Quem ainda não sabe o que é um tassel, não sabe o que está perdendo.
Esse detalhe também é conhecido por outros nomes, como penduricalho e franjinha, mas os aspectos que o define são a praticidade e o charme.
Afinal, a partir do tassel é possível fazer peças lindas e inspiradoras, usando-o também para enfeitar uma variedade de objetos (fabricados manualmente ou não).
Veja como a decoração vai ficar muito mais charmosa com esse acabamento, que também pode ser a referência principal de uma criação.
É uma forma luxuosa para criar um detalhe maravilhoso de cunho artesanal, sem gastar muito e sem exigir habilidades manuais extraordinárias. Além disso, o tassel é bastante aproveitado pelos artesãos e artesãs, tornando-se uma tendência que só cresce.
Afinal, ele pode ser usado em bolsas de crochê, chaveiros, brincos, roupas, redes, enfeites de parede, entre outros diversos artesanatos.
O que é tassel?
Tassel é um tipo de franjinha que pode ser feita com diferentes fios e linhas do ramo têxtil, como o fio de lã, de malha ou de couro.
O material usado depende da decoração desejada, ele pode ser de uma cor específica ou oriundo de um tecido necessário para a peça.
Ele também é conhecido como borla ou penduricalho, tornando-se tendência como um detalhe clássico e criativo para diferentes artesanatos ou peças prontas.
É possível fazê-lo, apenas, com o fio ou linha, mas ele pode ser enfeitado e customizado com pedrarias e feixes de metal, por exemplo.
Serve como um pingente para usar em colares, brincos, pulseiras, mochilas, bolsas, toalhinhas, cordões, cachecóis, xales, lembrancinhas para presente, entre outros objetos.
Esse adereço é um charme que faz toda a diferença nas confecções artesanais.
Tipos de tassel
Os tipos de tassel podem variar de acordo com o tipo de material do qual ele é feito. Veja os tipos mais usados, a seguir.
Tassel de seda
O tassel feito de fio de seda traz leveza e delicadeza à franja, muitas vezes dando o brilho que a decoração precisa. O tassel de seda pode ser acetinado (brilhoso) ou não (fosco).
Contudo, o tassel de seda que não possui tratamento para ter o aspecto brilhoso do cetim e, portanto, não é acetinado, continua sendo muito macio e sofisticado.
Tassel de couro
O fio de couro, costuma ser mais grosso e com um formato retilíneo, como se fosse um retângulo bem fino.
São fios resistentes, que podem ter sua coloração transformada em contato constante com o sol e umidade, no caso do couro cru.
Porém, o tassel de couro encontra-se em muitas colorações diferentes, pois em sua maioria essas franjas são feitas de couro sintético e passam por um processo de pigmentação.
A franjinha do tassel de couro é perfeita para pendurar onde quiser, pois é muito versátil e combina super bem com metais, plásticos e peças de tecido.
Tassel de fio de malha
O fio de malha para tassel precisa ser o menos espesso possível, ou seja, bem fininho mesmo.
Até porque esse material tem muitas espessuras e as mais grossas costumam ser usadas para os mais diversos artesanatos, exceto para o tassel mais delicado. Assim, o glamour desse penduricalho está garantido.
Ele é ideal para peças feitas em fios de malha, para complementá-las e tornar o artesanato ainda mais charmoso.
Tassel de fio de lã
O fio de lã é natural e macio, traz ótimos resultados para a feitura do tassel, de modo que oferece muitas opções diferentes.
A linha pode ser mesclada ou misturada com outros revestimentos, como seda ou malha.
Os interessados nesse tipo de fio, adora o fato de que ele é muito acessível e utilizado na confecção de peças em crochê e macramê. Com isto, o tassel de fio de lã é maravilhoso para usar em peças artesanais.
Tassel de fio de macramê
Embora se use o fio de lã, algodão, fio encerado, nylon e outras fibras vegetais e animais para fazer o macramê, já existe um fio próprio para a técnica.
Portanto, o fio de macramê é vendido a partir dessa especificidade e pode ser usado para a confecção do tassel.
É uma linha resistente e que pode ser mais grossa, quando o objeto em macramê precisa disso. Mas para o penduricalho é sempre melhor escolher as espessuras mais finas.
O acabamento fica leve e as amarrações ficam ainda mais firmes, de modo que é bem comum encontrar o tassel de fio de macramê com amarrações um pouco diferentes.
Como fazer tassel passo a passo
Esse passo a passo te ensinará a fazer um lindo tassel, de forma rápida.
Materiais usados
- Fio de barbante (na cor da sua preferência)
- Tesoura
- Régua ou fita métrica
- Pedaço de papelão (15cm x 15cm)
Passo 1
Para saber o quanto de fio vai ser necessário para fazer o seu tassel, dê 20 voltas ao redor do quadrado de papelão e depois corte a linha, deixando uma sobra de 10cm.
Passo 2
Corte mais 30cm do mesmo fio e amarre o topo das voltas que estão no papelão, dando três nós bem apertados.
Passo 3
Em seguida, tire a linha do papelão e use outros 30 centímetros de fio para fazer voltas ao redor do conjunto de linhas.
Essas voltas devem ser feitas em uma distância, aproximadamente, de um dedo até o topo, onde foi feito os nós bem firmes, anteriormente.
