As rosas em ponto cruz são desenhos de sucesso no artesanato com bordados, isso porque representam muita delicadeza e graciosidade.
É comum associar as flores, especialmente as rosas, ao simbolismo da beleza e do acolhimento.
Elas remetem aos lindos jardins que cercam os lares e tantos outros lugares, dos mais simples aos mais sofisticados.
Fazer ponto cruz de rosas é fácil, basta seguir o gráfico corretamente e caprichar no acabamento. Tanto um iniciante quanto um profissional que trabalha com bordado pode fazer.
As rosas são flores delicadas e podem ser usadas em diversas peças de decoração, como almofadas, toalhas, cortinas, caminhos de mesas, entre outros artesanatos.
Confira as dicas e possibilidades de bordados em ponto cruz, para fazer as melhores ideias.
Dicas para usar rosas em ponto cruz nos bordados
O ponto cruz é um bordado muito antigo e simples de fazer, embora haja variações e muitos aprimoramentos a serem conquistados pelo artesão.
Mas, ele é capaz de gerar estampas memoráveis e efeitos surpreendentes também.
Com a prática, você vai conseguir executar muitas ideias incríveis de rosas em ponto cruz, floreando muitas peças em tecido.
Veja alguns exemplos, a seguir, para começar a bordar essas flores lindas e cheias de charme.
Rosas em ponto cruz para toalhas de banho
As rosas são figuras que acolhem, cercando o ambiente de beleza, apenas com o seu formato único e delicado.
Por isso, as toalhas de banho se aproveitam das imagens das rosas bem preenchidas, com cores suaves para sugerir o relaxamento. Aposte nas rosas vermelhas, rosas, amarelas ou azuis.
O ideal é também incrementar o desenho com folhas e caules, para que o verde se destaque na peça, pois é uma cor que transmite tranquilidade.
As toalhas de banho são peças pessoais que precisam de um toque personalizado, sendo assim, não se esqueça de se atentar às preferências de quem se utiliza delas.
Às vezes, um pequeno detalhe muda a decoração e também a relação da peça decorada com o(a) usuário(a).
Almofadas
Fazer rosas em ponto cruz nas almofadas pode ser um ótimo desafio.
A estampa precisa ter um ótimo design e layout, combinando com a decoração da sala ou de qualquer outro cômodo no qual ela esteja.
Geralmente, as rosas centralizam as estampas das almofadas, mas é comum também misturá-las com outras flores ou criar desenhos complementares em torno delas.
Os desenhos complementares podem ser, por exemplo, linhas para a ornamentação visual, que aparecem como desenhos abstratos e posicionados geometricamente.
Corações, balões e triângulos podem aparecer, de diversas formas, nessa composição.
Outra opção pode ser criar um desenho único, inspirado nas rosas, como guirlandas e paisagens com animais (beija-flores, borboletas, cães, gatos, etc.).
Caminho de mesa
O caminho de mesa é uma peça perfeita para criar rosas em ponto cruz em tamanhos variados.
Isto se deve porque, nas ideias mais usadas, muitas rosas preenchem o caminho de mesa, sendo que elas podem estar apenas no centro ou somente nas bordas.
Tudo depende do modelo e do estilo desejado, pois a decoração da mesa está em jogo e precisa do bordado para criar a composição final.
É importante lembrar que todas as ideias incríveis colocam as rosas, de uma maneira bem delicada e suave.
Os desenhos mais neutros e minimalistas podem se adequar melhor, caso haja muita informação sobre a mesa. Do contrário, trazer mais ousadia e expressividade pode ser muito interessante e atrativo.
As rosas se conectam, sejam grandes ou pequenas, estando em todo o comprimento ou somente em alguns espaços da peça. Sendo assim, o mais importante é criar essa unidade entre os elementos.
Botão de rosas em ponto cruz
O botão de rosa em ponto cruz é um detalhe meigo e muito especial, sua formação visual é mais fechada, porém continua despertando muita delicadeza no resultado.
Sua representação pode ser feita em todo o trabalho de bordado em ponto cruz, mas também pode complementar as estampas, estando ao lado de rosas abertas e bem robustas.
A figura do botão serve para todos os tipos de peças que possam ser bordadas, sendo uma ótima forma de expressar esse estágio inicial da flor (antes da sua abertura).
É comum, alguns modelos, representarem muitas rosas em um mesmo desenho, com níveis de abertura diferentes, ou seja, do botão ao total desabrochar.
Alfabeto com rosas
O alfabeto com rosas é uma ideia que ornamentação das letras com essas delicadas figuras.
Essa ideia acaba por decorar ainda mais as peças que são personalizadas com as letras, através do alfabeto.
Muitos monogramas em ponto cruz trazem algumas sugestões que combinam a formação da letra com a formação das rosas, criando linhas que se parecem com caules.
Contudo, as letras, nomes, palavras ou frases podem aparecer separadamente em relação aos desenhos das rosas.
Assim, as linhas que formam as letras precisam ser sinuosas para combinar com o visual natural dessas lindas flores.
Independentemente do tipo de mistura, as rosas em ponto cruz se integram e combinam com o que está escrito, confeccionando peças para pessoas de todas as idades.
Rosa vazada
A rosa vazada é o desenho do contorno da rosa em ponto cruz. Nesse sentido, as linhas sinuosas são bastante trabalhadas porque, de maneira criativa e artística.
As flores, em geral, combinam com esse traçado leve e genuíno, como quem pinta o tecido deixando a mão solta e livre.
Com isto, as rosas vazadas são figuras que destacam os contornos e/ou as linhas que podem se abrir para novos horizontes, compondo outros elementos do bordado.
+43 Gráficos e ideias de rosas em ponto cruz
No bordado, o ponto cruz precisa de planejamento e cuidado porque é feito sobre os fios contáveis do tecido.
Sinta, inspire-se e comece a bordar depois de conferir lindos modelos de rosas em ponto cruz:
Amo bordar ponto cruz ,sai lindos esses gráficos de rosas