O tecido tricoline é popular em diversos setores da costura. Afinal, esse material é a base da camisaria mundial e pode ser empregado em grande variedade de peças de vestuário e artesanato.
Por isso, listamos tudo que você precisa saber antes de adquirir ou vender peças fabricadas com esse material.
Veja mais: Descubra se tecido viscose é bom, se amassa e estica
O que é tecido tricoline?
Tricoline é um tecido fabricado a partir de fios de algodão mercerizado, o que garante fortalecimento e brilho ao pano.
De modo resumido, existem três tipos de tricoline no mercado:
- Tricoline “normal”: Produzido em algodão, esse é um pano leve que propõe ótimo caimento às peças de roupa.
- Tricoline Acetinado: Também conhecido como cetim de algodão, esse tecido apresenta aspecto muito brilhante em um dos seus lados.
- Tricoline com elastano: Elastano é um aditivo sintético que promove elasticidade ao tecido, garantindo mais mobilidade às peças.
Leia também: Melhores lojas de tecidos do Brás – SP
Características do tecido tricoline
Além de ter melhor custo em relação aos seus concorrentes, o tecido tricoline é extremamente leve, possui alta resistência e uma grande variedade de cores e estampas.
Algumas das vantagens dele é que não escorrega, não desfia com facilidade e, embora seja costurado em máquina tranquilamente, também pode ser colado!
O ideal é que seja lavado em temperaturas elevadas ou fique exposto ao sol por muito tempo, pois sua coloração pode ser fraca.
Confira ainda: Veja se tecido crepe é bom, se esquenta e se amassa
Para que serve o tecido tricoline?
Como já foi dito, o tricoline é muito versátil! Esse tecido é utilizado principalmente para confecção de roupas cotidianas e uniformes, a exemplo de jalecos e pijamas cirúrgicos.
No entanto, também é muito útil na produção de artesanatos com patchwork, técnica que une recortes de tecidos com padronização diferente para formar figuras geométricas diversas.
Tecido tricoline é bom?
Sim! O tecido tricoline é bom. Suas propriedades, além de garantir conforto, tornam o material durável e de ótimo custo-benefício.
Especialmente para a produção de camisas, como é popularmente reconhecido, e de bonecos, tapetes, bolsas, fronhas e tolhas de mesa, por exemplo, com a famosa técnica patchwork.
Tecido tricoline amassa muito?
Diferente de tecidos como viscose e poliéster, o tecido tricoline não amassa com muita facilidade. Afinal, trata-se de um material que pode ser constituído totalmente de fibras naturais ou de algodão e elastano. Isso torna o material macio, flexível e, portanto, fácil de cuidar.
Qual a vantagem do tricoline?
A maior vantagem do tricoline é sua alta durabilidade, sua composição faz com que esse é um material leva muito tempo para se desgastar.
Ademais, além de promover conforto e maior mobilidade, as roupas em tricoline absorvem suor, por isso são excelentes escolhas para quem enfrenta o dia a dia em altas temperaturas.
Tecido tricoline estampado
Assim como a maior parte dos tecidos, o tricoline apresenta enorme variedade de cores e estampas. O tecido estampado não é tão procurado quanto o liso, mas é um pedido muito comum na costura criativa.
Fazer artesanato com a técnica patchwork, por exemplo, se torna muito mais fácil diante da presença de material com representações artísticas ou, até mesmo, ícones.
Qual a diferença entre tricoline e popeline?
Tricoline e popeline são constantemente confundidos pela sua aparência. Em suma, eles são considerados primos, a diferença mais perceptível entre os dois tecidos é o tipo de linha utilizada na tecelagem. Enquanto as popelines são confeccionadas com fio 30 x 30 e os tricolines com fio 40 x 40.
Em outras palavras, o tecido popeline é mais grosso e o tecido tricoline mais fino e delicado. No entanto, a durabilidade dos dois são similares. O ideal é consultar um costureiro para definir o material ideal para a peça que será produzida.