O sousplat quadrado é sinônimo de modernidade, funcionalidade e decoração. Com ele você protege sua mesa de jantar e decora o ambiente.
É como colocar uma moldura de quadro debaixo do seu prato.
Todos os itens acabam fazendo parte de uma obra de arte envolvendo um dos momentos mais importantes do seu dia.
Essa peça de apoio, que fica sob os pratos, é cada vez mais comum no cotidiano das pessoas e garante praticidade na hora de “retirar a mesa”.
Hoje em dia existe uma diversidade de materiais para cada um fazer o seu conjunto.
Observe as possibilidades de modelos a seguir e aprenda a fazer o seu sousplat de crochê quadrado, além de outras dicas.
O que é um sousplat quadrado?
Sousplat quadrado é uma peça charmosa que compõe a mesa durante as refeições. Ele é uma peça de apoio para os pratos, talheres, panelas e outros itens usados que ficam sobre a mesa para não prejudica-la ou danificá-la.
Veja também: Sousplat de Crochê
Qual a origem do nome sousplat?
Sua origem é francesa e “sousplat” quer dizer “sob o prato”, formando uma espécie de moldura ao redor do prato e de outros itens usados nas refeições. Então, você agora já pode pensar que a sua refeição faz parte de uma obra de arte.
1 – Um lindo sousplat quadrado em crochê para mesa de café da manhã
Além de ser uma utilidade de proteção para evitar sujar ou manchar a mesa ou a toalha de mesa ao comer, acabam servindo de item de decoração também, pois há muitos modelos para todos os gostos e estilos.
O formato quadrado tem um estilo mais moderno e versátil, combina tanto com os itens (pires, pratos, panelas, etc.) circulares ou quadrangulares.
Como usar o sousplat quadrado na decoração da casa?
O sousplat quadrado é perfeito para dar aquele tom moderno na sua decoração. Primeiro, entenda qual o estilo da sua casa e que tipo de decoração você quer adotar durante as refeições.
Existes modelos lindos feitos à mão, com barbante, tecido ou crochê. Na hora de escolha dos materiais é preciso decidir sobre cores e desenhos, caso queira, além de pensar sobre as cores e desenhos dos itens que você costuma usar.
Por exemplo, um conjunto de sousplat de crochê quadrado na cor amarela, pode combinar perfeitamente com xícaras brancas. Sua xícara tem algum desenho nela? Talvez seja preciso pensar também se a cor do sousplat combina com o desenho contido na xícara.
A partir de um mesmo modelo, faça conjuntos para pratos maiores e menores, no caso de pires para xícaras, e para panelas ou tigelas também, adotando tamanhos adequados referente a cada item.
Tradicionalmente, o sousplat é usando em ocasiões formais, como aniversários e casamentos, mas nada impede que seja usado no cotidiano, afinal, além de decorar, ele ajuda mesmo a proteger sua mesa de respingos de comida, umidades e arranhões.
Confira modelos de sousplat quadrado para você se inspirar e usar na decoração da sua casa.
2 – Ideia de sousplat de chita dupla face
3 – Modelo de sousplat quadrado de tecido para uma mesa posta simples
4 – Decoração com sousplat de tecido para um almoço especial
5 – Belo sousplat de tecido chevron cinza e branco
6 – Sousplat de Natal com arabesco verde e vermelho
7 – Sousplat de crochê colorido com porta guardanapo combinando
8 – Mesa de jantar temática com sousplat de crochê amarelo
9 – Bico de crochê simples para sousplat de crochê
10 – Decoração com sousplat em crochê na cor vinho
11 – Modelo de sousplat azul marinho em crochê
12 – Modelo de sousplat mostarda diferente para decorar a mesa
13 – Sousplat quadrado de barbante fácil de fazer
14 – Sousplat simples para o dia a dia com o porta copos e porta guardanapo
15 – Mesa posta barata com um maravilhoso sousplat de crochê
16 – Mesa posta de café da manhã com sousplat quadrado de crochê rosa
17 – Faça você mesmo uma decoração charmosa com sousplat verde
18 – Decoração de mesa para jantar em família
19 – Sousplat de crochê maxi colorido para alegrar o ambiente
20 – Um belo sousplat preto e branco para qualquer ocasião
21 – Sousplat artesanal encantador para os apaixonados por crochê
22 – Sousplat fuxico em crochê com franjas
23 – Um sousplat perfeito para completar a decoração da mesa
24 – Sousplat quadrado com franjas nas laterais
25 – Sousplat com porta copos em crochê para encantar os convidados
