Quem gosta de cozinhar, gosta de ter seus temperinhos guardados em porta condimentos. Esses potinhos pequenos e simpáticos guardam a magia dos sabores que usamos para dar gosto a nossa comida!
Geralmente vendidos em saquinhos de plástico ou a granel, os condimentos, quando mal armazenados, tendem a perder o sabor ou a ser contaminados com cheiros do ambiente. Os porta condimentos resolvem esse dilema, acondicionando adequadamente os temperos.
Quando feitos com carinho e esmero, os porta condimentos se tornam lindas peças artesanais, que conferem ao seu ambiente um toque muito pessoal. Uma área gourmet ou cozinha bem organizadas, além de ficarem bonitas e convidativas, deixam qualquer cozinheira mais feliz!
Vamos ver alguns exemplos e dicas especiais de porta condimentos para você?
Ideias de porta condimentos de madeira
Um dos materiais mais usados para a confecção de porta condimentos, a principal vantagem da madeira é a sua durabilidade e resistência.
Leia Também:
- Porta Temperos de Paredes Bem Legais: 20 Ideias
- Porta temperos artesanal passo a passo
- Porta Tempero de Madeira
Você pode criar um lindo suporte de madeira para o seu porta condimentos! Ele pode ser em formato de armário (com portinhas), prateleira, estante ou nichos. Outra ideia é fazer furos numa peça de modo a encaixar os vidrinhos pela tampa, criando um conjunto visualmente original.
Caso você prefira um porta condimentos vintage, no estilo dos velhos armazéns, pode optar por fazê-lo no formato de um minimóvel com gavetinhas, cada uma para um condimento. Fica superestiloso!
Como fazer porta condimentos de parede
Os porta condimentos de parede têm a vantagem de tirar a bagunça das pias e bancadas, deixando os temperos alocados num local de fácil acesso e liberando essas áreas para o que elas realmente foram feitas: cozinhar!
Para fazer um porta condimentos de parede, vamos deixar a sugestão de uma linda e fácil estante suspensa com cordas.
Você vai precisar de furadeira, corda de náilon, 12 abraçadeiras metálicas tipo “U” de 3/8 pol., parafusos para madeira, 4 abraçadeiras metálicas do tipo rosca, dois ganchos e buchas nº 8, duas arruelas, abraçadeiras plásticas, prateleiras de madeira de 1m x 8,5 cm e os potinhos para os temperos.
Para ver o passo a passo detalhado, acesse o link:
Modelos de porta condimentos de vidro
O vidro é um dos materiais mais usados em porta condimentos. Como ele não absorve cheiro, pode ser facilmente lavado e reutilizado para guardar diferentes temperos, sem misturar aromas e sabores.
Se o seu orçamento é curto, uma boa ideia é reutilizar potinhos de vidro de tamanhos e formatos semelhantes, para dar um toque de harmonia visual.
As tampas de metal, muito comuns em potes de vidro, podem ser pintadas com tinta tipo lousa. Ela permite que você escreva e apague diversas vezes, facilitando o uso para diferentes temperos. Se achar mais prático, use etiquetas adesivas tipo lousa afixadas nos próprios vidrinhos. Bem identificados, os porta condimentos de vidro vão cumprir bem o papel de armazenar temperos com cuidado e organização!
Ideias de porta condimentos simples
Um jeito simples e barato de fazer um porta condimentos é usando recipientes de vidro. Reaproveite potes de alimentos como maionese ou requeijão, revestindo as tampas com tecido e fitas de cetim. Se quiser deixar o trabalho mais caprichado, escreva os nomes dos temperos com caneta permanente.
Outro artigo de plástico que rende um ótimo porta condimentos são os recipientes tipo tubete. Eles ficam bonitos quando encaixados num suporte, que pode ser do formato que você preferir. Uma sugestão é aproveitar uma peça de madeira que você já tenha, como um cubo vazado ou uma velha tábua de corte, para confeccionar esse porta condimentos.
Usar uma prateleira antiga para fazer seu porta condimentos é uma excelente alternativa! Se ela for em madeira, basta lixar e envernizar. Coloque os potinhos em cima e você terá uma linda peça de decoração!