Sabe aquele tapete de crochê para porta de entrada que faz toda a diferença na decoração?
Pois é, existem muitos modelos em crochê com essa intenção para você se inspirar.
Você pode optar por um tapete retangular, quadrado, redondo e até mesmo no padrão meia lua.
Além disso, os modelos variam em cor, textura, acabamento e tamanho. Isso porque, eles podem ser feitos com fio de malha, lã, barbante, entre outros tipos de fios.
A técnica em si permite todas essas variações e isso deixa o passo a passo ainda mais especial. Afinal, é possível confeccionar o seu próprio tapete com muita criatividade e segurança, depois de conhecer vários modelos, conferir as dicas e alguns tutoriais.
Se você tem esse desejo de decorar gastando pouco, no estilo faça você mesmo, inspire-se com as referências simples e fáceis de fazer logo abaixo.
5 Modelos de tapete de crochê para porta de entrada
Os modelos de tapetes, a dependerem do formato, podem combinar com determinados estilos e transmitir ideias e sensações específicas.
É importante conhecer os formatos básicos e, a partir deles, criar detalhes, barrados e composições criativas. A dica é personalizar à vontade!
Tapete Meia Lua
O tradicional tapete meia lua, feito de crochê, é um modelo clássico para ser colocado na porta de entrada.
Uma ideia bem legal, para fazer nesse modelo, é compor as carreiras com as cores do arco-íris, assim, essa figura se forma através do formato do próprio tapete.
Seu formato combina perfeitamente na decoração, pois a linha reta do tapete fica rente à porta. De todo modo, a meia lua traz um formato redondo romântico para o ambiente.
Esse estilo é perfeito para quem quer usar um formato redondo, mas, ao mesmo tempo, quer uma peça mais compacta para estar perto da porta.
Tapete Quadrado
O formato quadrado traz modernidade e simplicidade na mesma proporção, a depender das cores e das texturas usadas.
O quadrado, geralmente, aparece com poucos detalhes e em decorações minimalistas.
Nesse caso, os pontos de crochê costumam aparecer mais juntinhos e com poucos espaçamentos.
Por exemplo, os cantos e as bordas podem trazer surpresas nos detalhes, como franjinhas, ou um barrado de ondinhas.
Tapete Redondo
O tapete redondo para porta de entrada não é tão comum, mas não deixa de ser uma opção.
Quando alguém quer colocar um tapete de crochê para porta de entrada no formato redondo, tende a escolher o modelo meia lua por ser mais compacto.
Afinal, o modelo redondo acaba tomando mais espaço na entrada, embora isso possa ser bem interessante para fugir do padrão e compor com criatividade.
Nesse sentido, o círculo é ótimo para decorações que combinem com composições no estilo de mandalas ou com uso de muitas cores.
Tapete Oval
O formato oval também foge do padrão, trazendo curvas e mais sinuosidade, independentemente do tamanho. Porém, o seu comprimento se assemelha com o formato retangular também.
Por isso, esse modelo funciona como uma opção intermediária entre a forma do círculo e do retângulo. Assim, poderá servir para uma decoração mais delicada ou mais metódica.
O que fará a diferença vão ser as composições de cores e texturas, sem falar na escolha dos pontos de crochê que serão usados.
Tapete Retangular
O tapete de crochê retangular é o mais tradicional e básico para compor as portas de entrada.
Contudo, por ser muito comum, acaba inspirando muitas variações, se tornando um modelo bastante versátil.
O maior trabalho é escolher a composição que mais se adeque ao estilo da decoração, além de adequar o tapete ao tamanho da porta.
Seja qual for o formato escolhido, a mensagem “bem-vindo” sempre poderá ser um detalhe especial para ser reconfigurado e adaptado.
A escolha das cores também é fundamental para um resultado perfeito.
Como fazer tapete de crochê para porta de entrada meia lua
Preparado(a) para iniciar o seu tapete de crochê meia lua? Trabalhe com linha de barbante tamanho 6, na cor que desejar, e pegue as agulhas de crochê para começar o passo a passo.
Lembre-se que as cores mais escuras podem ajudar a esconder a sujeira do tapete, mas isso não significa que as cores claras não possam ser utilizadas.
Dicas de como fazer
Basta começar com três correntinhas, retornar à primeira corrente e fazer cinco pontos altos no mesmo lugar.
Assim, a forma da meia lua já vai aparecer e o processo continuará com sequências de pontos altos em diferentes correntes.
Esse modelo também forma grupos de pontos altos com espaçamentos, mas nada muito complicado de fazer. Acompanhando o passo a passo não tem como errar.
Basicamente, a ideia dos blocos com pontos altos funciona aumentando o número de pontos em cada bloco, conforme o tapete aumenta de tamanho.
Barrado
O barrado final é um detalhe mais elaborado para deixar o tapete meia lua bem atraente e criativo.
Porém, é um acabamento opcional e pode ser substituído por sequências mais simples, como um barrado feito de pontos altos em cada ponto de base.
Veja como fazer seguindo das dicas do Marcelo Nunes Croche:
Qual linha usar para tapete de crochê para porta de entrada?
Para fazer um tapete de crochê para porta de entrada, utilize linhas mais grossas que deixem o tapete mais resistente e encorpado.
As linhas de barbante podem servir e costumam ser utilizadas para diferentes tipos de tapetes, inclusive, para os que ficarão nessa posição.
Outro fator importante é a numeração, que precisa ser conforme o modelo escolhido, mas os tamanhos mais comuns para essa peça são os de numeração 6 e 8.
Os barbantes em rolos de linha para crochê, sejam a partir de materiais sintéticos (polipropileno) ou naturais (100% algodão) são bem-vindos.
Também existem linhas com ou sem brilho, com cores mescladas ou monocromáticas.
Escolha as cores e texturas que forem mais adequadas e faça o seu tapete de crochê para porta de entrada com muita vontade e inspiração.