Planners são ferramentas indispensáveis para a organização de: afazeres diários, metas, planejamentos, entre de tantas outras utilidades.
São materiais muito queridos, especialmente os personalizados.
Além de ter a eficiência natural desse tipo de ferramenta, planners personalizados são marcados pela sua singularidade e pela sofisticação que entregam, além da versatilidade de gostos que eles atendem.
Quer aprender a fazer um planner personalizado de forma artesanal e com acabamento profissional? Então logo abaixo confira algumas dicas para fazer planners artesanais personalizados:
Como fazer um planner artesanal personalizado?
Existem diferentes tipos de planners personalizados e várias formas de fazer.
Você pode personalizar desde a capa até as folhas, ou simplesmente comprar um miolo pronto para encadernação de planners, personalizando apenas a sua capa e contracapa.
Independentemente das formas escolhidas para isso, é importante aprender alguns “truques” para deixar o seu planner perfeito e com um acabamento profissional. Vamos lá?
1° Defina o tamanho e o formato do seu Planner para fazer as artes
Definir isso previamente é de suma importância para que você saiba o tamanho das artes de capa (e das folhas) que você precisa fazer.
Os tamanhos mais comuns para Planners são: A4 (297x210mm) e A5 (148 x 210 mm).
Quanto aos formatos, você pode personalizá-lo tanto em retrato (vertical) quanto em paisagem (horizontal).
Os tamanhos e os formatos variam de gosto para gosto, mas é importante que as artes desenvolvidas sejam de acordo com o tamanho e o formato escolhido para o seu planner.
2° Capriche na sua arte de capa
A arte da sua capa precisa ser pensada e elaborada com muito carinho, porque é a chave da personalização do seu planner, então é importante caprichar.
As suas artes podem ser impressas, desenhadas ou manuscritas, tudo depende da proposta do seu planner.
Artes impressas costumam ser feitas em editores de imagens, para que elas obedeçam às medidas exatas e não tenham distorção na arte. Já as desenhadas e manuscritas geralmente são feitas com letting, um tipo especial de letra que dá uma sofisticação a mais para o seu planner personalizado.
Os materiais mais comuns para as capas são: papel fotográfico matte adesivo 180g ou 230g (onde a arte é impressa) e papel paraná (onde a arte é colada).
Ao fazer a sua arte, imprima (ou desenhe) e faça o acabamento que preferir. Para maior durabilidade e para um acabamento refinado, é interessante que você faça uma laminação em Bopp na arte, pois ele serve para garantir a resistência dela.
Como fazer a sua capa
- Imprima ou desenhe a arte no papel fotográfico adesivo matte dentro do tamanho e formato escolhido;
- Lamine-o com o bopp da sua preferência (fosco, brilho ou holográfico);
- Cole-o em seu papel paraná, corte as pontas na diagonal e cole as margens no verso do papel paraná;
- Recorte ao meio um papel fotográfico adesivo matte branco e cole-o no verso da capa, para fazer um acabamento mais refinado;
3° Escolha o tipo de folha que mais combina com seu Planner
Se você for personalizar as folhas do seu planner “do zero”, você precisará escolher: a gramatura do papel que você deseja, se ele será pautado ou não, qual será o padrão de design das folhas e como você fará a impressão.
Tudo isso compõe o processo de personalização, para deixar o seu planner com a “sua cara”. Portanto, escolha o melhor tipo de folha para o seu planner, o padrão das folhas e garanta um resultado satisfatório.
Caso você prefira comprar as folhas prontas para o miolo do seu planner, é interessante que você escolha uma que combine com a sua capa para que fique mais harmônico o acabamento. Também é possível personalizá-las utilizando um padrão gráfico para os Títulos das páginas, por exemplo.
4° Defina a organização de montagem do seu Planner
Para facilitar a montagem do seu planner, é interessante você definir previamente qual vai ser a ordem dos conteúdos.
Os planners personalizados possuem diferentes maneiras de montar, de padronizar e de distribuir as seções.
Se você deseja que seu planner te proporcione mais praticidade no cotidiano, ele precisa ser montado de forma intuitiva. Assim, facilitará a sua organização e você poderá ter melhor proveito na utilização dele.
Portanto, faça uma lista com a ordem de montagem das seções e separe-as por partes. Assim, quando você partir para a montagem, esse processo será mais prático.
Alguns definem a ordem começando por metas, outros por datas importantes, ou por interesses, por lembretes…enfim, as possibilidades de organização são infinitas.
Porém, para que você consiga se organizar melhor, é importante que você defina uma ordem lógica para as suas seções, organizando por grau de importância ou urgência.
5° Monte, faça a encadernação e pronto!
Se você tiver comprado um miolo já perfurado, agora só precisará fazer a perfuração das capas seguindo a quantidade de furos que tem o miolo e em seguida montá-lo de acordo com a ordem que definiu para encadernar.
Mas se caso você tiver personalizado as folhas artesanalmente, você precisará realizar os furos das suas folhas, além das capas, e em seguida montar para fazer a encadernação. Para a encadernação, existem várias opções que você pode utilizar.
O espiral mais utilizado na encadernação de planners personalizados é o wire-o (espiral de aço com duplo anel) por ser mais sofisticado que o espiral comum. Se você for encaderná-lo com este tipo de espiral, certifique-se da quantidade de folhas que utilizará, para comprar o tamanho certo.
Ao perfurar as folhas, lembre-se de respeitar o limite de folhas que a encadernadora perfura por vez. Quando for perfurar as capas, não adicione outras folhas junto com ela para perfurar, porque devido à espessura dela, você corre o risco de danificar a máquina.
Agora, feita a perfuração, você montará o seu planner no wire-o para fechar a encadernação. Detalhe importante: ao fazer a montagem no wire-o, coloque a contracapa de frente para a capa, para o acabamento não ficar aparente. Depois de montado o planner, feche o wire-o e pronto: seu planner está finalizado com sucesso!