O pompom de torcida é um elemento super divertido, que incrementa muito as disputas esportivas.
Isso porque ele possibilita a criação de efeitos visuais e sonoros bem bonitos e coreografias interessantes. Contudo, muitas pessoas não sabem como criá-los.
Veja ainda: Como fazer Pompom com papel seda
Como fazer pompom de líder de torcida
Materiais necessários:
- Papel celofane colorido
- Tesoura
- Clips ou pregador
- Durex
Confira também: Ideias de artesanatos para fazer com pompom
Como fazer
Pegue duas folhas de papel celofane e junte ambas. Então, realize uma primeira dobra no meio. Dobre mais algumas vezes até que as folhas estejam em um formato de retângulo.
Marque nesse retângulo a distância de um palmo entre qualquer uma das extremidades. Será neste lado em que a pessoa vai segurar o pompom com as mãos. É possível colocar um clipes para segurar enquanto você ainda trabalha na confecção.
Com uma tesoura, realize cortes do lugar onde você marcou até a outra ponta do retângulo. Tenha atenção para que os cortes fiquem bem certinhos. Você define se quer fazer tiras mais grossas ou finas.
Quando esse processo estiver finalizado, utilize durex para colar a ponta que estava presa com o clipes. Junte o celofane, de modo a fazer um rolinho. Depois, passe algumas voltas de durex para que fique bem firme. Então, está pronto o pompom de torcida laminado.
Leia mais: Como fazer pompom de papel crepom
Como fazer pompom de papel crepom para a torcida
Materiais necessários:
- Papel crepom (dois pedaços com um tamanho de 30 cm mais ou menos)
- Tesoura sem ponta
- Fita adesiva
Como fazer
Pegue as folhas de papel crepom e dobre ao meio. Repita essa ação outras duas ou três vezes. Então, defina o espaço que você vai cortar (o restante será a parte usada como suporte para segurar o pompom de torcida).
Corte tiras bem fininhas porque seu efeito visual no papel crepom fica mais bonito. Dá uma sensação maior de volume. Em seguida, abra o papel. Repita novamente o ato de dobrar ao meio, para juntar a parte que será presa com a fita adesiva.
Tenha atenção com essa dobradura para que o pompom não fique frouxo. Assim, após juntar, passe a fita adesiva algumas vezes para que o suporte de segurar o pompom de torcida fique firme. Uma vez finalizada essa etapa, está pronto o pompom para torcer.
Como fazer pompom de papel celofane passo a passo
Materiais necessários:
- Papel de presente (pode ser saco também) ou papel celofane brilhoso
- Tesoura
- Estilete
- Régua
- Fita adesiva durex
- Fio de nylon
- Pedaço pequeno de EVA
- Cola quente
Como fazer
Pegue o papel e separe um pedaço que tenha mais ou menos 30 cm. Dobre ao meio algumas vezes até que esteja em formato retangular.
Então, marque o local onde você vai cortar para fazer as tiras do pompom. É fundamental deixar alguns centímetros sem corte, porque será o espaço usado para colar e fazer o suporte para segurar com as mãos.
Como o papel de presente ou o celofane são papéis bem fininhos, uma opção interessante é cortar com estilete. Utilize uma régua para medir os espaços.
A vantagem do estilete para a tesoura é que os cortes são mais precisos. No entanto, caso você vá realizar a atividade com crianças, o ideal é usar uma tesoura sem pontas.
Quando todas as tiras estiverem cortadas, junte a parte de cima do papel e amarre bem firme com um fio de nylon. Esse processo ajuda a dar mais estabilidade ao seu pompom de torcida.
Em seguida à amarração, cole com fita adesiva grossa. Para não ficar a fita aparente e prejudicar o visual, cole um pedaço de EVA no local com a pistola de cola quente.
Escolha uma cor que seja harmônica às cores das tiras no pompom. Se for necessário, corte o espaço que sobrar do EVA e cole as pontas com a cola quente, para que não fique um buraco no meio.
Para finalizar, veja se tem tiras que estão fechadas (isso pode ocorrer por conta da finura do papel) e acerte as pontas com uma tesoura, de modo que fiquem todas do mesmo tamanho. Então, está pronto o seu pompom de torcida.
Agora você está pronto para começar a sua torcida. Os pompons são uma ótima brincadeira para grupos e para brincar em dias de jogos importantes.