Sabia que é possível fazer papel reciclável em casa? Você pode ter uma opção caseira e também pode procurar por opções que são vendidas em lojas e papelarias.
Para os artesãos, o papel reciclado é muito importante, porque eles adoram reutilizar e diminuir os impactos negativos ao meio ambiente.
Viver de artesanato também é viver de uma forma que o consumo de produtos novos seja reduzido, através de produtos customizados ou renovados.
Desse modo, o papel reciclado é um item muito utilizado em peças artesanais. Além disso, algumas indústrias e fábricas também o utilizam para criar embalagens e produtos.
Então, veja a seguir como fazer, conheça os tipos, espessuras, além de ideias de artesanatos com reciclagem de papel.
O que é papel reciclável?
Muita gente ainda fica em dúvida sobre o que é reciclagem. Então, é importante trazer essa definição para esclarecer de uma vez por todas essa ideia de “reciclar”.
Uma definição resumida de reciclagem é “recuperar totalmente ou parcialmente um material já utilizado”. Sabendo disso, fica mais fácil entender sobre o que significa “papel reciclável”.
O papel reciclável é aquele papel que pode ser recuperado totalmente ou parcialmente, mesmo depois de ser usado. Existem vários tipos de papeis que podem ser recicláveis, mas também existem tipos que são não-recicláveis.
Quais são os tipos de papéis recicláveis?
Os tipos mais comuns que podem ser reciclados, são:
- Papel sulfite
- Papelão
- Jornal
- Revista
- Embalagens longa vida
- Folhas de cadernos e agendas
- Papel cartão
- Cartolina
- Folhetos
- Envelopes
Os tipos mencionados são os mais comuns, mas ainda existem outros tipos que são recicláveis. Por isso, para ficar ainda mais fácil de identificá-los, confira os papeis que não podem ser reciclados:
- Papel higiênico
- Guardanapos engordurados
- Papel fotográfico
- Papel celofane
- Papel carbono
- Papel vegetal
- Papal de nota fiscal / caixa eletrônico etc.
É claro que a lista de papeis recicláveis e não recicláveis poderia ser muito maior, mas esse é um resumo básico para orientar os primeiros passos nessa identificação.
Espessura do papel reciclado
O papel reciclado pode ter várias espessuras, especialmente quando é feito em casa, porque a espessura fica por conta do artesão que está produzindo o material. No entanto, normalmente, o papel reciclado é encontrado entre as seguintes espessuras: 70 g/m² e 120 g/m².
São gramaturas que coincidem com os tipos de papeis mais usados no dia a dia: papel sulfite, offset, kraft, couchê e color plus, por exemplo.
Sendo assim, entre 70 e 120 g/m² o papel é bem leve e prático de usar, e pode ser usado em impressoras comuns.
Como fazer papel reciclável passo a passo em casa
O passo a passo para se fazer papel reciclável caseiro é muito simples. Basta cortar ou picotar o papel usado em pequenos pedaços e deixar todos os pedaços de molho em um recipiente com água, por no mínimo 24 horas.
Em seguida, é necessário bater todos os pedaços de papel no liquidificador ou em um mixer, cobrindo tudo com água. A dica é buscar uma mistura bem fina, para jogar essa mistura em uma bacia ou recipiente com água novamente.
Para modelar a folha de papel reciclado é importante construir duas telas finas com molduras em madeira. A depender da tela emoldurada, a folha fica bem fina e com as bordas acabadas com precisão. Além disso, ainda é possível colorir o papel nesse processo de reciclagem.
Veja o passo a passo através desse vídeo-tutorial do Thaccyo e não perca nenhum detalhe. O resultado é incrível!
Ideias de artesanatos com papel reciclável
O papel reciclado pode servir para várias peças artesanais, como embalagens, origamis, lembrancinhas, cadernos e agendas personalizadas.
O bullet journal, por exemplo, é um tipo de caderno costurado à mão e feito com papel reciclado. Basta formar grupos de papeis reciclados para costurá-los manualmente, formando peças como cadernos, agendas, jornais e revistas artesanais e sustentáveis.
No caso das embalagens, origamis e lembrancinhas, pode-se usar como referência as peças artesanais que são feitas com papel comum, utilizando moldes e/ou dobraduras. Recortes, colagens e impressões comuns também podem ser feitos nesse tipo de papel.
Papel higiênico é reciclável?
O papel higiênico, assim como guardanapos e lenços usados ou umedecidos, são considerados papeis úmidos e precisam de um descarte específico.
Eles, normalmente, possuem muitos resíduos porque são muito porosos, e dificultam o processo de reciclagem. Portanto, o papel higiênico não é reciclável e precisa ter o descarte adequado para lixos úmidos.
Papel alumínio é reciclável?
O caso do papel alumínio é um pouco mais complexo, porque, embora ele possa ser reciclado, é preciso tomar certos cuidados importantes.
O alumínio, geralmente, é usado para embalar alimentos e acumula resíduos com isso. Restos podem ficar presos ou armazenados na superfície, prejudicando o processo de reciclagem.
Não é qualquer lavagem que retira os resíduos do alumínio, por isso recomenda-se uma limpeza com água de reuso, antes de iniciar a reciclagem.
Papel couchê é reciclável?
O papel couchê é reciclável e sustentável. Ele pode ser encontrado em convites, flyers, folders, revistas e livros de arte.
Esse papel fica como mais uma opção de papel para você utilizar com mais facilidade na reciclagem.
Qual a importância da reciclagem de papel?
A reciclagem de papel é muito importante porque o papel é feito com a celulose de determinados tipos de árvores. Ao reciclar o papel, há uma contribuição para que menos árvores sejam cortadas.
Diante do grande consumo e desmatamento que o planeta vem sofrendo, isso faz muita diferença.
Além disso, esse processo gera renda para milhares de pessoas no Brasil, que atuam em cooperativas de reciclagem. A produção do papel reciclado ainda reduz o gasto de água e energia em comparação à produção do papel virgem/novo.
O papel reciclado tem sido usado para produtos mais ecológicos, de modo que geram menos impacto na natureza e trazem mais sustentabilidade para o mundo.