26 – Mesa decorada com sousplat rosa bebê e branco
27 – Decoração romântica com um sousplat vermelho quadrado
28 – Sousplat verde em crochê feito com corda náutica
29 – Modelo simples e bonito de sousplat laranja
30 – Sousplat de barbante cru para proteger a mesa
31 – Sousplat cinza e rosa para uma mesa posta moderna
32 – Jogo de sousplat em crochê nas cores vermelho e preto
33 – Sousplat para decoração simples e criativo feito com fio barroco
34 – Sousplat quadrado com acabamento arredondado
35 – Uma ótima dica de como decorar mesa com sousplat
36 – Modelo ideal de sousplat de crochê para inciantes
37 – Excelente opção para decoração de mesa posta para café da tarde
38 – Sousplat elegante e super delicado
39 – Mesa posta azul e rosa para você se inspirar
40 – Modernidade e charme para sua mesa de jantar
41 – Sousplat de crochê com porta talheres de flor
42 – Um sensacional sousplat quadrado feito de corda
43 – Uma opção de cor e modelo para decorar a mesa gastando pouco
44 – Kit de sousplat de crochê para vender
Saiba mais: Mesa posta para café da manhã
Como fazer sousplat quadrado passo a passo
Veja como fazer sousplat quadrado com a técnica do crochê:
Materiais
- Fio de malha (um rolo)
- Agulha de crochê
- Tesoura
O fio de malha é um pouco mais trabalhoso porque tem que ficar ajeitando, então se você não tem experiência vá com calma!
Parece complicado? Não se complique! Visualize o passo a passo no vídeo do canal da La Kroche:
Primeiro, tem que saber a medida do prato onde o seu sousplat vai ser utilizado. No vídeo de referência, para um prato (quadrado) de 20 cm não foi usado um rolo inteiro de fio de malha, mas você pode querer fazer um sousplat maior.
Então, é melhor reservar um rolo inteiro para ser usado em uma ou em mais peças.
Lembrem-se, no crochê, quando a peça é redonda se faz “círculo mágico” e quando a peça é quadrada se faz “correntinhas”. Então, quando for colocar o fio de malha na agulha, coloque de maneira perfeita, isto é, bem colocada, sem embolar, e comece fazendo “correntinhas”.
Como fazer a correntinha
Para fazer a correntinha, dobre a ponta em 10 cm, mais ou menos, vire a dobra uma vez para formar um “peixinho” (um círculo na ponta), vire outra vez para o mesmo lado, firmando ainda mais o “peixinho”.
Depois das duas voltas para travar o “peixinho”, você vai, com a agulha, pegar o fio de malha por dentro do círculo e puxar para você, formando outro círculo, ajeite o nó e dê sequência à mesma ação.
Com a agulha pegue o fio longo e engate para dentro do círculo uma parte dele, levando o fio para fora até formar um outro pequeno círculo (o dito “peixinho”) novamente e continue repetindo a operação, ajustando o nó à cada volta se for necessário: eis as “correntinhas” se formando.
Então, é preciso prestar muita atenção a cada movimento e ir ajeitando, ajustando o fio para não embolar. Esses nós são reguláveis, por isso dá para ajeitar na medida que for fazendo.
Vá medindo o tamanho dessa primeira fileira de “correntinhas”, quando chegar no tamanho do seu prato aumente um pouco mais, fazendo três ou quatro “correntinhas” à mais, isto porque o fio de malha ainda vai esticar e ficar maior do que está.
Como dar o ponto nas bordas
Para dar o ponto nas bordas, no vídeo de referência foi usado o “ponto alto” para não deixar rígido o sousplat causando o envergamento dele, isso porque quando a peça é quadrada ela pode ficar com as pontas altas, envergadas para cima.
Então, com o “ponto alto”, o sousplat vai ficar um tanto molenga, sem envergadura e firme o suficiente, mas para isso busque não apertar os nós, ou a peça envergará do mesmo jeito.
Dito isto, faça mais duas correntinhas para poder fazer o “ponto alto”. Quando terminar, a agulha deve estar dentro da última correntinha. Daí, conte cinco “correntinhas” para baixo, e vire o lado avesso para você.
Perceba que tem voltas atrás que formam aberturas no meio de cada “correntinha”. Grave o local da quinta volta ligada à quinta “correntinha”, é onde forma o “V” e será por onde sua agulha terá que passar.
Antes de mexer nela, você precisa enrolar o fio na agulha dando uma volta, assim sua agulha vai ter duas voltas de fio enroladas nela nesse momento.