No momento em que acontece as voltas, o fio que está enrolando precisa ser usado de maneira na qual os nós finais fiquem escondidos e não haja sobras no término.
Passo 4
Se for necessário, esconda o fio que sobrou por dentro do emaranhando de fios juntos.
Passo 5
Faça uma argola com o fio, para ajudar nesse arremate, seguindo o passo a passo mostrado no tutorial.
Passo 6
Por fim, corte a parte de baixo para formar pontas no mesmo comprimento, acertando com a tesoura para deixar o tassel do seu jeito.
Veja como fazer essa franjinha incrível com as dicas do Marcelo Nunes Croche:
Qual a melhor linha para fazer tassel?
Será que existe mesmo, uma melhor linha? Na verdade, o que se pode concluir é que o tassel é uma amarração que precisa ser feita com um fio ou uma linha que não escorregue ou se desmanche.
Desse modo, as linhas firmes vão garantir um resultado mais duradouro, porque o penduricalho vai ficar mais difícil de ser desfeito.
O ideal é usar os fios finos, para dar aquele nó bem apertado e seguro. Porém, o tipo de fio pode ficar por conta de critérios estéticos que recaem sobre textura, formato e cor.
Dá, sim, para fazer o tassel com todos os tipos de fios e linhas. Contudo, não adiantar usar um determinado fio por ele ser mais resistente (ex.: malha), caso a sua peça artesanal tenha um estilo que fique melhor com outro tipo de fio.
Entende? Por isso, é necessário usar o contexto como referência, antes de escolher e delimitar a linha que será usada nesse detalhe.
Uma bolsa de couro, por exemplo, pode ter um tassel no seu feixe, como uma espécie de chaveiro.
É preferível que se use, nesse caso, um fio de couro, ainda que seja um couro sintético ou até mesmo colorido, justamente por causa da textura visual e tátil desse material.
A harmonia entre o acabamento e o objeto fica muito mais evidente, mas essas escolhas são extremamente pessoais e podem variar bastante.
Muitas pessoas gostam e apreciam um estilo único, inspirados em outros estilos e formatações da moda. Nesse nicho artesanal, o que mais se vê é essa originalidade devido ao movimento “faça você mesmo”.
Então, são muitas possibilidades de tecido que podem se tornar opções para a escolha do fio, a depender do modelo de trabalho.
A escolha, nem por isso, precisa ser feita de qualquer jeito, é sempre bom pesquisar sobre os materiais do fio e entender as suas características.
Cada fio tem os seus cuidados e precauções de uso. O plástico, por exemplo, é inflamável, e nem todo fio de couro pode ser lavado, mergulhado na água.
Por fim, vale dizer que o tassel é um detalhe incrível que pode ser usado em peças que pretendem ser muito ou pouco usadas, não importa a ocasião.
Como usar o tassel para fazer artesanatos
O tassel é usado para completar ou complementar peças artesanais ou pré-fabricadas. Desse modo, ele pode ser feito com o mesmo material têxtil que foi usado para fazer um determinado artesanato ou objeto.
Por isso, é fácil observar o tassel em peças como mochilas ou bolsas de crochê, cintos, chaveiros, enfeites de macramê para parede, entre outros acessórios e roupas.
Conhecido como penduricalho ou franjinha, ele acaba sendo um acabamento que enfeita, sendo um detalhe realizado quando a peça já está quase ou completamente finalizada.
É uma espécie de detalhe fofo e charmoso que pode conter ainda outros materiais, além do fio usado na sua confecção. Até porque, na feitura de um brinco, é preciso usar o tassel como o próprio produto final, por exemplo.
Então, ele pode levar pedrarias e apliques de metal, além da argola ou do gancho apropriado para a orelha, mas ele já é a própria peça artesanal. O mesmo vale para o caso de colares e pulseiras.
Contudo, ainda existem muitas outras opções de artesanatos que usam esse item. Usar o tassel é prático, rápido e facilita muito o processo de customização, por ser uma forma delicada e tranquila de decoração.
Com isto, ele se torna uma das opções preferidas para fazer peças criativas, pelo seu modelo fácil e pela sua ampla utilização.
Pensando nisso, o visual do tassel conta muito, sendo importante reparar em características específicas para escolher o melhor modelo para você.
A franjinha é uma marca que define esse aplique, mas, além dela, você pode optar por outros aspectos para se concentrar.
Um deles é o comprimento do objeto e o seu volume, mas também é importante pensar em usar outro material na ponta do tassel e outras amarrações para torná-lo diferente.
Ele pode ser mais fino ou mais grosso, colorido ou monocromático, comprido ou curto, ousado ou discreto, brilhoso ou fosco.
De maneira geral, o tipo de tassel fará a diferença, tanto pelo objetivo que ele tem para ser usado, como pelo material do qual é feito.
Às vezes, essa borla (tassel) pode ser fosca, mas também pode ter uma pedra muito brilhante cobrindo os fios do seu topo.
Outras vezes, a borla é um detalhe com uma cor bem viva, mas imerso em uma peça super neutra e discreta. Esses contrastes são maravilhosos e levam à resultados incríveis em múltiplos artesanatos por aí.
Combine o tipo de peça com o tipo de tassel, conforme o estilo desejado e as implicâncias estéticas que podem ocorrer no visual final.
Veja agora mais de 30 ideias de artesanato com tassel