Símbolos juninos e seus significados para imprimir e colorir

Conhecer os símbolos juninos e os seus significados é conhecer também a história das festas juninas e a sua importância para a cultura brasileira.

A partir desse saber, muitas atividades lúdicas podem ficar ainda mais interessantes e, com a contextualização correta, o aprendizado será enriquecedor.

Assim, seja em casa ou na escola, crianças e jovens vão se familiarizando ainda mais com os festejos juninos que fazem parte dos costumes do país, especialmente na região Nordeste.

Os adultos e idosos também podem participar das atividades e conhecer sempre um pouco mais sobre as histórias que contam os símbolos juninos.

Afinal, sabe-se que o São João é uma festa multicultural, sendo originada sob influência de muitas culturas e traz símbolos com significados que podem variar a depender da localidade.

Siga nosso Instagram e confira artesanatos e moldes PDF para imprimir!

EU QUERO OS MOLDES

Confira ainda: Como fazer o desenho perfeito de bigode de festa junina

Quais são os símbolos juninos e seus significados?

Os símbolos juninos surgem muito antes da festa conhecida como São João, porque as festas juninas praticamente já existiam em forma de celebração das colheitas que aconteciam em diferentes regiões.

Por exemplo, existem povos indígenas da região Nordeste que possuíam um calendário específico para a colheita de determinados frutos/alimentos e faziam festa em forma de rito e culto à natureza.

Mais tarde, muitos elementos que eram utilizados nesses rituais foram introduzidos para as festas que passaram a celebrar também os santos católicos, como São João.

Alguns símbolos trazem significados bem especiais que são referentes a esse processo de celebração, conexão com o sagrado e com a natureza.

Fogueira

A fogueira, por exemplo, é associada à criação e à luz, sendo um símbolo de agradecimento pela farta colheita.

símbolos juninos

Leia mais: Como fazer barraca da selfie de festa junina

Balões

Os balões foram elementos introduzidos na festa para indicar o seu início, assim toda comunidade em volta ficava sabendo que os festejos tinham começado.

Contudo, a prática de soltar balões foi proibida devido ao alto risco de incêndio, mas ainda assim a imagem dos balões continua sendo um símbolo utilizado na decoração do arraial.

símbolos juninos de balão

Bandeirinhas

No caso das bandeirinhas, elas tinham, inicialmente, uma representação religiosa, pois era um costume usar bandeiras com imagens dos santos católicos impressos.

Com o tempo, as bandeiras mantiveram a sua simbologia ligada à espiritualidade e à proteção, mas foram ganhando novos materiais e cores para alegrar e colorir a festa.

Quadrilha

Outros símbolos importantes são a quadrilha e o casal caipira, que foram inspirados nas danças de camponeses europeus, de modo que também simbolizam o agradecimento às boas plantações.

A dança da quadrilha está diretamente ligada ao casamento caipira, que é uma tradição simbólica cuja representação se origina de uma história popular.

Veja também: Espantalho de festa junina para imprimir em PDF

Por exemplo, uma história comumente representada é quando a noiva está grávida e o pai a obriga a se casar com o rapaz que a engravidou.

Assim, é comum que, no fim da representação fictícia de um “casamento caipira” na festa junina, os noivos puxem a quadrilha para todos dançarem!

Comidas Típicas

Já o milho, o amendoim, a laranja e outros alimentos típicos dos festejos, também se tornam símbolo da festa e decoram o ambiente.

símbolos juninos alimentos

Esses alimentos têm a colheita farta nessa época, os Tarairiús, por exemplo, é um povo indígena do Nordeste que se dedicava ao plantio do milho, jerimum, amendoim, fava e outros alimentos.

E os Tarairiús é um dos povos originários desta terra que festejavam e agradeciam pela colheita.

Atualmente, muitos quitutes juninos são derivados desses alimentos, como o milho que serve para a produção de canjicas, mingaus, pipocas, cuscuz e bolos.

Sabendo disso, é incrível perceber como cada símbolo e elemento pode representar e significar muito mais do que se imagina.

Símbolos juninos para colorir e imprimir

Símbolos juninos mencionados anteriormente, como a fogueira, o milho, as bandeirinhas e o casal caipira, podem ser impressos para a realização de atividades lúdicas. Por isso, geralmente os desenhos dos símbolos para imprimir são alegres e singelos, na forma de ilustrações que trazem esse caráter brincante.

símbolos juninos de fogueira

Dentre as atividades mais realizadas, está a atividade para colorir, por isso muitos desenhos acabam apresentando apenas o contorno da figura desejada.

Esta é uma ótima opção para trabalhar o tema do São João em sala de aula, especialmente com crianças da Educação Infantil. Nesse caso, as crianças podem aprender sobre as cores mais usadas nessa tradição (vermelho, azul, amarelo, laranja e verde).

símbolos juninos para colorir

Em casa, a família também pode imprimir os símbolos e brincar de pintura com os filhos, que poderão utilizar lápis de cor, giz de cera, hidrocores, tintas e outros materiais.

De outro modo, é possível colorir os desenhos com colagens de materiais, que podem ser papéis coloridos e picados, bolinhas de crepom, lantejoulas, entre outros.

Todo mundo pode se envolver na atividade para colorir os símbolos do São João, estimulando em si mesmo a arte de pintar e/ou colar, uma ação que pode ser bastante relaxante e criativa.

Qual é o maior símbolo das festas juninas?

O São João é muito conhecido por causa das suas festas juninas, que são tão populares por serem festejos alegres e coloridos. Sendo assim, os símbolos juninos mais importantes são aqueles que trazem essa alegria e essa animação para a festa.

Em especial, se pode destacar a fogueira junina, porque geralmente é ao redor dela que tudo acontece.

A fogueira costuma ser o centro das atenções ou literalmente é o centro da festa, sendo que nos dias frios do inverno junino ela acaba sendo uma importante fonte de calor para os participantes do evento.

fogueira de festa junina

Além disso, a fogueira traz um significado espiritual ligado à iluminação, traz uma referência positiva que está associada ao agradecimento à natureza, ao espírito criador, pelo alimento cultivado e colhido.

Não é por acaso que os fogos de artifício também foram implementados na festa junina com o sentido de espantar os maus espíritos e celebrar a prosperidade ligada aos alimentos.

Os fogos de artifícios também seguem de forma semelhante ao que acontece com a fogueira na festa, o elemento fogo, a luz, são símbolos importante na noite de São João.

fogueira com lenha junina

O arraial sem fogueira é praticamente impensável, ainda que não se possa ter uma fogueira de verdade, ela estará presente em formato artificial, sendo criada a partir das técnicas do artesanato.

Da mesma forma, as bandeirinhas, as danças e as comidas típicas, são símbolos juninos que não podem ficar de fora, pois fazem parte da tradição da festa.

Deixe um comentário