Depois passe a agulha por dentro da volta (abertura) que está atrás da quinta correntinha, contando pela ponta onde você finalizou a fileira. A agulha, depois disso, vai estar com três voltas de fio, ou três pontos.
Cuidado na hora de dar altura ao fio
Engate o fio na agulha e passe agora o fio por dentro do primeiro ponto, que é a volta que estava atrás da quinta “correntinha”. Puxe pra cima, dando altura ao fio. A agulha vai continuar com três pontos enrolados nela.
Repare que toda vez que você puxa o fio por dentro de uma volta, você cria outra volta, então, agora, passe o fio por dentro das duas voltas (dois pontos) que estão na agulha, e depois novamente por dentro das duas voltas que restam na agulha.
Pronto! Você finalizou o primeiro ponto alto. A partir de então, repita o procedimento.
Recapitulando: enrole o fio na agulha, crie duas voltas ao redor da agulha, uma volta já estava na agulha, pois ela está dentro do ponto final, crie somente outra volta passando o fio.
Passe a agulha agora pela volta seguinte da fileira, isto é, ligada à sexta “correntinha”. Passe o fio por essa abertura, puxando para cima, dando altura.
Assim, ainda restarão três voltas na agulha, passe novamente o fio, só que agora por dentro de duas voltas. Dessa forma, restarão duas voltas na agulha, passe o fio novamente por dentro das últimas duas voltas e, assim, você finalizou o seu segundo “ponto alto”.
Dica para para fazer um bom ponto alto
Realize os “pontos altos”, sem apertar muito os nós quando for passando o fio. Continue guiando-se pelas voltas que estão atrás das “correntinhas” que você fez na primeira fileira, quando terminar, você terá a chamada primeira “carreira” do seu sousplat de crochê quadrado.
A ideia é fazer um “ponto alto” para cada parte (volta) atrás das “correntinhas”. Quando terminar a primeira “carreira”, você vai precisar fazer mais duas “correntinhas” para cima, a agulha deve estar já laçada na última “correntinha” da “carreira” que você fez, depois de ter feito o último “ponto alto”.
Feito as duas “correntinhas”, vire para você o outro lado, dê uma volta de fio na agulha e passe por dentro da abertura da quarta “correntinha”, contando a partir da “correntinha” que a agulha estar.
Acessando o “V”
Esse ponto aberto dá acesso ao “V” que forma a volta que pode ser puxada pela agulha, você vai enlaçar mais uma volta na agulha, que terá, então, três voltas de fio. A partir daí continue o processo com os “pontos altos”, puxando o fio de malha por dentro da primeira volta.
Depois da segunda “carreira” formada, você deve prestar atenção que no lado onde você finalizou com as “correntinhas”, a borda do canto está um pouco arredondada, passando do limite do quadrado, isto porque você fez duas correntinhas à mais antes de começar a fazer os “pontos altos”.
Portanto, é hora de fazer dois pontos altos puxando as voltas (aberturas, pontos) da borda com a agulha, passando o fio por dentro. Você vai dar dois “pontos altos”, nessa lateral.
Em seguida, continue dando “pontos altos” para formar a segunda “carreira”, passando para a outra lateral. Ao começar uma carreira, sempre faça duas correntinhas para cima e sempre pule o primeiro ponto.
A agulha deve enlaçar uma volta com o fio de malha e depois entrar no quarto ponto da fileira para puxar uma outra volta. Outro segredo é ir virando o lado do sousplat sempre que for fazer uma nova “carreira”.
Encerrando a terceira carreira
Ao acabar a terceira “carreira” você vai ver que vai ser mais fácil fazer o “ponto alto” na lateral para deixar a borda retinha. Isto porque, na próxima lateral, o fio de malha vai estar no formato de “correntinhas”.
Finalize a quantidade de “carreiras” que são suficientes para o tamanho desejável do seu sousplat de crochê quadrado. Dessa forma, no fim da última “carreira”, verifique o tamanho e analise a borda. – Apesar de reta, ela está um pouco desengonçada?
Para deixar a borda mais firme e elegante, você vai fazer “pontos baixos” nas laterais. Antes de começar, no canto, onde você finalizou o crochê, faça uma correntinha, e sem virar o lado do sousplat enlace uma volta de fio na agulha e dê um “ponto alto”.
Ou seja, passe a agulha por baixo da abertura maior que está ao lado e embaixo “correntinha” que você fez, puxando o fio de malha para cima, e ficando com três voltas na agulha.
