O tapete de frufru é conhecido pela criatividade que está nos desenhos, sendo uma maneira mais fácil de fazer tapetes estampados, além de ser muito fofo e charmoso.
Vale a pena fazer o tapete de frufru, pela sua beleza e pelo seu charme, pois a depender do desenho e do formato pode ser, sim, um pouco trabalhoso, mas o resultado é muito sensacional.
Com esses modelos tão incríveis, já dá para perceber o quanto sua casa pode ficar mais bonita com esse tipo de tapete decorativo.
A decoração, obviamente, deve ser harmônica, as cores devem combinar e se complementar, assim como os desenhos e as formas.
Você pode fazer tapetes para cozinha, para sala, para banheiro, para porta de entrada ou para o cômodo que preferir! pode ter pelo menos um tapete de frufru para você se deliciar nas camadas franzidas dessa peça tão fofa.
Modelos de tapete de frufru mais usados
As melhores tendências para o tapete de frufru são os modelos coloridos, que combinam cores para preencher diferentes desenhos.
As flores são os desenhos mais usados, porque combinam praticamente com qualquer estilo, elas podem ser grandes, pequenas, com pétalas multicoloridas ou da mesma cor.
Elas podem até mesmo ganhar o formato do tapete, fazendo com que ele fuja das formas geométricas convencionais.
Nesse caso, o tapete monocromático fica muito bonito quando possui um formato diferente, como, por exemplo, quando fica em formato de coração ou flor.
Então, vale a ressalva para esse tipo de tapete monocromático que é também bastante usado.
Mas esse tipo de tapete pode ter detalhes, contornos e linhas em uma tonalidade mais escura ou mais clara.
Nos banheiros, principalmente, há uma grande variedade de formatos, pois é onde o frufru preenche todas as peças elementares, como tapete para pia, para o box e para o vaso.
Tapete de frufru para cozinha
Na cozinha, as figuras mais usadas em tapetes de frufru são: utensílios, animais e frutas.
Alguns desenhos de utensílios que podem aparecer, são: panelas, talheres, pratos, vasos, etc.
Frutas, pode-se citar algumas também, como: melancia, morango, abacaxi e banana. Já os animais podem ser pássaros, joaninhas e borboletas. Além disso, existem também os tapetes neutros, sem desenhos concretos.
O ideal é que o tapete tenha a ver com a decoração do cômodo, portanto, pode ser que a melhor opção seja fazer um tapete com figuras geométricas.
A figura da xícara é um desenho clássico muito atrelado ao café, de modo que cria uma ambientação típica para o local.
As frutas remetem ao mesmo conceito, pois são alimentos que estão nesse ambiente, de modo que pode-se escolher aquela que mais representa o gosto pessoal dos moradores.
Além disso, a cozinha é um lugar que, por ter móveis e utensílios de madeira e/ou de metal, em sua maioria, pode demandar um tapete mais neutro, nesse sentido.
No qual, um estilo mais clean ou mais rústico acaba sendo a opção coringa, porém menos ousado.
Tapetes de frufru para porta
Tapetes de frufru que são colocados na frente de portas, podem conter frases de boas-vindas, inspiradoras e positivas.
Não se preocupe em formar letras com as tirinhas franzidas, basta escrever as palavras e a própria tira de tecido franzido, que forma o frufru, fará o contorno da linha.
O único cuidado é na hora de costurar na máquina, para movimentar o tapete conforme faz o contorno.
Esses tapetes também podem passar uma mensagem representativa do perfil dos moradores através de desenhos ou de cores simbólicas.
Não se trata apenas da porta da frente de um apartamento, por exemplo, mas também da porta dos quartos ou de outros ambientes isolados.
O sentido para esse tapete é oferecer a primeira impressão, além de auxiliar a limpeza dos pés e/ou dos calçados.
Desse modo, não há necessidade de ser tão ousado nesse tipo de tapete, já que ele serve mais para uma transição de um espaço para outro.
Porém, fique à vontade para fazer o tapete que quiser, ainda que haja uma recomendação para apostar nos formatos convencionais.
Só não se esqueça de colocar a sua identidade, criando também um tapete em harmonia com a pintura ou decoração da porta e do cômodo no qual ele se encontra.
Tapete frufru para banheiro
O banheiro fica um verdadeiro “frufru” de tão fofo que fica com tantos modelos de tapetes de frufru que podem ser usados nesse ambiente.
Um conjunto de tapetes para o banheiro precisa ter um tema único, de modo que os tapetes tenham detalhes em comum ou o mesmo desenho principal.
Siga uma ideia de acordo com a decoração do banheiro, trazendo sempre a sensação de refresco e relaxamento nas cores, investindo em elementos da natureza como inspiração.
A sugestão é que você trabalhe com folhas, flores, peixes ou linhas sinuosas em figuras abstratas.
