Rasgar papel pode ser uma atividade produtiva e favorável ao desenvolvimento da criança. Isso porque, seja uma necessidade esquemática, sensorial ou de conexão com o responsável, essa ação aumenta a coordenação e o senso criativo.
Pensando nisso, listamos os principais benefícios de rasgar papel, seu objetivo e algumas ideias para trabalhar essa prática na educação infantil.
Leia mais: Modelos lindos atuais e antigos de papel de carta para imprimir
Quais os benefícios da atividade de rasgar papel na educação infantil?
Por incrível que pareça, rasgar papel tem muitos benefícios na educação infantil. Veja os principais:
1- Papel é um material barato
Caso você não queira comprar papel apenas para essa finalidade, verifique o recipiente de reciclagem ou separe algumas correspondências indesejadas! As atividades do ano anterior na escola também são uma ótima opção.
2- Atividade fácil de configurar
Basicamente não é necessário nenhuma configuração. A maior parte do trabalho é, de fato, rasgar o papel e a criança deve ser a única responsável por isso. Em suma, tudo que o responsável precisa fazer é disponibilizar o material e dar abertura à criatividade.
3- Estimula a criatividade
A liberdade de execução dessa atividade permite a criança estimular os sentidos e explorar a criatividade. Sem dúvidas, quanto mais cedo engajá-las em atividades criativas, melhores serão suas performances.
4- Promove concentração
Embora rasgar papel pareça uma tarefa simples, para uma criança pequena, requer muita concentração. O ideal é que não haja interrupção do adulto durante a atividade, assim a capacidade de concentração será potencializada.
5- Ensina causa e efeito
As crianças estão sempre curiosas sobre como podem manipular seu ambiente e que efeito suas ações podem ter. Rasgar papel é uma ótima maneira de as crianças explorarem esse conceito.
Veja algumas dicas no vídeo a seguir:
Confira ainda: O que é, tamanho e como usar o papel almaço
Qual o objetivo de rasgar papel na educação infantil?
Rasgar papel pode apresentar objetivos muito diversos. No entanto, na educação infantil pode-se afirmar que o maior deles é trabalhar o raciocínio, a coordenação motora fina, a preensão manual dos objetos e o movimento de pinça de forma lúdica.
Veja também: Como fazer, espessura e tipos mais usados de papel reciclável
Qual o campo de experiência de rasgar papel?
De acordo com o DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil), os campos de experiência formam um arranjo curricular que reúne situações e vivências concretas do dia a dia da criança.
Na educação infantil, existem 5 campos específicos. Dentre eles, estão:
- O: O eu, o outro e o nós
- ET: Corpo, gestos e movimentos
- EF: Traços, sons, cores e formas
- TS: Escuta, fala, pensamento e imaginação
- CG: Espaços, tempos, quantidades e transformações
Logo, a atividade de rasgar papel está atrelada aos campos de experiência EF, TS e CG.
Como trabalhar a atividade de rasgar papel na educação infantil?
Trabalhar a atividade de rasgar papel na educação infantil é muito simples! Para te auxiliar, listamos algumas opções:
1- Com colagem
Entregue revistas ou outros papéis às crianças e ensine como rasgá-los. Quando a criança concluir sua atividade, ofereça cartolina ou papel ofício para ela colar seu artesanato. É importante deixar as crianças experimentarem livremente da atividade.
2- Com foco em cores ou formas
Caso a criança esteja na fase de aprender cores e formatos, disponibilizar papéis para rasgar e estimular a atenção para a percepção de padrões pode ser excelente! Nessa situação, o ideal é comprar papéis coloridos.
3- Com texturas
Existe uma grande diversidade de papéis no mercado: laminado, comum, cartão, manteiga, adesivo… Para trabalhar a textura na atividade de rasgar papel é necessário ter diferentes tipos disponíveis. Assim, ensine a criança a rasgar e organizá-los separadamente.
4- Com a técnica de amassar
Além dos papéis, forneça também um saco plástico ou de papel pardo e depois que a criança rasgar o material, estimule ela a amassar os pedaços e colocar dentro do saquinho, que deve ser fechado com um elástico. Feito isso, desenhe um rosto na frente para criar um boneco.
Confira mais dicas no vídeo abaixo e faça com as crianças em casa ou na escola: