Os tapetes de arraiolo são característicos da Vila de Alenjana de Arraiolos em Portugal, daí surge à origem de seu nome. Os tapetes são bordados em lã com pontos arraiolos, ele é produzido sobre uma tela que pode ser feita de linho, juta ou algodão. Os pontos arraiolos são pontos cruzados, composto por duas meias cruzes. O tapete normalmente é produzido em três fases: Bordar a armação; Fazer Matização; Preencher fundos.
Como fazer Tapete de Arraiolo
O ponto arraiolo é muito simples de se produzir, para começar tenha em mãos seguintes materiais: Projeto gráfico de sua preferência, Lã, Juta (Para se usado como tela), Cola, Agulha, Tear, Chapas de compensado e Tesoura. Para melhor entendimento é necessário que siga o passo a passo a seguir:
Passo a Passo da produção do tapete (extraído do site: jrtapetesarraiolos.com – Visite!)
Passo 01: GRÁFICO
Antes de tudo é preciso que você traçe seu desenho,Você precisa transformar o seu gráfico semelhante os que são feitos para ponto e cruz.
Passo 02: Contornando o desenho
Após o desenho ter sido feito na tela, é hora de copiá-lo com as cores determinadas pelo desenho que será reproduzido.
Passo 03: O preenchimento da tela
Logo depois que terminar o contorno do desenho é hora de fazer o preenchimento. Primeiro preencha os desenhos, logo depois já pode começar a preencher os espaços do fundo da tela.
Passo 04: Fazendo a revisão
Depois que preencher totalmente o tapete, ele deve ser escovado, isso serve para perceber se é necessário algum arremate, se falta algum preenchimento ou engano em alguma cor.
Passo 05: Produzindo a franja
Para o acabamento deve ser feito um tear de franja, com as linhas trançadas e presas por uma auréola.
Passo 06: Unindo a franja ao tapete
Depois que a franja estiver pronta, ela deve ser colocada no tapete, você pode fazer isso usando os mesmo materias usado no processo de produção do tapete (agulhas e linhas)
Passo 07: Engomação
Para finalizar, você precisa prender a peça em uma tabua, é importante que pregue toda a margem por igual, para que o tapete fique com as mesmas medidas em cada ponta, depois você deve passar uma solução de cola branca com a ajuda de um rolo de pintor e deixar o tapete secar ao sol.
Viu como é bem simples a produção de um tapete arraiolo? Se você ainda possui alguma dúvida, basta assistir o vídeo da artesã Kátia Mendonça no Programa Sabor e Vida da Rede Aparecida.
Fonte:http: jrtapetesarraiolos.com
gostaria de aprender esse oficio,estou prestes a me aposentar, e estou a procura de algo com desafio para faser, acho que encontrei esse desafio na fabrica��o desse tapete.
Olá. Quero aprender os pontos de tapeçaria, qual tecido, qual linha ou lã, como pintar a tela para bordar, como impermeabilizar, franjas,….. Se tira um livro que ensine do início ao fim, por favor me indique, desde já agradeço.
Olá,
Na plataforma “elo 7”, é possível vc comprar um kit contendo a juta riscada, lã e agulha, para quem é iniciante é ótimo.
Obrigada pela dica!
gostaria de aprender mais selhora ensina bem
Estou impossibilitada de trabalhar fora e preciso fazer algo para ajudar nas despesas. Gosto de ponto cruz. Mais agora quero aprender na juta
Já passei a resina no meu tapete. Agora, como faço para colocar o forro de algodão? Ele é pregado juntamente com a resina? Aguardo retorno, por favor, grata
Estou com dificuldade em encontrar o tear para confeccionar a franja. Onde posso adquirir? Moro em MG, cidade de Varginha. Por aqui, não consegui em nenhuma loja de artesanato.