Para além dos desenhos, os tapetes de frufru combinam com esse ambiente porque também enxugam os pés com mais facilidade, já que eles possuem várias tiras de tecido.
Sem falar do franzido das tirinhas que é muito gostoso de tocar depois de sair de um banho relaxante.
Tapete de frufru para quarto
O quarto individual vai ter os tapetes de frufru com desenhos marcantes que dialoguem com o estilo de cada um.
Desenhos animados, diversos animais, formas tribais, entre outras opções de elementos como corações, estrelas e nuvens, vão aparecer a depender do gosto pessoal.
Esse é um espaço de intimidade, portanto, explore aquilo que realmente tem a ver com as referências individuais.
Já o quarto de casal ou compartilhado, o modelo de tapete deve ser escolho em um consenso, estimulando referências nas quais todas as pessoas sejam a favor.
Deixe, assim, o ambiente mais divertido ou mais romântico ou mais conceitual.
Para ser divertido, coloque cores vivas, em clima de primavera ou verão, inspire-se no jardim florido, no sol ensolarado, nos animais encantadores, como corujas e sapos.
Ao ser romântico, coloque cores suaves, sutis e delicadas, expresse calmaria, tranquilidade e sabedoria também.
Já na versão mais conceitual inspire-se em um tema ou uma ideia específica para uma composição final na decoração com referências artísticas diferentes.
Pense em desenhos místicos, como mandalas e símbolos ocultos, ou em um personagem famoso ou em figuras religiosas, por exemplo.
Peças decorativas lisas combinam com tudo, basta escolher a cor de acordo com a decoração do quarto.
É ótimo apostar em um modo mais personalizado quando for fazer algo para si mesmo ou quando quiser experimentar suas potencialidades criativas.
Como fazer tapete de frufru
Materiais necessários
- Tecido (no formato do tapete)
- Tiras de tecido franzidas em cores diversas (frufru)
- Giz branco
- Molde do desenho para criar uma estampa
- Máquina de costura
Esse tapete de frufru tem estampa de flores, mas pode ser usado outro desenho para decorá-lo.
Passo 1
Escolha um tecido base para formar o seu tapete, ele pode ter o formato da sua preferência: redondo, quadrado, retangular, entre outros.
Passo 2
Faça um molde de papel ou imprima um molde pronto conforme o desenho que deseja.
No tutorial, foi usado um desenho de flor, no qual um molde desse desenho serviu para reproduzi-lo com giz no tecido. Então, se quiser, faça a marcação do desenho no tecido em várias posições diferentes.
Passo 3
Nas laterais, pode-se colocar apenas metade do desenho, dando uma ideia de continuidade ao mesmo tempo que o desenho está incompleto porque ele não caberia totalmente.
Evite fazer desenhos muito pequenos, porque quanto maior o espaço de preenchimento, mais fácil será o contorno com as tiras de frufru.
Passo 4
Depois de fazer a marcação sobre o tecido (com ajuda do molde), comece a costurar as tiras de frufru.
Mantenha 1 cm de distância da borda do tapete, quando começar a costurar. Verifique também o sentido do frufru, só costure se o frufru estiver para baixo, ou seja, com as pontas voltadas para baixo.
Dicas
Vale lembrar que as tiras de frufru são feitas com tiras de tecido, costuradas pelo pé calçador de franzir, que deve ser comprado e colocado em uma máquina de costura.
Ao fazer as tiras para criar esse tapete, coloque as tiras que ficarão nas bordas primeiro, fazendo o contorno de acordo com o formato do seu tapete.
Não precisa cortar a tira depois de costurar uma lateral, pode-se virar o tapete e simplesmente manter a agulha baixa para seguir contornando. Mas o ideal é que faça do jeito que for mais confortável para você, cortando a sobra ou seguindo o contorno até o fim da tira.
Passo 5
Depois das bordas, comece a contornar os desenhos (que foram reproduzidos no tecido) com as tiras de frufru, e preencha-os com cores específicas para cada parte.
Passo 6
Faça o preenchimento do restante, seguindo um mesmo sentido de ida e volta. Por exemplo: costure as tiras de baixo para cima e de cima para baixo, sem esquecer de nenhum espaço e mantenho 1 cm de distância entre cada tira, em cada passagem.
Veja como fazer o tapete de frufru através deste tutorial da Jaquicelli Liriane:
+75 Ideias de tapetes de frufru fáceis de fazer
Veja modelos de tapetes de frufru para se inspirar e fazer em casa!
lindoooooo parabens jesus abencoe sempre
Maravilhoso ameiiiiiii
Deus abençõe suas mãos!
Trabalhos lindos
Meus parabéns
Adoro!!!!!
gostaria de receber vídeos ensinando o passo a passo de alguns