Só que ao invés de continuar o “ponto alto” passando o fio em duas voltas e depois nas outras duas voltas que restaram, você vai passar o fio nas três voltas de uma vez só.
Em seguida, faça mais uma “correntinha”, e, no mesmo lugar onde você passou a agulha, faça um “ponto baixo”, colocando a agulha no meio da abertura e trazendo pra cima o fio de malha.
Perceba que na lateral, em cada ponto alto, tem uma volta pequena e uma abertura maior embaixo, você vai fazer “pontos baixos” passando a agulha nessas aberturas maiores.
Finalizando o ponto baixo
Passe o fio de malha por essa abertura maior e você terá duas voltas na agulha. Para finalizar o ponto baixo, passe o fio de malha por dentro dessas duas voltas que estão na agulha. Continue o processo em toda borda.
No outro canto, faça o mesmo procedimento que você fez no primeiro canto (quina): um “ponto alto” com o fio de malha passando por dentro das três voltas de fio que você fará na agulha, depois uma “correntinha” e por último um “ponto baixo” no mesmo lugar.
Atente-se ao fato que na segunda lateral, você vai fazer os “pontos baixos” pegando todas as voltas (aberturas) que estão em cima, mais perto da borda mesmo. A terceira lateral é igual à primeira, e a quarta e última lateral é igual à segunda.
Dica para deixar o sousplat quadrado com um bom acabamento
O sousplat quadrado de crochê necessita de muita atenção ao acabamento, uma peça quadrada tem que ter pontas equilibradas e bem formadas.
O último ponto baixo feito na última “correntinha” na lateral, vai dar início ao acabamento para que não seja perceptível visualizar o início e o fim da costura, do fio de malha. Puxe o fio fazendo uma abertura no final do ponto baixo, uma volta solta e mais aberta.
Com o restante do fio, dê cinco voltas ao redor do sousplat para saber onde deve cortar. Faça o corte depois das cinco voltas.
Assim, puxe todo o fio por dentro da abertura, a volta solta que você deixou no fim da costura. Encaixe a agulha de trás para frente em outra abertura (na abertura do canto, embaixo do primeiro ponto).
Depois passei o fio pela abertura que a agulha está: enlace o fio na ponta da agulha e puxe para o outro lado todo o fio.
Passe todo o fio novamente por dentro da abertura ao lado, depois do primeiro “V”, isto é, no lado direito onde você observa o “V”. Passe o fio da frente para trás. Essa é uma técnica de desenho contínuo, para não saber por onde começa ou termina o fio.
Continue o processo colocando a agulha de frente para trás dentro do ponto que fica ao lado direito da abertura por onde o fio acabou de passar. Dê uma laçada de fio na agulha, passando o fio por dentro desse ponto. O fio todo está para trás e fica apenas uma volta de fio na agulha.
Passe a agulha por baixo da abertura do lado esquerdo (por onde o fio passou antes) e puxe para fora. Assim ficará duas voltas na agulha, mas já passe a última volta por dentro da primeira e arremate o “ponto baixíssimo” no qual você vai dar continuidade.
Pela esquerda vá enxergando os pontos e puxando o fio para frente com a agulha, dando o “ponto baixíssimo” em todas as laterais.
Dê altura correra ao fio antes de colocar uma volta na outra
Não esqueça de dar altura ao fio antes de colocar uma volta dentro da outra, arrematando o ponto. Nem esqueça de nenhum ponto (nenhuma abertura por onde a agulha tem que passar), sem apertá-lo para não envergar a peça.
Dê a volta na peça inteira com esse “ponto baixíssimo”. Quando chegar próximo à “correntinha” final, por onde você começou, você vai fazer a técnica do desenho continuo, passando todo o fio da frente para trás, por dentro da última “correntinha”.
A sobra do fio precisa ser “escondida” para que não seja possível perceber o fim desse fio. Vá passando ele para frente e depois de novo para trás, então, mantenha ele para trás passando o fio por algumas voltas (aberturas) atrás do seu sousplat, dando um pequeno nó no final e cortando o fio. Esconda o nó!
Pronto! Você finalizou seu sousplat de crochê quadrado.
Para maior inspiração, selecionamos outra opção de sousplat de crochê para lhe ensinar o passo a passo. Confira o vídeo do canal Edinéia Sinatra Artesanatos e faça você mesmo:
Gráfico de sousplat de crochê quadrado
45 – Acompanhe os gráficos de sousplat em crochê e faça você mesmo:
Confira ainda: Jogo Americano Patchwork