Conheça nesse artigo diversos personagens do folclore para colorir e proporcionar atividades educativas e lúdicas para as turmas de educação infantil.
Veja também: Ideias de atividades e brincadeiras para o Dia do Folclore
13 Personagens do folclore para colorir e imprimir
O folclore brasileiro é super rico e um excelente tema para trabalhar com as crianças. Isso porque ele permite a transmissão de um conteúdo bastante interdisciplinar.
Então, usar o folclore permite abordar aspectos de diferentes disciplinas, como linguagens, história do brasil, geografia e culturas indígenas.
Veja algumas opções de desenhos de personagens do folclore para colorir.
Confira ainda: 40 Adivinhas do folclore brasileiro para educação infantil
1 – Saci-Pererê
Com toda certeza, o Saci-Pererê é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro, com grande presença cultural em obras artísticas e no imaginário popular. O seu nome tem origem tupi-guarani.
O Saci é um menino travesso que tem uma perna só e vive nas florestas brasileiras. Muito brincalhão, adora se divertir e pregar pequenas peças nas pessoas.
Uma das mais famosas é sua aparição em redemoinho, que costuma assustar os outros. O Saci é muito ágil e consegue estar em todos os cantos da floresta. Sempre age quando a floresta vive uma situação de perigo.
2 – Cuca
Esse personagem se popularizou especialmente por sua icônica participação na obra infantil Sítio do Picapau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato. O seriado para a televisão ajudou a torná-la ainda mais popular.
Acredita-se que a personagem mítica Cuca tenha origem em lendas da antiga Península Ibérica. Segundo a lenda, a Cuca era uma mulher idosa e assustadora, que sequestrava as crianças que eram desobedientes aos seus pais.
No Brasil, a Cuca assumiu uma forma de jacaré e é vista como uma poderosa feiticeira, que assusta as crianças desobedientes e que se recusam a dormir cedo.
Saiba mais: Arte e Artesanato do Folclore Brasileiro
3 – Curupira
O Curupira é um ser que habita a floresta e atua como seu guardião. Suas principais características são o seu tamanho pequenino, os seus cabelos vermelhos que imitam o fogo e seus pés posicionados ao contrário, com os calcanhares para a frente.
É uma figura sobrenatural, que detém uma enorme força física, apesar do seu tamanho. Apesar de sua aparência, o Curupira só faz mal àqueles que destroem a floresta ou derrubam árvores. Ele atua de forma constante na proteção do meio ambiente.
4 – Lobisomem
A lenda do Lobisomem é mundial, presente em diferentes países e culturas. Mistura do lobo com o homem, ele é uma criatura que vivencia um processo de transformação.
Durante o dia, ele tem a aparência de um homem comum. No entanto, nas noites de lua cheia, ele se transforma em um lobo feroz, que sai pela noite à caça de outros seres.
No folclore brasileiro, a lenda do Lobisomem assume algumas facetas próprias, cuja narrativa pode se modificar de acordo com a região do país.
5 – Mula sem cabeça
Um dos mais conhecidos mitos do nosso folclore, a mula sem cabeça é uma burrinha de cor escura, que no lugar da cabeça, possui uma tocha de fogo.
Ela possui ferraduras de aço e um relincho extremamente alto, que pode ser ouvido a léguas de distância. É uma criatura violenta, que corre pelos campos e florestas para assustar os animais e pessoas.
Há diferentes versões para a origem dessa lenda. No entanto, é provável que ela também tenha sido trazida da Península Ibérica para o continente americano.
6 – Boto
Essa é uma lenda muito popular até os dias atuais na região Norte do Brasil. Isso porque o boto cor de rosa vive nos rios amazônicos.
Segundo a lenda, o boto é capaz de se transformar em um bonito rapaz. Galanteador, ele sai da água para conquistar mulheres nas cidades e as engravida, abandonando logo em seguida.
7 – Negrinho do Pastoreio
Esse personagem é bastante conhecido na região Sul do Brasil. É provável que a lenda tenha surgido no século XIX e sua origem é afro-cristã.
Segundo o mito, na época em que a escravidão de pessoas africanas ainda era vigente no Brasil, um senhor teria pedido a um de seus escravos que cuidasse de seus cavalos. Contudo, um dos cavalos foge.
Ao sentir a falta do cavalo, o senhor castiga o jovem escravizado até que ele quase morra. Só que no dia seguinte, o fazendeiro se depara com o garoto sem nenhum ferimento, montado junto ao cavalo perdido e da Virgem Maria.
Perplexo e arrependido, o fazendeiro pede então perdão ao negrinho, que por sua vez, sai galopando livre com o cavalo que havia fugido.
8 – Iara ou Mãe d’água
Mais uma lenda de origem indígena e amazônica. Iara significa “aquela que mora nas águas”. Assim, essa sereia das águas doces possui longos cabelos pretos e olhos profundos, além de uma beleza estonteante.
Ela gosta de ficar na beira do rio cantando, e sua voz doce atrai os homens, que ficam hipnotizados por ela. Segundo a lenda, Iara é capaz de enlouquecer muitos deles.
9 – Boitatá ou cobra-de-fogo
No folclore brasileiro, o boitatá é uma cobra de fogo que possui vários olhos, dos quais saem chamas. Apesar de sua aparência assustadora, a criatura protege as florestas de incêndios criminosos.
10 – Matinta Pereira
A lenda da Matinta Pereira é muito popular na região Norte. Ela seria uma mulher idosa, que usa roupas carcomidas e escuras e passa as noites vagando pelas ruas, causando medo nas pessoas.
11 – Caipora
Essa entidade é oriunda da mitologia tupi-guarani. Ela é uma indígena bastante ágil, que anda pelas florestas. É considerada a protetora dos animais e também atua como guardiã das florestas.
12 – Mapinguari
Essa lenda é de origem amazônica. Segundo a crença, o Mapinguari é uma criatura gigante e peluda, que possui um olho na testa e uma boca no lugar do umbigo.
Ele seria a transformação de indígenas anciãos, que ao atingirem uma certa idade, passam a habitar o interior da floresta para viver de forma isolada.
13 – Corpo-seco
O chamado Corpo-Seco seria um defunto vítima de uma maldição. Por conta disso, ele vaga pela Terra por não ser aceito no céu e no inferno.
São muitos os personagens do folclore para colorir e se divertir! É possível usá-los em mais de uma atividade, então, selecione seus desenhos favoritos!