para preparar o seu sapatinho? Escolha o seu modelo preferido e mãos à obra!