Mais do que modelos e tutoriais, a escolha do tecido usado em artesanato é uma das etapas mais importantes na confecção de um trabalho manual.
Antes de atender ao gosto pessoal do cliente ou do artesão, o tecido a ser selecionado deve ser totalmente apropriado à peça que será produzida. Isso fará toda a diferença no resultado final do trabalho.
Conhecer os tecidos disponíveis para serem trabalhados artesanalmente, sabendo diferenciar cores, texturas e aplicações corretas, é fundamental. Desvendar os mistérios dos tecidos é fascinante e, também, muito importante para quem se dedica a usar as mãos para produzir belezas.
Que tal, agora, sabermos um pouco mais sobre os tecidos usados em trabalhos manuais? Talvez você encontre respostas para suas dúvidas!
Quais os tipos de tecido mais usados em artesanato?
Vamos dar uma espiadinha nessa lista com diversos exemplos de tecidos usados em artesanato e suas principais características e aplicações?
Tecido de Malha
Os fios de malha se tornaram moda nos últimos anos, sendo muito empregados em artigos artesanais, principalmente em receitas de crochê e tricô. Entrega um excelente resultado em peças como tapetes, bolsas, cestos, pufes e almofadas.
Algodão Cru no artesanato
Devido à diversidade de empregos possíveis, o algodão cru é um tecido-coringa no artesanato. Ele se adapta muito bem à confecção de bolsas e saquinhos para guardar itens pequenos.
Também pode ser usado para se fazer pintura ou aplicações em tecido, com bons resultados.
Tricoline em peças de artesanato
Oferecendo uma gigantesca gama de estampas, cores e estilos, o tricoline é muito útil e reconhecido, como tecido usado em artesanato, por conjugar leveza com resistência.
Trabalhos em patchwork se beneficiam de sua versatilidade, assim como mantas, jogos de cama e acessórios como bolsinhas e carteiras.
Tecido de Chita em peças artesanais
A chita é um tecido de baixo custo que dispõe de opções em cores super alegres! Uma de suas principais aplicações em artesanato é como elemento decorativo de peças em materiais rústicos, como sisal, juta ou algodão cru.
Também é muito usada em bolsas e sacolas ou como revestimento externo de capas de cadernos, caixas e até mesmo móveis.
Artesanato com Juta
Rústica e cheia de funções, a juta é um clássico do mundo do artesanato. Você pode encontrá-la em caminhos de mesa e jogos americanos, assim como em enfeites temáticos de Natal e Páscoa.
Combinada a outros materiais, ela compõe lindamente acessórios como bolsas e sacolas.
Etamine e suas funções
Sabe aqueles lindos bordados em ponto de cruz que enfeitam panos de prato e quadrinhos? É o etamine o tecido que serve como base para que eles sejam executados!
Foto: PinterestEle pode ser comprado separadamente para que seja aplicado em peças ou outros tecidos ou já vir incorporado, como acontece na barra de alguns jogos de toalhas de banho.
Tecido de Brim
O brim é um tecido que se destaca pela sua resistência. Pode ser empregado com sucesso tanto em elementos de decoração, como tapetes e almofadas, quanto em bolsas, carteiras, chapéus e outros acessórios.
Adereços criativos também podem ser produzidos em brim, ficando com um toque muito especial e moderno.
Como usar Organza no artesanato
A delicadíssima organza é uma peça-chave para peças suaves e transparentes. Saquinhos para presentes são alguns dos artigos que podem usar a organza em sua confecção.
Cobre-jarras, toalhas e caminhos de mesa são tradicionalmente feitos em organza, que também fica muito bonita na confecção de adereços a serem aplicados em outros trabalhos, como laços ou flores.
Talagarça em artesanatos
Seja crua ou branca, com quadrados maiores ou menores, a tela de talagarça está sempre presente em peças artesanais.
Sua estrutura, maleável e armada ao mesmo tempo, permite que se confeccione com ela peças como caixinhas, porta-trecos e cestos. A mais importante função da talagarça, no entanto, é servir como base para lindos e coloridos bordados!
Espero que tenha aproveitado todas as dicas de tecido usado em artesanato.
Muito útil estas dicas apresentadas acima.