Em todos os anos, os tapetes de Corpus Christi fazem parte da tradição popular cristã e alegram as ruas de muitas cidades brasileiras.
A confecção dos tapetes é um hábito que veio de Portugal e que enriquece a manifestação católica por entre os fiéis.
A comemoração acontece em meados de junho, 60(sessenta) dias após a celebração da Páscoa, numa quinta-feira.
Trata-se de um momento em que os cristãos professam a fé no Corpo de Cristo, presente na hóstia consagrada.
Quem participa ou deseja participar do evento, pode contribuir confeccionando tapetes decorados com figuras católicas, para colocá-los nas paróquias, nas ruas e comunidades.
Durante a celebração, existe o momento no qual os sacerdotes e os fiéis podem transitar sobre os tapetes e mergulhar profundamente nos símbolos que decoram o ambiente.
Ideias para decorar tapetes de Corpus Christi
Para fazer lindas imagens e símbolos nos tapetes de Corpus Christi, nada melhor do que se inspirar nas representações católicas que já são bastante conhecidas nos espaços religiosos.
Algumas figuras interessantes e muito usuais são: o cálice, o vinho, a cruz, o coração de jesus, o pão e a hóstia.
Além disso, é possível retratar imagens de Jesus, de Maria, e o símbolo do Espírito Santo (pombo branco).
Outros símbolos usados para compor os desenhos eclesiásticos, são: peixes, rosas, uvas e velas.
O cordeiro de Deus, a Bíblia, o terço e os anjos, são outras opções de imagens decorativas.
Numa composição para tapete de Corpus Christi é preciso escolher essas imagens através de um desenho original ou copiado, para que se tenha um molde a ser reproduzido.
O desenho pode ser riscado em giz no chão ou feito em papel, tecido, papelão, entre outros suportes, onde os materiais decorativos serão colocados por cima, para dar cor e contorno.
Os materiais mais usados são serragem e sal coloridos, borra de café, areia, farinhas, pétalas de flores, dentre outros.
Sugestões de tapetes de Corpus Christi com material reciclado
Os materiais reciclados podem dar novas possibilidades decorativas para os tapetes, para além de usar os materiais citados anteriormente, como serragem colorida, farinha e borra de café.
Algumas opções de itens recicláveis, seriam: tapinhas de garrafa PET, copos plásticos, lacre de latinhas, sobras de tecido e papelão, além de cascas de ovo.
Esses materiais poderiam ser descartados, porém se forem reaproveitados serão de grande utilidade.
Por isso, usar esse tipo de material é muito bacana para contribuir com a redução do lixo.
Eles podem ser pintados, cortados, quebrados ou triturados, até que fiquem na forma desejada para a decoração dos tapetes.
Por exemplo, triturando a casca de ovo, o pó produzido será como usar areia ou farinha.
A diferença é que a casca de ovo, geralmente, vai para o lixo, de modo que é possível reciclá-la ao invés de descartá-la.
Outro exemplo são os pedaços de papelão ou de tecido, que podem ser recortados numa forma específica, servindo de molde para algum símbolo.
Esse mesmo material poderá ser pintado, servindo também como uma figura ornamental dentre muitas outras, para compor o cenário desejado.
Qual é o significado dos tapetes de Corpus Christi?
Os tapetes de Corpus Christi não são especiais somente, porque parecem verdadeiras obras de arte, mas porque trazem um significado importante.
Muitas pessoas estão presentes nas manifestações do dia de Corpus Christi e todas reconhecem o valor especial dos tapetes confeccionados, para representarem a fé em Cristo.
Os desenhos produzidos nos tapetes são representações de símbolos sagrados, que só podem ser pisados após a passagem do ostensório (item que armazena o Corpo de Cristo na hóstia).
Depois que o sacerdote passa com o ostensório, os fiéis podem transitar pelo tapete que, nesse momento, é como se fosse um solo sagrado.
Afinal, o tapete de Corpus Christi representa e evocação de que Jesus anda por ali.
Pode ainda rememorar a passagem bíblica que conta sobre a chegada de Jesus à Jerusalém, quando o povo da cidade colocou ramos de oliveira para que ele passasse por cima.
No entanto, a comemoração não tem a ver com a celebração de Ramos que é realizada em um domingo anterior à Pascoa.
Na verdade, no dia de Corpus Christi, a igreja comemora o Mistério Eucarístico, sendo o único dia do ano em que o Corpo de Cristo sai às ruas.
Quais são os símbolos do Corpus Christi?
Antes de saber sobre os símbolos dessa comemoração, é preciso conhecer o significado de “Corpus Christi”: uma expressão em latim que significa o Corpo de Cristo.
Sendo assim, o Corpo de Cristo para os católicos é simbolizado pelo pão, figura muito presente nos tapetes feitos para essa celebração.
Isso se deve pelo sacramento católico que relembra a morte e a ressureição de Cristo através do consumo do pão, representado pela hóstia.
No momento da Sagrada Comunhão, a hóstia consagrada como o Corpo de Cristo é mergulhada em vinho, um outro símbolo utilizado e que representa o sangue de Cristo.
Isso faz parte do Sacramento da Eucaristia, fazendo referência à Última Ceia, realizada por Jesus com os seus discípulos.
Esses dois símbolos – o pão e o vinho – podem ser representados juntamente com o cálice, a cruz e as uvas.
O cálice representa um utensílio usado na consagração do vinho e do pão e o seu significado é profundo para quem tem a fé cristã, pois o símbolo faz alusão à Eucaristia…
Esse símbolo também é evocado no Antigo Testamento – Salmo 116, 13: “Erguerei o cálice da salvação…”.
A cruz remete ao sacrifício feito por Cristo, devido à sua morte na cruz.
As uvas também representam o vinho e o pão da Sagrada Comunhão e, geralmente, estão acompanhadas pela figura do trigo.
Além desses símbolos, muitos outros fazem parte do simbolismo católico e enfeitam os tapetes de Corpus Christi.
É o caso do símbolo do Cordeiro Santo, também conhecido como Cordeiro de Deus, que faz referência à passagem bíblica:
João: 1,29: “No dia seguinte, ele vê Jesus aproximar-se dele e diz: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo’”.
Por fim, o próprio Cristo pode ser representado pelo símbolo do peixe, sendo um símbolo frequentemente usado na arte e na literatura do cristianismo primordial.
Esse e muitos outros símbolos são encontrados nas ideias decorativas mais usadas para tapetes de Corpus Christi, que enfeitam o chão e alegram todas as pessoas que passam sobre eles.