O uso da musicalização na educação infantil faz parte de um conjunto de didáticas que atraem a atenção das crianças, enquanto simultaneamente as divertem e ensinam o conteúdo programático.
Isso porque, a música é uma das manifestações culturais e artísticas mais antigas na história da humanidade, sendo também importante para os diferentes níveis de aprendizagem, na medida em que o ensino é desenvolvido de forma mais lúdica.
Por assim ser, a musicalização na educação infantil é uma ferramenta interessante de ensino e aprendizagem. Por isso, fizemos nessa postagem um resumo com as principais informações a respeito desse tema.
Veja também: Como fazer caixa musical para educação infantil e moldes
Como funciona o projeto musicalização na educação infantil?
A utilização da musicalização é um projeto que possui o intuito de sensibilizar os alunos por meio da percepção dos diferentes tipos de sons musicais.
A sua utilização na educação infantil, isto é, com alunos que possuem em média a idade de 5 anos, é um importante fator didático na medida em que a audição e experimentação são elementos importantes nessa fase da vida. Por isso, o recurso é geralmente bem aceito pelas crianças, conseguindo bons resultados na aprendizagem geral.
O processo acontece pela exploração de ritmos, sons, timbres, melodias e harmonias diferentes, que combinados estimulam o raciocínio, concentração e fala, além de contribuir com o processo de socialização dos alunos.
Saiba mais: Combinados Educação Infantil para imprimir em PDF
Qual o objetivo da musicalização na educação infantil?
Nessa perspectiva, os objetivos desse recurso são, de forma geral, a construção de canais de aprendizagem e desenvolvimento global da criança na primeira infância. Isso porque, a musicalização é todo o conjunto de atividades que inserem a criança no mundo musical.
Além do ensino do conteúdo programático propriamente dito, os objetivos também perpassam pelo ensino acerca das manifestações artísticas e culturais do país ou das regiões e o estímulo à criatividade, que contribui para o raciocínio e desenvolvimento cognitivo geral.
Leia ainda: Atividades sobre higiene para educação infantil
Qual a importância da musicalização na educação infantil?
A musicalização é uma das formas interdisciplinares do ensino infantil acerca dos diferentes temas das aulas e pode ser usado na educação infantil como um recurso que se revela útil para os diversos elementos do desenvolvimento da criança.
Sendo assim, a sua importância se manifesta por meio do incentivo e facilitação ao desenvolvimento psicomotor, psicossocial, cognitivo e linguístico.
A linguagem musical coloca os pequenos em movimento e auxilia na absorção do conhecimento pela improvisação e interpretação lúdica.
Ademais, as crianças ainda aprendem a ter senso rítmico e sensibilidade, além de incentivar a criatividade, memória, concentração e consciência corporal. Nesse sentido, os benefícios ultrapassam o físico e atingem o mental e emocional.
10 Atividades de musicalização na educação infantil
As atividades que podem ser utilizadas com essa ferramenta são as mais variadas possíveis. De maneira geral, a musicalização pode ser introduzida em forma de canções temáticas de horários, como boas-vindas e encerramento, ou utilizadas durante os momentos das brincadeiras.
Abaixo seguem algumas sugestões de atividades:
- Uma das primeiras dicas é a utilização de instrumentos musicais, que podem ser os de percussão. O contato direto das crianças com os instrumentos instiga as crianças a respeito da música.
- Uma atividade mais simples é explorar os ritmos com palmas e batidas. Dessa forma, a criança aprende de forma rítmica pela obediência aos comandos.
- Também pode ser usado canções na introdução das temáticas das aulas, por meio da escolha daquelas que falem sobre o assunto. Nessa proposta, é interessante adotar dança ou fazer movimentos conforme os dizeres da canção.
- Na mesma sistemática, movimentos ou palmas podem ser explorados com várias velocidades de toque da música. Nesse sentido, cantar e dançar devagar e depois rapidamente é uma estratégia de aprendizagem e assimilação.
- Musicais são uma das melhores formas de introduzir os alunos na musicalidade, em razão disso a utilização de fantoches para acompanhar a história cantada também é uma forma de atrair a atenção dos pequenos.
- Quando há televisores disponíveis, outra alternativa é criar sessões de cinema assistindo musicais infantis.
- Criar melodias também é interessante. Nesse processo, a criatividade das crianças pode ser estimulada para a formação das frases.
- Algumas brincadeiras musicais podem ser utilizadas por serem simples de aplicar, uma delas é a de pequenos maestros. Ela consiste em criar símbolos que significam sons para que a criança possa desenhá-los e depois “cantar” a música criada pela sequência.
- No mesmo sentido, a brincadeira de estátua musical também pode ser uma boa sugestão. Ela é basicamente a utilização de uma música, que quando estiver tocando significa que as crianças devem dançar e quando ela parar devem fazer posições de estátua.
- Por fim, uma das mais conhecidas brincadeiras musicais, qual seja, a batata quente musical. Essa brincadeira consiste em utilizar algum objeto que deve ficar passando nas mãos das crianças enquanto alguma música é tocada. Quando a música parar, quem estiver com o objeto perde.