Neste artigo vamos falar sobre o que é betumar madeira e explicar um pouco mais sobre esse procedimento para identificar quais tipos de betume são mais usados e quais são as diferenças entre cada um deles. Confira a seguir.
Saiba mais: Tinta para pintar madeira para obter um acabamento ideal
O que é betume?
O betume é uma mistura líquida com alto grau de viscosidade, que apresenta uma cor escura. É formado por diferentes compostos químicos do tipo hidrocarbonetos.
Ele pode ser tanto encontrado na natureza quanto ser obtido artificialmente, através de processos de destilação de petróleo. Uma característica marcante desse composto é o fato de ser altamente inflamável.
Muitos materiais são produzidos a partir do betume, como vernizes, bases para pintura e massas de revestimento. Um exemplo de utilização bem comum do betume é a pavimentação de ruas.
Veja também: 6 Tutoriais incríveis de artesanato de madeira para parede
O que é betumar madeira?
Betumar madeira é o processo de usar o composto betume para tratar madeiras. Além dele prolongar a vida útil desse material, ele protege a sua superfície do ataque de cupins, do sol, da umidade e de intempéries.
Ele também é um ótimo envelhecedor de madeira, assim como também é usado para compor técnicas de efeitos. Pode ser aplicado de forma direta na madeira ou diluído com outras substâncias como álcool.
Confira ainda: Como transformar artesanato com madeira em um negócio lucrativo
Tipos de betume mais usados
Há diferentes tipos de betume. Neste artigo, vamos destacar aqueles que são mais usados e explicar um pouco de suas características.
Betume da judeia
Este é um produto à base de solventes. Isso é perceptível pelo seu forte aroma. Por conta dessa composição, ele deve ser diluído em aguarrás, que é igual ao do betume.
Uma informação muito importante é que jamais um produto à base de solvente deve ser diluído na água. Antigamente, esse era o único tipo de betume que existia no mercado.
Betume da judeia em cera
Ele é um betume da Judeia, mas contém cera em sua composição. Uma facilidade dele é que já vem totalmente pronto para uso, é de fácil manuseio e manipulação.
Betume colors
Este produto chegou como uma verdadeira revolução no mercado. Isso porque ele é à base de água, mas dentro há um gel matizador que possibilita não só trabalhar com envelhecimento como também com uma infinidade de efeitos.
Uma outra vantagem desse tipo é que não precisa diluir, já vem totalmente pronto para uso. Este vídeo é uma ótima referência para quem deseja entender de forma rápida e prática as diferenças entre os betumes.
Acqua Betume
Com o passar do tempo, houve a necessidade de ampliar o leque de betumes oferecidos no mercado. Assim, se criou um betume à base de água. Inclusive, esta é uma opção mais ecológica e mais indicada para aqueles que têm alergias aos compostos e odores dos solventes.
É possível usá-lo da mesma forma que o tradicional Betume da Judeia, como envelhecedor de madeiras ou para aplicar técnicas de efeitos.
Quais as cores do betume mais comuns?
No caso do produto Betume Colors, estão disponíveis 30 diferentes tipos de cores. Basicamente, são três linhas principais:
- Cores amadeiradas;
- Cores metálicas;
- Cores frias e quentes, como branco, vinho, verde, dentre outras.
Importante mencionar que, no caso das cores amadeiradas e metálicas, há diferentes nuances de tonalidades entre elas. Já o tradicional Betume da Judeia tem um tom de coloração que vai do marrom escuro ao preto. A tonalidade vai variar de acordo com a diluição.
Agora que você sabe o que é betumar madeira, já sabe qual tipo de betume você usará no processo? É interessante considerar qual a finalidade do betume, antes de escolher o produto.
Para quem pretende só fazer envelhecimento ou quer prolongar a vida útil da madeira, protegendo-a de umidade e cupins, o betume da Judeia, especialmente o tipo de cera (de manuseio mais fácil), é super indicado.
Mas se a intenção for criar trabalhos artísticos, como diferentes tipos de efeitos, usar a linha de Betume Colors pode ser mais indicado.